[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Páginas AMP: Por que e como criar páginas AMP para seu site” subtitle=”Entenda como criar páginas AMP para o seu site, os benefícios e como elas afetam o desempenho dos sites nos dispositivos móveis” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#8c52ff” bg_gradient2=”#00fbb1″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004027″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]O assunto de hoje é: páginas AMP. Não tem como negar: o mundo é mobile. Grande parte da população, tanto aqui no Brasil quanto no resto do mundo, acessa a internet através de dispositivos móveis – e esse contingente de usuários só tende a aumentar.
Smartphones, tablets, smartwatches… os devices para navegar na rede são cada vez mais numerosos, e mais acessíveis ao público.
Mas será que o conteúdo que produzimos para a web acompanha essa tendência? Será que nossos sites e portais têm a estrutura necessária para serem acessados rapidamente pelos usuários de dispositivos móveis?
Com essas e outras questões em mente, algumas gigantes da internet – como Google, LinkedIn, Pinterest e Twitter – se uniram em 2015 para criar o AMP Project.
AMP, sigla para Accelerate Mobile Pages (páginas móveis aceleradas, em português) é uma iniciativa que visa oferecer conteúdo de uma maneira mais leve e rápida para os usuários, proporcionando uma melhor experiência para o mesmo.
Quer entender como criar páginas AMP para o seu site, os benefícios e como elas afetam o desempenho dos sites nos dispositivos móveis?
Continue lendo, que vamos explicar tudo![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
O que são as páginas AMP?
Como o próprio nome entrega, a AMP é uma tecnologia que permite que as páginas sejam carregadas de maneira mais leve e veloz em dispositivos móveis.
Para que os sites sejam exibidos mais rapidamente, esta tecnologia atua simplificando a estrutura e reduzindo o tamanho das páginas web.
Ou seja, quando o usuário acessa um artigo AMP, ele não verá todos os elementos do seu site, mas sim uma versão mais leve e com maior velocidade no carregamento, já que apenas o essencial será exibido na tela. Para você ter uma ideia, o modelo padrão das páginas AMP conta com título, resumo, texto e imagens.
Por isso, é importante lembrar que o AMP é ideal para conteúdos mais simples, como artigos e notícias, mas pode não ser a melhor solução para páginas mais elaboradas e que contam com mais recursos visuais.
Também é importante lembrar que as páginas aceleradas são versões daquelas publicadas em seu site, que não deixam de existir. Para evitar problemas por conteúdo duplicado, é necessário incluir uma canonical tag na versão da página AMP, para indicar ao Google qual é a versão original do conteúdo.
Mas como o AMP funciona? A tecnologia é composta pelos três pilares abaixo:
1) AMP HTML: é um código HTML com algumas restrições e extensões que o diferenciam do HTML básico.
2) AMP Javascript (JS): ajuda a renderizar mais rapidamente as páginas de AMP HTML. A biblioteca do Javascript implementa as melhores práticas para um melhor gerenciamento dos recursos, como CSS inline e fonte de acionamento.
3) Google AMP Cache: o cache busca por páginas AMP HTML, as armazena e melhora o desempenho delas, já que o carregamento é automático.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
A importância do AMP para desempenho de site nos dispositivos móveis
Enquanto a tecnologia dos dispositivos móveis avança em passos largos, não podemos afirmar o mesmo em relação à estrutura de internet, especialmente aqui no Brasil.
A velocidade da internet móvel muitas vezes fica abaixo do esperado, o que pode prejudicar a exibição de páginas completas, com todos os elementos planejados pelo publisher.
Para você ter uma ideia, segundo o estudo Worldwide Broadband Speed League, realizado anualmente pelo cable.uk, o Brasil ocupa o 111º lugar no ranking da velocidade de internet, com uma média de 4,84 Mps.
Em comparação, Taiwan – que ocupa a primeira posição no ranking – oferece internet com uma média de 85,02 Mps.
Se pensarmos que o celular já é o principal meio de acesso à internet aqui no Brasil, com 79,3% da população acima dos 10 anos de idade possuindo um aparelho, fica cada vez mais evidente a necessidade de adaptarmos nosso conteúdo para garantir a acessibilidade de todos.
