Quem trabalha na internet sabe que estar informado sobre as novidades do mundo virtual é fundamental. Sendo assim, entender o Google e as suas atualizações é indispensável para os publishers em qualquer segmento do mercado.
Diante da tecnologia atual, nada mais natural do que migrar alguns costumes e adaptar profissões para atender às demandas de um mundo cada vez mais globalizado.
O Google, sendo a maior plataforma de busca do mundo, se mostra como um mecanismo essencial para otimizar a experiência que os usuários terão virtualmente.
De modo que está sempre criando soluções e ferramentas para contribuir com esse processo.
Sendo assim, uma pessoa que decide trabalhar publicando conteúdos, além de recorrer a uma boa instalação de internet, precisa buscar informações a respeito das atualizações que ocorrem continuamente no Google.
Isso pode fazer toda a diferença no trabalho que é executado virtualmente, pois quando um usuário acessa algum site ou blog na internet, ele pode estar em busca de uma série de elementos que podem estar presentes nesses locais.
É verdade que o Google atualiza quase que diariamente algumas características de pesquisa, como um meio de otimizar cada vez mais os resultados e os recursos que estão sendo oferecidos para quem navega na internet.
Vez ou outra, essas atualizações são imperceptíveis. Porém, algumas delas são estruturais e precisam ser entendidas, principalmente por donos de sites e produtores de conteúdo, ou seja, os publishers.
Assim, esses processos de melhorias que mexem com os sistemas de pesquisa e os algoritmos possuem a finalidade principal de distribuir aos usuários os conteúdos mais relevantes e confiáveis da internet.
Portanto, é um tema de grande importância para quem atua virtualmente e tem o desejo de fazer com que a sua página tenha mais visualizações, em especial quando ela é procurada por meio do Google.
Se você é publisher e quer saber mais sobre esse assunto, este artigo é para você. Por isso, siga na leitura deste conteúdo e aprofunde os seus conhecimentos sobre o tema, de modo a aplicá-lo com eficiência no seu site.
O que são os publishers?
Periodicamente, novos sites e blogs surgem na internet, sendo eles acessados por pessoas em diferentes locais, dias e horários.
Essas páginas podem ter um intuito muito simples e direto: oferecer informações para os seus visitantes.
Para que isso seja possível, é preciso que exista uma pessoa responsável pela página, que pode ser o próprio dono ou um produtor de conteúdo especializado.
São eles os famosos publishers, que precisam estar sempre atualizados sobre diversos assuntos.
Uma gráfica que possua um site, por exemplo, pode ter um blog onde explica diversos dos seus produtos e serviços, como o de impressão de banner personalizado.
Nele, o usuário que está em busca desse material pode encontrar informações sobre o item. Diante disso, ele passa a entender mais sobre as funções do produto, e com isso, faz uma compra mais assertiva e satisfatória.
Esse processo só se torna possível a partir de um conteúdo desenvolvido com qualidade e com informações seguras. Ter este cuidado é muito importante e faz toda a diferença quando o assunto é Google. Afinal, os algoritmos buscam oferecer resultados de relevância para os seus usuários, e dessa forma, os publishers precisam adequar o seu trabalho para atender às exigências.
Isso se estende também aos anúncios que são exibidos no blog ou site, de maneira que entender essas atualizações é importante também para manter a fonte de renda vinda da página.
A relação entre os publishers e o Google
Quem tem um site, como um blog imobiliário que trate de temas como locação comercial ou aluguel de sala privativa coworking, sabe que é fundamental escrever conteúdos que atendam às especificações do Google em relação aos seus parâmetros de posicionamento.
Esses materiais devem atender a pontos como:
- Usar dicas de otimização oferecidas pelo Google;
- Seguir as diretrizes de qualidade;
- Tornar o site compatível com dispositivos móveis;
- Aplicar o Search Console no site.
O Google não apenas oferece as diretrizes que utiliza para melhorar a experiência do usuário, como disponibiliza informações completas para que seja possível ter um bom resultado na plataforma.
De fato, quando as atualizações do Google tem maior efeito, ele sinaliza aos publishers com antecedência, permitindo que eles tenham tempo hábil para otimizar o seu trabalho com os conteúdos.
Assim, se um publisher quer se manter bem posicionado nos resultados de pesquisa, seja dentro de uma busca de carimbo para empresa ou de instruções para pagamento de impostos empresariais, ele deve acompanhar essas novidades.
