[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Alright Media” heading=”Tecnologia no agronegócio: Como impactar o produtor rural conectado” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7001872″ bg_overlay=”custom” bg_overlay_color=”#0a0a0a” height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”64px” heading_tt=”normal”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/12″][/vc_column][vc_column width=”9/12″][vc_column_text css=”.vc_custom_1520577206276{margin-top: 50px !important;}”][/vc_column_text][vc_column_text]A transformação digital renova os processos das empresas e cria novos hábitos entre consumidores e clientes. Bilhões de dispositivos já estão conectados à Internet e, em poucos anos, outros bilhões também estarão. É comum a tecnologia destacar-se quando conecta pessoas em grandes centros urbanos através de aplicativos de mobilidade, por exemplo. Porém, a revolução digital não fica para trás no campo.
O portal CGN, parceiro da Alright Network, esteve no Show Rural Coopavel em Fevereiro, e mostrou algumas tecnologias ao alcance do agronegócio brasileiro, como a FarmGO, uma plataforma de Agricultura Digital, nacional, que reúne em um único lugar informações do plantio até a colheita. É uma ferramenta que melhora a performance da lavoura, identificando os pontos de baixa produtividade e auxiliando na tomada de decisões para as ações corretivas. No mesmo evento ainda foram apresentados robôs ordenha, que juntamente com outras informações beneficiarão a saúde do gado e um sistema de placas solares exclusivo do Show Rural Coopavel.
Esses são só alguns exemplos do que a tecnologia está fazendo pelo agronegócio. Há muito mais!
A digitalização do campo e sua importância
Segundo a ONU, em 2050, a produção de alimentos aumentará cerca de 70%. O combustível para essa revolução? A digitalização do campo. As tecnologias de informação e comunicação têm o poder de transformar os processos tradicionais quando aplicadas em diferentes cadeias da agricultura, como grãos e frutas e da agropecuária, gado de corte e de leite, entre outras.
O IoT (Internet of Things) ocorre na prática, por exemplo, quando o produtor rural utiliza acesso remoto via rede móvel – como aplicativos de smartphone – para consultar dados levantados por sensores em campo ou drones. Outro exemplo é a conexão dos sensores do maquinário, silos e criadores, controlando temperatura e umidade, além de sistemas rastreadores que monitoram a saúde de animais.
Ainda existe muito espaço para otimização dos processos agrícolas: do cultivo à entrega. Pode-se tornar essa cadeia mais barata, aumentar a acessibilidade e diminuir as taxas de desperdício.
O perfil e comportamento do atual homem do campo
Com os avanços da tecnologia e sua presença nos espaços rurais e agrícolas – física e mercadologicamente falando – o homem do campo hoje não está mais nos moldes demográficos e comportamentais de antes.
Segundo a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, que fez uma pesquisa recentemente sobre o comportamento e os hábitos do produtor rural, revelou que o perfil dele está ficando mais jovem: a faixa que era de 48 anos em 2013, hoje é de 46 anos. Somando isso com a democratização do acesso à Internet temos o dado de que 55% dos profissionais do agronegócio costumam acessar a Internet – a maioria diariamente – para buscar informação e atualização sobre seu mercado.
Esse índice é um grande marco na mudança do consumo de conteúdo por parte do produtor rural, que agora não olha apenas televisão e ouve rádio: a Internet está alcançando a popularidade desse meio mais tradicional. Ele é conectado e consome cada vez mais conteúdos na Web sobre o segmento agribusiness.
E a tendência é que essa transformação digital se expanda, amadureça e se consolide. Por isso a pertinência das marcas pensarem em estratégias de comunicação nesse novo contexto desde agora.
Novas estratégias para impactar o novo perfil de produtor rural
Não adianta você aumentar o investimento, você precisa direcioná-lo de forma eficiente. Considerando as mudanças no comportamento do profissional do agronegócio, consequentemente, mudanças no modo de anunciar e se conectar com ele são fundamentais. Por isso, fica a reflexão: você está usando as melhores estratégias para conversar com seu público?
Aqui na Alright, temos diversas soluções digitais entre as opções para impactar o produtor rural que está conectado – e os que ainda se conectarão. Conheça algumas possibilidades:
- anuncie nos maiores e melhores portais regionais do Brasil com a rede premium de publishers que a Alright Network possui;
- faça diferente e se destaque com a estratégia de BrandDay: um dia exclusivo – e intenso – de anúncios da sua marca exibidos inteiramente em uma rede de veículos selecionados, combinando formatos de alto impacto para falar diretamente com seu público;
- conte com a hipersegmentação por geolocalização mobile em seus anúncios: conseguimos impactar quem visita sua loja, eventos da área e vários outros locais característicos do agribusiness;
- seus anúncios online sincronizados com as campanhas offline veiculadas na televisão e rádio.
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