TENDÊNCIAS DE SEGMENTAÇÃO PARA CAMPANHAS DE MÍDIA DIGITAL
Entenda tudo sobre as maiores tendências de segmentação de audiências para campanhas de mídia digital
Nos últimos anos temos observado um gradual aumento do comportamento digital das pessoas, acelerado ainda mais pela pandemia de Covid-19. A necessidade de isolamento tornou praticamente todas as nossas atividades atreladas ao digital, e estamos mais conectados do que nunca: consumo, educação, entretenimento, relacionamentos etc.
E é claro que o mercado teve de se adaptar para não deixar a crise derrubar seus negócios, e essa adaptação inclui a ampliação nos investimentos em mídia digital.
Em recente pesquisa da IAB-Brasil e Nielsen (2021) sobre os impactos da pandemia no mercado publicitário brasileiro, ficou claro que as marcas estão priorizando o digital em sua distribuição de verbas de publicidade. Entre anunciantes, agências, ad techs, veículos e outras empresas do segmento publicitário que foram entrevistados, 63% declararam que destinam mais da metade das verbas aos meios digitais, e 20% afirmou que essa parcela de investimento chega a 80% de todo seu budget.
Assim, a competitividade pela atenção dos usuários da internet – impactados todos os dias por centenas de anúncios – fica ainda mais acirrada. Isso exige estratégias mais elaboradas da parte de anunciantes e profissionais de marketing para que se tenha sucesso no atingimento dos objetivos de cada campanha online.
Uma dessas estratégias se chama segmentação de audiências para campanhas de mídia digital. A internet possui bilhões de usuários ativos com os mais diversos interesses e perfis de consumo; por isso, uma campanha bem segmentada é essencial para que se tenha os resultados esperados e evitar desperdícios de verba com a exibição de anúncios para públicos que não têm como acessar seu produto, ou simplesmente não têm o mínimo interesse no que sua marca oferece.
Continue a leitura e saiba tudo sobre as maiores tendências de segmentação de audiências para campanhas de mídia digital.
O que é segmentação de audiências
Não basta ter presença digital, é preciso estar presente de forma estratégica. De nada adianta veicular campanhas digitais super elaboradas, com as melhores artes e CTAs, se elas são exibidas para públicos que não sentem apelo algum pelo o que a marca oferece, ou sequer podem ter acesso a seus produtos e serviços por que eles não estão presentes no mercado de determinada região.
Seria um grande desperdício de investimento em mídia, não é mesmo?
A segmentação em marketing digital é uma forma de identificar grupos menores de audiências e categorizá-los para que seja possível aprofundar o conhecimento sobre os objetivos, os desejos e as necessidades de cada conjunto de pessoas e realizar campanhas melhor direcionadas.
Assim, o anunciante torna a comunicação mais personalizada e eficiente, aumentando as chances de criar identificação entre marca e cliente e, consequentemente, de mais conversões e vendas.
Principais objetivos de segmentação de audiências para campanhas de mídia digital
1) Brand Awareness
Se o intuito da sua campanha é construir, criar reputação, ou reposicionar a marca, então seu objetivo é Brand Awareness. As estratégias de mídia para esse tipo de objetivo envolvem delimitar um target mais abrangente, menos segmentado. Isto porque uma audiência muito específica diminuirá muito o alcance de sua campanha, deixando de criar o impacto esperado.
2) Performance
Se a ideia é gerar conversões diretas, como vendas ou visitas a um site, e o ROI for uma métrica mais importante do que o impacto, então o objetivo de sua campanha é performance.
Neste caso, é interessante trabalhar com uma segmentação de audiências mais estreita, e combiná-la com outras estratégias como o retargeting em visitantes do seu site, por exemplo, o que gera maior CTR (taxa de cliques). O importante é escolher bem as segmentações entre as disponíveis através de DMPs e DSPs. Vamos ver alguns tipos de segmentação mais utilizados em campanhas de mídia digital.
Tipos de segmentação mais utilizados em campanhas de mídia digital
- Segmentação demográfica
Segmentação mais básica, que leva em conta dados demográficos da audiência, como: Faixa etária, sexo, poder aquisitivo, localização geográfica, estado civil, nacionalidade, religião, etc.
- Segmentação socioeconômica
Segmentação complementar à demográfica com uso de dados como: escolaridade, profissão, classe social e posse de bens, etc.
- Segmentação geográfica
Segmentação que busca selecionar públicos de determinada localidade.
- Segmentação psicográfica
Segmentação que identifica características de consumidores, como interesses e estilo de vida.
- Segmentação comportamental
Segmentação que utiliza informações de comportamento e atividades de navegação dos usuários para campanhas de ofertas mais direcionadas, como ações de retargeting, remarketing, envio de e-mail marketing personalizado e outras ações pontuais com objetivo de conversão.
Tendências de segmentação de audiências para campanhas de mídia digital
Com o fim dos cookies third-party do Chrome até 2022, publishers e anunciantes estão sendo desafiados a reinventar sua gestão de dados no marketing e adaptar suas estratégias de segmentação de campanhas com o uso de dados primários, captados com consentimento dos usuários e em conformidade com a LGPD.
Por conta dessa transformação, as segmentações e estratégias mais tradicionais de mídia digital que envolvem dados de terceiros estão com dias contados, o que tem gerado ansiedade entre profissionais de marketing e mídia, publishers e anunciantes.
Por outro lado, esse cenário vem trazendo à tona outras formas de marcas se comunicarem sem prejuízo à performance e eficiência de suas campanhas online. E uma dessas formas é a segmentação contextual, que vem ganhando força e relevância, além de beneficiar a todas as partes no ecossistema de mídia: audiência, publishers e anunciantes.
Dados firsty party e o fim dos cookies
Saiba mais sobre os first-party cookies, como utilizá-los a seu favor e tornar suas campanhas mais efetivas
Saiba MaisContexto: o presente e futuro da segmentação
A Alright garante alta performance de campanhas com uso de Segmentação Contextual.
Mas o que é Segmentação Contextual?
Segmentação para campanhas de mídia online baseada no que é relevante para o target em termos de conteúdo, o que torna a publicidade menos intrusiva e melhor posicionada na jornada do cliente.
Por que a Segmentação Contextual é uma boa estratégia para marcas?
Relevância para a Audiência
A audiência é impactada por anúncios alinhados ao contexto do conteúdo que estão consumindo.
Segurança da Marca
As campanhas são inseridas em um contexto favorável e seguro para marcas, com conteúdos verificados e livres de fake news de sites com credibilidade.
Segurança do Usuário
Segmentação baseada nas audiências que navegam em sites de conteúdo e notícias que oferecem contexto alinhado às campanhas, e não em dados coletados de forma pouco transparente.
Adequada à LGPD e adaptada ao fim dos cookies
O momento exige adequação à LGPD e o futuro próximo já não conta com os cookies third-party. A segmentação por contexto utiliza dados primários e coletados de forma consensual.
Como a Alright trabalha a Segmentação Contextual?
Através de audiências customizadas que navegam pela nossa rede de portais premium com Brand Safety, de relevância e alcance para campanhas hiper-locais, regionais e nacionais.
A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança.
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