Consultar sempre a Central de Pesquisa Google e o blog próprio da plataforma é essencial para coletar informações valiosas e fundamentais para adequar o conteúdo produzido dentro dos parâmetros estabelecidos pela plataforma e de acordo com as últimas atualizações do Google.
Todo publisher deve consultar as orientações emitidas e disponibilizadas pelo Google nessas páginas, conseguindo assim obter melhores resultados ao falar sobre moda ou sobre digitalização de livros na internet.
A influência da tecnologia nas atualizações do Google
A tecnologia é um fator de grande influência, tanto no dia a dia das pessoas, quanto nas atualizações feitas pelo Google. Isso quer dizer que o motivo pelo qual a plataforma investe em melhorias está, também, relacionada às novidades tecnológicas.
Assim como em muitos casos é necessário obter um computador novo para conseguir desfrutar de ferramentas mais modernas para atualizar um site, o mesmo ocorre com outros equipamentos que trazem cada vez mais recursos. O mesmo cenário é visto com os smartphones, cada vez mais modernos e atuais. Não à toa, quem utiliza o celular como ferramenta de trabalho precisa, periodicamente, adquirir um modelo mais recente e com maior capacidade.
Dessa forma, atender aos requisitos tecnológicos que vão surgindo constantemente é um dos objetivos do Google e por isso é fundamental estar atualizado para se enquadrar nas exigências da plataforma, descritas nas atualizações do Google
Justamente porque os sistemas operacionais dos computadores e dos celulares vão sendo alterados e aperfeiçoados, o Google vai atualizando os seus algoritmos, de maneira a oferecer uma experiência muito mais agradável e produtiva ao usuário.
Partindo desse ponto, os publishers precisam se adequar a essas mudanças, que envolvem desde as características mais técnicas do site, como um formato responsivo que se enquadra em qualquer tamanho de tela, até o tamanho dos seus textos, por exemplo.
Até mesmo os anúncios do Google que são inseridos no layout de um blog precisam atender a esses novos formatos. De modo que toda a página deve ser aperfeiçoada, para estar devidamente alinhada às exigências do buscador.
Como as atualizações do Google são realizadas
Assim como um novo modelo de ponto eletrônico digital é desenvolvido para incluir novos recursos e melhorar o desempenho do equipamento, as atualizações do Google otimizam o uso em qualquer tipo de dispositivo. Para isso, ele colhe dados que vão sendo entendidos e estudados, para que então possam ser incluídos na plataforma com sucesso.
Há vários pontos que são analisados para isso, sendo alguns deles:
- Qualidade de conteúdo;
- Confiabilidade das informações;
- Produção adequada, evitando erros;
- Responsividade;
- Valor significativo em relação a outras páginas;
- Conteúdo útil ao usuário.
Todas essas atualizações do Google demoram algum tempo para serem definitivamente implementadas. Muitas delas, inclusive, são testadas em algumas páginas antes de serem aplicadas mais amplamente.
Nesse sentido, é possível comparar o processo que uma empresa de entrega de documentos passa antes de implementar um novo serviço.
É preciso fazer testes e mensurar a efetividade do trabalho como um todo.
Depois de obter um bom retorno com os testes, o Google passa então a exigir esses novos enquadramentos dos publishers de sites e blogs de diferentes nichos.
Tudo isso ocorre de maneira bastante clara, informativa e dinâmica, para que exista tempo hábil de implementação dessas melhorias.
Ao mesmo tempo, vale mencionar que muitas das atualizações do Google são sutis, o que quer dizer que elas não chegam nem mesmo a ser percebidas pelos usuários.
Dessa maneira, torna-se essencial que os publishers estejam sempre acompanhando as novidades trazidas pela plataforma, e utilizando ferramentas como o Google Analytics, Website auditor, Google Disavow Tool e outros que ajudem na configuração do site. Portanto, como não poderia deixar de ser, o Google é uma plataforma tecnológica que passa por atualizações e aprimoramentos constantes, tornando o seu uso sempre adequado e agradável para o usuário.
Isso diz respeito tanto a sua usabilidade geral quanto em relação às respostas oferecidas nas pesquisas feitas por pessoas no mundo todo, de modo que ele possa apresentar o resultado ideal para os seus usuários.
Sendo assim, se você é publishers não deixe de estar sempre em dia com as atualizações do Google, criando os melhores conteúdos e colhendo vantagens pelo trabalho bem-feito.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.