[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Live” heading=”Startups : Marco Legal, benefícios e tendências de mídia trazidas pelo setor” subtitle=”Alright convida Gerente de Marketing da ABStartups para falar dos benefícios do Marco Legal das Startups, bem como tendências para o mercado de comunicação trazidas pelo setor” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#4dcbf2″ bg_gradient2=”#ec90f4″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003679″ alignment=”center”][vc_column_text]Quando falamos em Startups, impossível não pensar em tecnologia, marketing e inovação. Empresas como a Warren, iFood, QuintoAndar e Nubank são benchmarks pelo seu modelo de negócio e também por suas estratégias e campanhas de marketing digital.
No Brasil, entre 2015 e 2019, o número de Startups triplicou, e o setor trouxe para o mercado de marketing digital tendências que são referências em comunicação, design e inovação.
Para falar sobre o assunto, a Alright convidou Paulo Buso, Gerente de Marketing da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) – que com 5000 Startups associadas em diversos níveis de evolução, ajuda essas empresas com benefícios para atrair bons investidores e parcerias de tecnologia, além de crescerem de forma consistente e saudável, com objetivo de fomentar o ecossistema como um todo.
O objetivo da live foi discutir e entender como profissionais de marketing podem inovar em seus setores, as facilitações que surgem com o Marco Legal das Startups, além de um bate-papo sobre transformações disruptivas neste universo inovador.
Como mediadores participaram o CEO e o Sócio-fundador da Alright, Domingos Secco e Fabiano Goldoni.
Confira alguns pontos abordados na live e assista à gravação da transmissão na íntegra![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Objetivos do Marco legal das Startups
O Brasil é um país atrasado e muito burocratizado relativamente a polos de inovação presentes em outros países no que diz respeito a leis e regulações para abertura de empresas e desenvolvimento do empreendedorismo.
Entendendo que o fator da burocratização inibe muito a inovação no país, o Marco Legal – um conjunto de regulações que recentemente entrou em processo de aprovação para virar Projeto de Lei -, promete fomentar a inovação através de elementos regulatórios que facilitam e atenuam a burocratização do processo de abertura de novas Startups no Brasil. Assim, tem como objetivo facilitar a abertura de empresas inovadoras e estimular o investimento nelas.
Paulo Buso da ABStartups vê o Marco Legal como “um grande avanço para o ecossistema como um todo e para os empreendedores, pois define melhor alguns pontos que estavam muito em aberto dentro do setor. Traz o reconhecimento das Startups em si, que muitas vezes não eram reconhecidas como empresas no que diz respeito a sua relação com o Governo e às leis”. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/como-evitar-fraudes-no-ecossistema-de-midia-programatica/” text=”Entenda como evitar fraudes de campanhas no meio digital “][vc_empty_space][vc_column_text]
Benefícios para o ecossistemas, empreendedores e investidores
O Marco Legal também veio para regular e resguardar as atividades de investidores de Startups, usualmente conhecidos como investidores-anjo, que agora poderão se sentir mais confiantes em investir sem adquirir certas responsabilidades de gestão, que muitas vezes espantavam os investidores mais inexperientes ou cautelosos.
O Marco Legal também ajuda a definir regras de enquadramento de empresas como Startups. Porém, Buso ressalta que mesmo ao não se enquadrarem como tal pela sua fase de crescimento, algumas empresas que iniciaram como Startups não têm a intenção de abandonar a cultura desse ecossistema, como é o caso de alguns exemplos citados como a 99, Netflix e Rap.
Essas empresas se tornaram gigantes que faturam muito mais do que estabelece a jurisdição de enquadramento como Startups. Porém, por entenderem que podem continuar evoluindo no mindset de inovação do ecossistema em que nasceram, pretendem continuar trabalhando como tal.
“O Marco Legal veio para ajudar a definir algumas regras, mas sinto que grandes players não vão querer fugir desse mundo do ecossistema [de Startups]. Não acho que a Rap vai chegar e dizer que cresceu e agora é uma big tech, não. Ela vai dizer que ainda é uma Startup, mas de uma amplitude maior”, disse Paulo Puso.
Além disso, O Marco Legal veio para dar o respaldo jurídico de que as Startups careciam para terem maior competitividade no mercado, além de maior segurança e confiança para crescerem e angariarem investimentos consistentes. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/midia-contextualizada/” text=”Confira as vantagens de uma mídia bem contextualizada”][vc_empty_space][vc_column_text]
Benefícios para a área da comunicação e marketing
O benefícios do Marco Legal deverão refletir também na comunicação e marketing das Startups, que terão mais facilidade em adquirir aportes que vão contribuir para a amplitude dessas áreas dentro das empresas.
