[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”POR QUE E COMO OS PUBLISHERS DEVEM USAR O GOOGLE NOTÍCIAS? ” subtitle=”Descubra quais são os benefícios que a ferramenta de compartilhamento de notícias do Google traz para os publishers” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#6244e8″ bg_gradient2=”#6244e8″ container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”26px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004223″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Quando o assunto é internet, a regra é clara: quanto mais alcance tem uma publicação, maior o número de visualizações e maiores os ganhos. E uma ferramenta que pode ajudar a ampliar esse alcance de maneira exponencial é o Google Notícias.
Desenvolvido para auxiliar os usuários a encontrar notícias de seu interesse reunidas em um só lugar, o Google Notícias ganhou popularidade entre os publishers por conta da capacidade de gerar tráfego de qualidade.
E quem trabalha com produção de conteúdo sabe o quão importante é ter uma fonte de tráfego eficiente – e sem custos adicionais.
Por isso, hoje vamos conversar sobre o Google Notícias e porque ele é tão interessante para os publishers.
Continue lendo e saiba mais sobre essa ferramenta valiosa![/vc_column_text][vntd_content_box title=”Segmentação por contexto e outras tendências para segmentar campanhas digitais” link_type=”external” text=”Saiba mais sobre os diferentes tipos de segmentação de campanhas de mídia digital” item_url=”https://alright.com.br/tendencias-de-segmentacao-para-campanhas-de-midia-digital/”][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
O que é Google Notícias
O Google Notícias é uma espécie de agregador, onde os usuários encontram uma seleção de notícias e artigos personalizada, baseada em buscas anteriores, interesses, e também na localização geográfica.
Os artigos exibidos no Google Notícias não são produzidos pela empresa, mas sim selecionados através do algoritmo do Google, que identifica o assunto, a localização e outros critérios para determinar o que é relevante ou não para cada usuário.
Disponível no navegador (basta digitar news.google.com para acessar) ou através de apps para iOS e Android, o Google Notícias tem uma série de seções para que o leitor seja capaz de encontrar notícias de seu interesse rapidamente.
Totalmente personalizável, o Google Notícias permite que os usuários escolham quais tópicos e fontes desejam seguir, além de outras configurações possíveis, como a frequência de notificações, por exemplo.
As notícias são exibidas em editorias, e também reunidas por veículos. Além disso, a página inicial do Google Notícias conta com informações relevantes, como a previsão do tempo e uma espécie de “trending topics”, onde os assuntos mais buscados do país são listados.
A ferramenta também conta com uma aba de checagem de notícias, onde artigos de fontes verificadas combatem as fake news com apuração jornalística. Esse recurso não é só extremamente útil nos dias de hoje, como também evidencia a valorização das informações de qualidade por parte do Google. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
As seções do Google Notícias
Para quem deseja emplacar seus artigos ou notícias no Google Notícias, é importante conhecer a estrutura da ferramenta e suas seções.
Enquanto outras ferramentas semelhantes, como o Google Discover, exibem artigos evergreen (que não são ligados a assuntos da atualidade e, portanto, não têm prazo de validade), o Google Notícias é focado nos temas mais relevantes do dia.
Por isso, o Google Notícias é especialmente indicado para portais e veículos com foco nas hard news. Ou seja, empresas que cobrem o noticiário local, nacional e internacional diariamente.
Isso não significa que notícias de outros segmentos, como entretenimento, por exemplo, não sejam veiculadas na ferramenta. Mas elas provavelmente não terão o mesmo destaque, e serão exibidas principalmente para os usuários que optaram por acompanhar o tema.
Confira quais são as seções disponíveis no Google Notícias:[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– Página Inicial / Principais Notícias
Além da previsão do tempo e os tópicos relevantes do dia, que mencionamos anteriormente, a página inicial conta com um destaque para as notícias sobre a pandemia do Covid-19, no topo da tela.
Logo após, vemos as manchetes. São as principais notícias do dia, com diversas fontes indicadas, e um link apontando para a cobertura completa, onde o usuário pode visualizar todas (ou, pelo menos, um grande número) as notícias publicadas sobre o tema.
Após as manchetes, o usuário pode encontrar uma seção chamada “Para Você”, onde são exibidas reportagens recentes sobre assuntos de interesse, baseadas em buscas anteriores. Se você faz buscas frequentes sobre cinema, por exemplo, ali devem aparecer notícias sobre o assunto.
Em seguida, aparece a seção “Fontes de Notícias”, que agrega as notícias por veículo. Ali você vê o logotipo da publicação, e uma seleção de três notícias em destaque. Nesta seção você pode seguir os veículos sugeridos, ou selecionar a opção de ocultar todas as reportagens da fonte em questão.
