[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Dicas de UX” heading=”Monetize sem deixar seu site poluído com publicidade” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7002778″ bg_overlay=”custom” bg_overlay_color=”#0a0a0a” height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text]Os usuários da internet estão cada vez mais impacientes com tudo o que interrompe ou prejudica sua experiência de navegação, e sites poluídos com publicidade já não têm vez. Como resposta a estratégias de anúncios muito agressivas, criaram-se aplicativos vastamente utilizados que bloqueiam publicidades (adblocks) das páginas dos sites e de vídeos, prejudicando anunciantes e monetizadores de conteúdo.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo eMarketer em 2018, 25% dos usuários americanos utilizam adblocks para navegar na web. No Reino Unido a ferramenta é usada por 22%, na França 28,7% e na Alemanha o índice alcança 32%.
A fim de apaziguar a relação entre anunciantes, produtores de conteúdo e usuários da internet, o mercado reagiu fundando o Coalition for Better Ads (CBA) para melhorar a experiência dos consumidores com a publicidade online. Suas contribuições na criação de novos padrões para o mercado ainda não foram consolidadas no Brasil, mas já são conhecidas diversas boas práticas que não prejudicam a UX e evitam que veículos digitais deixem de monetizar e marcas deixem de impactar sua audiência.
Mas afinal, o que é um site poluído com publicidade?
O excesso de anúncios faz com que as páginas de sites fiquem visualmente poluídas, carregadas, e atrapalham o consumo do conteúdo. Veja abaixo um exemplo de site poluído com publicidade, em que os anúncios tiram a atenção do que mais importa para o leitor – o conteúdo:
Assim, é preciso oferecer uma experiência de anúncios que não desperte o desejo de bloqueio. A lógica de que quanto mais anúncios, mais receita, está defasada. Não é preciso usar publicidade de forma exagerada em suas páginas como estratégia para monetizar mais.O excesso de anúncios apenas polui a experiência de navegação, sem falar nos pop-ups desnecessários que mais espantam os leitores das páginas do que fazem dinheiro, gerando uma rejeição ou fazendo com que o usuário nunca mais queira acessar o seu site.
As marcas precisam encontrar o equilíbrio entre gerar awareness e proporcionar experiências positivas de publicidade online – evitando despertar nos usuários o desejo de bloqueio.
O usuário não quer mais ser incomodado com anúncios invasivos, o que em geral tem a ver com o formato, frequência, contexto e relevância da publicidade para ele. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text]
Dicas de como monetizar seu conteúdo sem deixar o site poluído com publicidade:
1) Exponha anúncios bem contextualizados
Para fins de aumento de receita, muito mais relevante do que a quantidade de anúncios é a contextualização deles. Os consumidores exigem que os anúncios que os impactam sejam bem alinhados com as suas necessidades: é o que chamamos de anúncios 1 para 1, que levam em consideração os dados coletados sobre cada cliente para oferecer uma experiência muito mais personalizada.
Lembre-se: por mais que seja importante que seu site rentabilize, as inserções publicitárias não devem ser um incômodo para seus visitantes. Muito pelo contrário, elas podem e devem ser úteis para o usuário, aparecendo no momento certo de sua jornada de consumo. A mídia programática ajuda a segmentar as audiências e a exibir anúncios que sejam mais relevantes para elas.
2) Habilite anúncios em formatos variados
Anunciantes exibem publicidade em diversos formatos, e os mais tradicionais são os anúncios display, sobretudo os famosos banners, que são bastante rentáveis pela sua alta visibilidade. Porém, não fique só nos banners. Habilite suas páginas a rodarem anúncios em formatos variados, como vídeo e native ads.
Esses formatos são interessantes porque fazem as marcas serem notadas de forma menos invasiva e poluem menos as páginas. No caso dos anúncios nativos, eles se misturam ao contexto do local onde são inseridos como conteúdos recomendados, e sequer são percebidos como publicidade pelos usuários.
Porém, se aplicadas boas práticas de veiculação e utilizando formatos de engajamento (alguns formatos expandem ou são exibidos conforme a interação do usuário), os formatos de display ads, vastamente utilizados por anunciantes, podem ser expostos no seu site sem impactar negativamente a UX durante a leitura de notícias e matérias.
3) Cuide da interface do seu site
Se não for bem organizado, o layout do seu site também contribui para a sensação de poluição visual das suas páginas. Alguns cuidados simples melhoram a experiência de navegação do usuário e mantêm ele por mais tempo em seu site, como o cuidado com a escolha das fontes e cores. Acesse aqui nosso conteúdo com essa e outras dicas para melhorar a UX do seu site. [/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1494860257444{padding-top: 80px !important;padding-bottom: 70px !important;}”][vc_column][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][special_heading title=”Quer aumentar os lucros com seu site? ” subtitle=”Conheça as soluções da Alright para publishers” c_margin_bottom=”60px”][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=HtmC4ntTQQ8″ css=”.vc_custom_1566568547106{padding-right: 10% !important;padding-left: 10% !important;}”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]
Gostou das dicas?
Seja nosso parceiro de monetização de conteúdo. Avaliamos e recomendamos os melhores formatos e posições dos anúncios para preservar a boa experiência do usuário do seu site.
[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]