Pensar nos usuários de dispositivos móveis e criar páginas AMP para o seu site é garantir que o conteúdo seja facilmente (e rapidamente) acessado pelos usuários, onde quer que eles estejam.
Para os publishers, isso significa mais acessos, maior fidelização da audiência, e consequentemente, mais ganhos com o conteúdo produzido. Por isso, oferecer um site mais rápido e eficiente deve ser uma de suas prioridades ao colocar seu projeto no ar! [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Os benefícios de usar AMP para o SEO
Além de garantir o acesso ao seu conteúdo mesmo com a internet em velocidades mais baixas, usar páginas AMP também causa um impacto muito positivo na sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca).
Embora o AMP tenha sido idealizado e disponibilizado primeiramente para sites de notícias, atualmente a tecnologia está disponível para todos os nichos – inclusive para páginas de e-commerce.
O formato é altamente recomendado para qualquer projeto web, já que torna o conteúdo acessível a todos. Isso significa mais acessos, uma melhor reputação e mais possibilidades de ganhos para o publisher.
Segundo Rudy Galf, gerente de produtos AMP para o Google, uma página acelerada pela tecnologia tem o tempo médio de carregamento de 0,7 segundos. Por outro lado, outras páginas podem demorar até 22 segundos para serem exibidas nos dispositivos móveis – tempo suficiente para o usuário desistir e procurar respostas para suas dúvidas em outro lugar.
Para ter um bom desempenho nas buscas, é preciso priorizar a velocidade de carregamento da página, já que o algoritmo do Google (responsável por 92,5% das pesquisas no mundo) opera com a lógica “mobile first”. Ou seja, o primeiro item avaliado é a performance do site em dispositivos móveis.
Mesmo que você tenha um conteúdo espetacular, é necessário que ele seja exibido rapidamente em smartphones e tablets, entre outros devices. Por isso, criar páginas AMP para o seu site é tão importante.
Além disso, o formato AMP diminui consideravelmente a taxa de rejeição e ajuda o Google a entender que o seu conteúdo é relevante, o que garante um melhor posicionamento no mecanismo de busca da empresa. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
AMP como complemento à responsividade
As páginas AMP não são a mesma coisa que ter um site responsivo, embora os conceitos possam causar certa confusão. Na verdade, o AMP é um complemento à responsividade e implementar ambos em seu site é uma receita destinada ao sucesso.
Já mencionamos aqui a lógica “mobile first” presente nos algoritmos do Google. Ela faz com que ter um site responsivo seja absolutamente indispensável.
O site responsivo é aquele que se adapta automaticamente a qualquer tipo e tamanho de tela, o que garante que seu conteúdo seja acessível para todos os usuários.
Já as páginas AMP são versões mais leves e rápidas daquelas que já estão publicadas no site, garantindo o carregamento veloz do conteúdo mesmo em condições desfavoráveis, como no caso de uma internet lenta.
Do ponto de vista do SEO, ter ambas soluções em seu site é ideal, já que ele vai preencher os requisitos do Google para figurar nas primeiras posições das buscas. A partir daí, o seu trabalho passa a ser somente criar conteúdo de qualidade e atrair audiência.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Páginas AMP x Páginas Responsivas” link_type=”external” text=”Entenda a diferença e impactos sobre a geração de receita de conteúdo” item_url=”https://alright.com.br/paginas-amp-e-paginas-responsivas/”][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
O impacto das páginas AMP na monetização do conteúdo
Mesmo que as páginas AMP possuam uma estrutura simplificada, ainda assim é possível exibir anúncios e monetizar o seu conteúdo.
Com páginas mais leves e rápidas, a tendência é que as versões AMP do seu site recebam um maior número de visitas e, consequentemente, tragam melhores resultados financeiros para os publishers.
Os anúncios nas páginas AMP são inseridos através das tags amp-ad e amp-embed. Mas é importante ressaltar que os documentos AMP são compatíveis apenas com anúncios e incorporações veiculados via HTTPS.