Ao rolar a página, o usuário ainda pode ver uma seleção de notícias em diversos tópicos. São eles: Brasil, Mundo, Notícias Locais, Negócios, Ciência e Tecnologia, Entretenimento, Esportes e Saúde.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– Para Você
No menu lateral do Google Notícias, o usuário visualiza uma série de editorias, onde pode acessar a seleção da empresa sobre diversos assuntos.
A primeira opção, logo abaixo das Principais Notícias, se chama “Para Você” e exibe conteúdos de acordo com as preferências e buscas frequentes do usuário.
Além das principais notícias dos segmentos que você costuma consumir, essa página também conta com a aba das fontes de notícias, com artigos sobre as principais notícias locais e com seus tópicos mais buscados.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– Seguindo
Nesta página, o usuário pode visualizar os tópicos e fontes que escolheu seguir no Google Notícias.
As notícias são separadas por Assuntos, Local e Fontes. Nessa página também é possível ver suas pesquisas e reportagens salvas.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– Destaques Jornalísticos
A aba de Destaques Jornalísticos conta com uma seleção de artigos selecionados pela equipe do Google.
Esses destaques são separados por veículos, e aqui o usuário também tem a opção de seguir (ou ocultar) as fontes de notícias indicadas pela empresa.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– Pesquisas Salvas
Essa aba apresenta exatamente o mesmo conteúdo do “Seguindo”. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– COVID-19
Com bastante destaque no menu lateral do Google Notícias, essa aba apresenta uma seleção de notícias importantes sobre a pandemia.
Aqui é possível visualizar as últimas notícias em nível global, nacional e local, além de exibir atualizações de autoridades sobre o assunto em outras plataformas, como o Twitter.
Nessa página também são exibidas estatísticas sobre a pandemia, além de uma aba com informações importantes sobre a doença. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– Editorias
Logo abaixo, são exibidas abas com diversas editorias de conteúdo, permitindo que os usuários se atualizem em temas de interesse.
As editorias disponíveis são: Brasil (ou outro país de localização do usuário), Mundo, Suas Notícias Locais, Negócios, Ciência e Tecnologia, Entretenimento, Esportes e Saúde.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Como ter seus artigos indexados pelo Google Notícias
Agora que você já conhece o Google Notícias e sua estrutura, vamos ao que interessa: como fazer com que seus artigos sejam indexados e exibidos na ferramenta.
Todo o conteúdo indexado normalmente pelo algoritmo do Google pode ser exibido na página do Notícias sem necessidade de medidas adicionais. Mas é possível dar uma forcinha extra, cadastrando seus artigos na Central do Editor.
Vantagens de cadastrar conteúdo na Central do Editor
Além de aumentar as chances de ter o conteúdo veiculado no Google Notícias, cadastrar seus artigos na Central do Editor traz outras vantagens para os publishers. Confira quais são, segundo o Google:[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text] – Controle de conteúdo e branding
Ao utilizar a Central do Editor, o publisher pode incluir o logotipo da publicação e fazer outras personalizações, além de ter controle sobre os conteúdos que poderão (ou não) ser exibidos no Google Notícias.
– Oportunidade de monetização
Com o auxílio da ferramenta “Monetize com o Google”, os editores podem criar paywalls para conteúdos exibidos no Google Notícias.
– Qualificação de posição
Ao usar a Central do Editor, os publishers podem aparecer na seção Banca do Google Notícias nas regiões onde ela está disponível.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Como cadastrar seu conteúdo no Google Notícias
Cadastrar o conteúdo do seu site ou portal no Google Notícias é uma tarefa relativamente simples.
Basta acessar a Central do Editor, selecionar a publicação e clicar em Google Notícias.
Depois disso, basta inserir uma descrição de até 140 caracteres da notícia, e selecionar a categoria mais adequada para o artigo.
As categorias disponíveis são: Arquitetura, Casa e jardim, Imóveis, Entretenimento, Eventos, Artes, Hobbies e artesanato, Design, Moda e estilo, Comidas e bebidas, Estilo de vida masculino, Pais e filhos, Animais de estimação, Fotografia, Compras, Bem social, Interesse especial, Viagens, Estilo de vida feminino, Notícias e política, Empresa, Local, Saúde e fitness, Ciência e tecnologia, Esportes e Automóveis.
