[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”TENDÊNCIAS DE SEGMENTAÇÃO PARA CAMPANHAS DE MÍDIA DIGITAL” subtitle=”Entenda tudo sobre as maiores tendências de segmentação de audiências para campanhas de mídia digital” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#8c52ff” bg_gradient2=”#8c52ff” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”26px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004178″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Nos últimos anos temos observado um gradual aumento do comportamento digital das pessoas, acelerado ainda mais pela pandemia de Covid-19. A necessidade de isolamento tornou praticamente todas as nossas atividades atreladas ao digital, e estamos mais conectados do que nunca: consumo, educação, entretenimento, relacionamentos etc.
E é claro que o mercado teve de se adaptar para não deixar a crise derrubar seus negócios, e essa adaptação inclui a ampliação nos investimentos em mídia digital.
Em recente pesquisa da IAB-Brasil e Nielsen (2021) sobre os impactos da pandemia no mercado publicitário brasileiro, ficou claro que as marcas estão priorizando o digital em sua distribuição de verbas de publicidade. Entre anunciantes, agências, ad techs, veículos e outras empresas do segmento publicitário que foram entrevistados, 63% declararam que destinam mais da metade das verbas aos meios digitais, e 20% afirmou que essa parcela de investimento chega a 80% de todo seu budget.
Assim, a competitividade pela atenção dos usuários da internet – impactados todos os dias por centenas de anúncios – fica ainda mais acirrada. Isso exige estratégias mais elaboradas da parte de anunciantes e profissionais de marketing para que se tenha sucesso no atingimento dos objetivos de cada campanha online.
Uma dessas estratégias se chama segmentação de audiências para campanhas de mídia digital. A internet possui bilhões de usuários ativos com os mais diversos interesses e perfis de consumo; por isso, uma campanha bem segmentada é essencial para que se tenha os resultados esperados e evitar desperdícios de verba com a exibição de anúncios para públicos que não têm como acessar seu produto, ou simplesmente não têm o mínimo interesse no que sua marca oferece.
Continue a leitura e saiba tudo sobre as maiores tendências de segmentação de audiências para campanhas de mídia digital.
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O que é segmentação de audiências
Não basta ter presença digital, é preciso estar presente de forma estratégica. De nada adianta veicular campanhas digitais super elaboradas, com as melhores artes e CTAs, se elas são exibidas para públicos que não sentem apelo algum pelo o que a marca oferece, ou sequer podem ter acesso a seus produtos e serviços por que eles não estão presentes no mercado de determinada região.
Seria um grande desperdício de investimento em mídia, não é mesmo?
A segmentação em marketing digital é uma forma de identificar grupos menores de audiências e categorizá-los para que seja possível aprofundar o conhecimento sobre os objetivos, os desejos e as necessidades de cada conjunto de pessoas e realizar campanhas melhor direcionadas.
Assim, o anunciante torna a comunicação mais personalizada e eficiente, aumentando as chances de criar identificação entre marca e cliente e, consequentemente, de mais conversões e vendas. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Principais objetivos de segmentação de audiências para campanhas de mídia digital
1) Brand Awareness
Se o intuito da sua campanha é construir, criar reputação, ou reposicionar a marca, então seu objetivo é Brand Awareness. As estratégias de mídia para esse tipo de objetivo envolvem delimitar um target mais abrangente, menos segmentado. Isto porque uma audiência muito específica diminuirá muito o alcance de sua campanha, deixando de criar o impacto esperado.
2) Performance
Se a ideia é gerar conversões diretas, como vendas ou visitas a um site, e o ROI for uma métrica mais importante do que o impacto, então o objetivo de sua campanha é performance.
Neste caso, é interessante trabalhar com uma segmentação de audiências mais estreita, e combiná-la com outras estratégias como o retargeting em visitantes do seu site, por exemplo, o que gera maior CTR (taxa de cliques). O importante é escolher bem as segmentações entre as disponíveis através de DMPs e DSPs. Vamos ver alguns tipos de segmentação mais utilizados em campanhas de mídia digital. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Tipos de segmentação mais utilizados em campanhas de mídia digital
- Segmentação demográfica
Segmentação mais básica, que leva em conta dados demográficos da audiência, como: Faixa etária, sexo, poder aquisitivo, localização geográfica, estado civil, nacionalidade, religião, etc.
- Segmentação socioeconômica
Segmentação complementar à demográfica com uso de dados como: escolaridade, profissão, classe social e posse de bens, etc.
- Segmentação geográfica
Segmentação que busca selecionar públicos de determinada localidade.
- Segmentação psicográfica
Segmentação que identifica características de consumidores, como interesses e estilo de vida.
- Segmentação comportamental
Segmentação que utiliza informações de comportamento e atividades de navegação dos usuários para campanhas de ofertas mais direcionadas, como ações de retargeting, remarketing, envio de e-mail marketing personalizado e outras ações pontuais com objetivo de conversão. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Tendências de segmentação de audiências para campanhas de mídia digital
Com o fim dos cookies third-party do Chrome até 2022, publishers e anunciantes estão sendo desafiados a reinventar sua gestão de dados no marketing e adaptar suas estratégias de segmentação de campanhas com o uso de dados primários, captados com consentimento dos usuários e em conformidade com a LGPD.
Por conta dessa transformação, as segmentações e estratégias mais tradicionais de mídia digital que envolvem dados de terceiros estão com dias contados, o que tem gerado ansiedade entre profissionais de marketing e mídia, publishers e anunciantes.
Por outro lado, esse cenário vem trazendo à tona outras formas de marcas se comunicarem sem prejuízo à performance e eficiência de suas campanhas online. E uma dessas formas é a segmentação contextual, que vem ganhando força e relevância, além de beneficiar a todas as partes no ecossistema de mídia: audiência, publishers e anunciantes.[/vc_column_text][vc_empty_space][vntd_content_box title=”Dados firsty party e o fim dos cookies” link_type=”external” text=”Saiba mais sobre os first-party cookies, como utilizá-los a seu favor e tornar suas campanhas mais efetivas” item_url=”https://alright.com.br/dados-first-party-e-o-fim-dos-cookies/”][vc_empty_space][vc_column_text]Contexto: o presente e futuro da segmentação
A Alright garante alta performance de campanhas com uso de Segmentação Contextual.
Mas o que é Segmentação Contextual?
Segmentação para campanhas de mídia online baseada no que é relevante para o target em termos de conteúdo, o que torna a publicidade menos intrusiva e melhor posicionada na jornada do cliente. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Por que a Segmentação Contextual é uma boa estratégia para marcas?
Relevância para a Audiência
A audiência é impactada por anúncios alinhados ao contexto do conteúdo que estão consumindo.
Segurança da Marca
As campanhas são inseridas em um contexto favorável e seguro para marcas, com conteúdos verificados e livres de fake news de sites com credibilidade.
Segurança do Usuário
Segmentação baseada nas audiências que navegam em sites de conteúdo e notícias que oferecem contexto alinhado às campanhas, e não em dados coletados de forma pouco transparente.
Adequada à LGPD e adaptada ao fim dos cookies
O momento exige adequação à LGPD e o futuro próximo já não conta com os cookies third-party. A segmentação por contexto utiliza dados primários e coletados de forma consensual.
Como a Alright trabalha a Segmentação Contextual?
Através de audiências customizadas que navegam pela nossa rede de portais premium com Brand Safety, de relevância e alcance para campanhas hiper-locais, regionais e nacionais. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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