O Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) promove nesta terça-feira, 3 de setembro, às 19h, o lançamento da edição 2024 do Manual de Jornalismo Local, um guia básico destinado a jornalistas e cidadãos interessados em temas relativos às eleições municipais. A edição foi coordenada pelos jornalistas Angela Pimenta e Francisco Belda.
O evento de lançamento será transmitido online com um debate organizado pelo Observatório da Imprensa com o tema “O jornalismo local e as eleições municipais de outubro”. Participarão do evento Francisco Belda, diretor de operações do Projor e, juntamente com Angela Pimenta, um dos coordenadores da edição; Paulo Talarico, cofundador e diretor de treinamento e dados da Agência Mural de Jornalismo das Periferias; Carlos Castilho, jornalista e ex-editor do Observatório da Imprensa; e Katia Brasil, editora executiva da Agência Amazônia Real.
A moderação do evento será feita por Denize Bacoccina, editora do Observatório da Imprensa. Para participar da sessão, os interessados podem se inscrever por este link.
A publicação integra o projeto Grande Pequena Imprensa (GPI), idealizado pelo jornalista e fundador do Projor Alberto Dines (1931-2018) e dedicado a fortalecer o jornalismo local no país.
“Ao reunir conceitos, ferramentas e análises relevantes para políticas públicas municipais, o Manual tem sido um recurso importante para o jornalismo em todo o país,” diz Sérgio Lüdtke, presidente do Projor.
“Sua atualização agora permite que as redações trabalhem em tempo hábil para o primeiro turno em 6 de outubro.” A edição original de 2020 contou com o apoio financeiro da Google News Initiative (GNI) e Facebook Journalism Project (FJP).
Projor atualiza versão do Manual
A versão atualizada de 2024 do Manual abrange as seguintes seções:
Panorama Municipal: Contrastes socioambientais, máquina municipal, arrecadação e divisão de receitas e entidades representativas dos municípios.
Políticas Públicas: Questões críticas (desafios para gestores públicos locais em meio à pandemia e crise financeira), planejamento territorial, direito à cidade, ferramentas de gestão pública, e marcos legais de políticas setoriais (educação, habitação, meio ambiente, mobilidade, saúde e segurança).
Transparência: Marco legal (Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Acesso à Informação, Lei da Ficha Limpa e Lei Anticorrupção).
Dados: Conceitos básicos, ferramentas e tutoriais para obtenção, análise e visualização de dados municipais.
TSE: A legislação e o calendário eleitoral.
Ética: Os desafios históricos da imprensa brasileira e princípios éticos jornalísticos.
Checagem: Os desafios jornalísticos ante a desinformação e tutoriais para verificar conteúdos suspeitos.
Impacto: Como jornalistas podem observar e medir a repercussão de suas reportagens.
Perguntas: Sugestões de perguntas sobre o perfil das candidaturas e conhecimentos sobre gestão municipal e finanças, transparência e prestação de contas, receita, gasto e dívida pública e políticas setoriais.
Mais: Fontes de consulta aprofundadas sobre os temas tratados pelo Manual.
Criado pelo jornalista Alberto Dines em parceria com o Labjor da Unicamp, em abril de 2002, o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo é uma entidade civil sem fins lucrativos não-governamental, não-corporativa, pluralista e apartidária. Projor é uma organização parceira da Alright.
Contatos do Projor
Sérgio Lüdtke: [email protected]
Francisco Belda: [email protected]
Angela Pimenta: [email protected]