Todas as publicações enviadas para o Google Notícias através da Central do Editor são, por padrão, disponíveis para leitores do mundo todo. Caso você deseje restringir o acesso para determinadas regiões, é necessário que você utilize a Central para bloquear a leitura nesses países. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Cuidados ao cadastrar conteúdo no Google Notícias
Também é importante ter atenção às políticas de conteúdo do Google. Para que o conteúdo seja veiculado no Notícias, ele não pode violar algumas regras importantes.
As notícias não podem conter conteúdo perigoso, práticas enganosas, incitação ao assédio e/ou ao ódio, conteúdo sexualmente explícito, conteúdo terrorista, violência e imagens chocantes, conteúdo médico, mídia manipulada, e linguagem vulgar ou obscena.
A ferramenta também tem restrições à exibição exagerada de publicidade, proibindo conteúdo promocional não sinalizado, e também restringindo páginas onde há mais publicidade do que conteúdo.
Outro cuidado importante é com a transparência do conteúdo. O Google recomenda que os artigos tenham data de publicação, além de informações sobre a autoria do conteúdo.
É altamente recomendado que os artigos tenham dados de contato do autor, além de informações sobre a empresa responsável pelo conteúdo. Essas informações também ajudam no SEO do seu site, então use-as sem moderação![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Vantagens de ter artigos exibidos no Google Notícias
Com bilhões de usuários diários, o Google é a maior vitrine de conteúdo do mundo. E ter um artigo exibido no Google Notícias pode aumentar ainda mais o alcance das publicações de seu site.
Mas essa não é a única vantagem de marcar presença no Google Notícias. Confira as vantagens de ter seu conteúdo exibido na página ou no app da ferramenta:[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– Credibilidade
O Google Notícias possui uma série de regras e requisitos para exibir conteúdo de um site em sua plataforma.
Isso significa que cada artigo exibido pela ferramenta passou por um rígido controle de qualidade para estar lá. Notícias falsas e artigos de qualidade duvidosa não têm vez.
E os leitores que acessam o serviço também sabem disso. Logo, ter seu conteúdo no Google Notícias é um atestado da qualidade de suas publicações, e aumenta sua credibilidade consideravelmente. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– Conteúdo sempre atualizado
Como mencionamos anteriormente, o Google Notícias é uma ferramenta onde são compartilhadas publicações que tratam de temas atuais e de alto interesse do público.
Ao criar conteúdo com o Google Notícias como meta, o publisher garante que seu site ou portal estará sempre atualizado, com artigos que atendem às buscas mais frequentes do dia.
Isso aumenta a relevância da publicação junto ao Google, e também para sua audiência. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– Branding e fortalecimento da marca
O Google Notícias permite que os sites e portais insiram seus logotipos, que são exibidos junto aos conteúdos na ferramenta.
Dessa maneira, sua marca fica ainda mais em evidência. E o melhor: com a chancela de uma das maiores empresas de informação e tecnologia do mundo.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– Fortalecimento da estratégia de SEO
Ter seus conteúdos exibidos no Google Notícias não só trará centenas (ou milhares) de novos visitantes para seu site ou portal, como também vai fortalecer ainda mais a sua estratégia de SEO.
Isso porque ter seu conteúdo inserido em uma ferramenta do Google aumentará consideravelmente sua autoridade, além de gerar mais backlinks.
Se você cria conteúdo completo, de qualidade e atual, irá colher bons frutos através do Google Notícias! [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– Mais audiência = mais ganhos
Com suas publicações compartilhadas no Google Notícias, a tendência é que o número de visitantes do seu site aumente consideravelmente
E, com mais visitantes, os ganhos com publicidade também aumentam. São mais visualizações de anúncios, mais cliques, e, consequentemente, mais dinheiro no seu bolso.
Mas não se esqueça das políticas do Google que falamos mais cedo: não exagere no número de blocos de anúncios, e não deixe que eles se sobreponham ao seu conteúdo.
Mais vale um bloco bem posicionado do que vários atrapalhando a experiência do leitor![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
– Audiência qualificada
Outro benefício interessante relacionado ao público que vai chegar até seu site através do Google Notícias é que se trata de uma audiência extremamente qualificada.
São usuários que costumam consumir conteúdo semelhante ao seu, e que podem se tornar leitores fiéis da sua publicação.
Fidelizar essa audiência é mais fácil, e as recompensas são muitas: esses usuários costumam se tornar multiplicadores do seu conteúdo!
Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Confira nossos conteúdos no YouTube!
[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/Rribtgyn34w”][vc_empty_space][vc_column_text]Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright! [/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Somos uma AdTech com soluções e tecnologias para publishers e anunciantes. Entre em contato e conheça a maior rede de sites regionais do Brasil – a Alright for Brands!
[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]