Paulo lembra que o investimento em marketing é muito faseado dentro do período de crescimento de uma Startup. Disse ser um processo gradual, e não ser incomum Startups quebrarem por não priorizarem investimentos em marketing, que em um primeiro momento pode ser focado em estratégias para geração de tráfego orgânico, como SEO, além de publicações em redes sociais e e-mail marketing que são ações de baixo custo. Assim, o ideal é que em um segundo momento em que estiver mais evoluída, a Startup amplie suas estratégias e investimento em comunicações maiores e mídia paga.
“A transformação digital hoje em dia está muito focada na questão da Inteligência Artificial. É a nova tendência do mercado aderida pelos big players”, complementa Puso.
O gerente de marketing da ABStartups defende essa visão evolutiva dentro das Startups, mas que, contudo, não devem assumir todo o trabalho buscando soluções rápidas sem a ajuda de profissionais de mídia e comunicação. Paulo afirmou que não é incomum a ideia dentro desse ecossistema de que marketing é um gasto, e não um investimento, e por isso pode ser feito internamente sem um maior nível de especialização.
Pensando nisso, Fabiano Goldoni lembra: “O contraditório é que muitas vezes as Startups nascem na inovação, e quando vão para o mercado vão competir de igual para igual com os gigantes nas mesmas plataformas, sem inovação”.
Por isso, Goldoni ressalta que a inovação pode estar em soluções oferecidas por veículos nacionais e regionais, como é o caso da Rede Alright for Brands, e não apenas nas Redes do Google onde todos os grandes players estão e pouco do investimento chega aos veículos. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Rede Alright for Brands” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/infografico-alright-for-brands/” text=”Conheça a maior Rede digital de publishers regionais do Brasil “][vc_empty_space][vc_column_text]
O setor de Startups no cenário da pandemia
Na opinião de Puso, a minimização da necessidade de presença física suprida pelo digital que o contexto da pandemia trouxe vai exigir mais entrega de valor das empresas para oferecerem melhores experiências e conhecimento aos consumidores. Nesse sentido, a Covid-19 trouxe um cenário de disrupção para empresas de todos os setores, e não apenas para Startups.
“A solução agora precisa acontecer mais nesse modelo digital, estar mais presente em todos os lugares e com uma entrega de qualidade. A distância já não é mais uma desculpa”, complementa Secco.
Quando perguntado sobre perspectivas e tendências para Startups em 2021, Puso lembra que o setor estará mais competitivo, uma vez que houve uma quebra de barreiras de distância para investidores buscarem novas empresas para financiar. Por isso, afirmou: “Soluções melhores vão surgir, porque a competitividade será maior, serão mais empresas entregando inovações. Então vejo o cenário de Startups para 2021 como algo muito melhor”.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright AdTech Company leva tecnologia, conhecimento e receita para mais de 300 publishers, e entregamos campanhas hiper-regionalizadas com maior cobertura e melhor contexto para anunciantes. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Perdeu a live? Assista à gravação na íntegra:
[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/n01NIszQbCA”][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Conheça a Alright for Brands!
Anunciante, preencha o formulário para conhecer mais a fundo nossa solução e Rede própria para campanhas regionalizadas – a Alright for Brands.
Publisher, quer fazer parte da nossa Rede? Solicite uma avaliação do seu portal.
[/vc_column_text][vc_raw_js]JTNDZGl2JTIwcm9sZSUzRCUyMm1haW4lMjIlMjBpZCUzRCUyMnBhZ2luYS1jb250YXRvLWJsb2ctY2Y4NjRmNjNhMTlkNGYxMTVhYzUlMjIlM0UlM0MlMkZkaXYlM0UlMEElM0NzY3JpcHQlMjB0eXBlJTNEJTIydGV4dCUyRmphdmFzY3JpcHQlMjIlMjBzcmMlM0QlMjJodHRwcyUzQSUyRiUyRmQzMzVsdXVwdWdzeTIuY2xvdWRmcm9udC5uZXQlMkZqcyUyRnJkc3RhdGlvbi1mb3JtcyUyRnN0YWJsZSUyRnJkc3RhdGlvbi1mb3Jtcy5taW4uanMlMjIlM0UlM0MlMkZzY3JpcHQlM0UlMEElM0NzY3JpcHQlMjB0eXBlJTNEJTIydGV4dCUyRmphdmFzY3JpcHQlMjIlM0UlMjBuZXclMjBSRFN0YXRpb25Gb3JtcyUyOCUyN3BhZ2luYS1jb250YXRvLWJsb2ctY2Y4NjRmNjNhMTlkNGYxMTVhYzUlMjclMkMlMjAlMjdVQS0yMzgzNjE0NS0xJTI3JTI5LmNyZWF0ZUZvcm0lMjglMjklM0IlM0MlMkZzY3JpcHQlM0U=[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]