Também vale destacar quais são os formatos de layout compatíveis com o amp-ad: fill, fixed, fixed-height, flex-item, intrinsic, nodisplay e responsivo.
Os anúncios são carregados de maneira semelhante ao resto do conteúdo nas páginas AMP, com a tag <amp-ad>.
Por outro lado, não é permitido exibir JavaScript das redes de publicidade nas páginas AMP. Em vez disso, a tecnologia AMP carrega um iframe de origem diferente (por meio de um sandbox) e executa o JS da rede de publicidade dentro do sandbox desse iframe.
Exigências para exibir anúncios em páginas AMP
O AMP Project tem algumas exigências para a exibição de publicidade nas páginas.
Segundo o site do projeto, “o <amp-ad> exige que os valores de largura e altura sejam especificados de acordo com a regra do tipo de layout dele. Ele precisa de um argumento type que selecione qual rede de publicidade será exibida. Todos os atributos data-* da tag serão passados automaticamente como argumentos para o código que renderizará o anúncio. A rede de publicidade define quais atributos data- são necessários para determinado tipo de rede, e os atributos precisam ser documentados com essa rede”.
Pode parecer complicado, mas a boa notícia é que a Alright tem uma solução para simplificar esse processo para os publishers, e falaremos mais a respeito dela em seguida!
Anúncios em vídeo nas páginas AMP
Além dos anúncios tradicionais, as páginas AMP também comportam publicidade em vídeo.
São três formas de exibir anúncios em vídeo e gerar receita nas páginas AMP:
1) As AMP são compatíveis com diversos players de vídeo, como YouTube e DailyMotion, entre outros, que possibilitam a geração de receita com anúncios. Você pode ver a lista completa de players aqui.
2) Também é possível usar o componente amp-ima-video, que vem com um SDK do IMA e um player de vídeo HTML5 integrados.
3) Por último, caso seu player de vídeo não seja compatível com AMP, você pode exibir seu player personalizado usando amp-iframe.
Redes de anúncios e incorporações compatíveis com AMP
As páginas AMP são compatíveis com diversas redes de anúncios, como Adsense, AdTech, DoubleClick e Yahoo, entre outras.
Também é possível incorporar elementos que atuam na monetização das páginas, como Outbrain, Postquare e Taboola.
Você pode consultar a lista completa de redes de anúncios e incorporações compatíveis aqui. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Como criar páginas AMP para seu site com o plug-in da Alright
Como mencionamos anteriormente, a Alright conta com uma solução para criar páginas AMP para o seu site com facilidade.
O plug-in AMP da Alright para WordPress permite que os publishers implementem as páginas AMP de maneira fácil e rápida, sem necessidade de um grande conhecimento em programação.
A instalação do plug-in é bastante simples e é realizada em poucos cliques. Só é necessário fornecer três informações para que a ferramenta funcione: o Analytics Site id, Video Widget Id e Vídeo Playlist Id.
Depois da instalação, basta notificar o seu account manager na Alright para que ele verifique se o plug-in foi instalado corretamente. Pronto! Seu site já estará gerando páginas AMP que rodam todos os anúncios do seu site.
Ah, é importante mencionar: para usar o plug-in AMP da Alright é necessário desinstalar outros plug-ins instalados com o mesmo fim, ok? [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Métricas e análises de páginas AMP
Agora que você já sabe como criar páginas AMP para o seu site, também é importante saber como acompanhar os resultados alcançados com elas.
Como já mencionamos anteriormente, as páginas AMP são versões de páginas de conteúdo já existentes em seu site.
As métricas do Google Analytics, por exemplo, não contabilizam os resultados das páginas AMP juntamente com os resultados das páginas originais.
Não é possível usar a tag “analytics.js” em páginas AMP, e por isso, uma tag diferente do Google Analytics é fornecida especificamente para as páginas nesse formato.
O Google Analytics para AMP oferece métricas diferentes da versão tradicional. Os dados disponíveis são:
- Dados da página: domínio, caminho e título da página
- Dados do usuário: ID do cliente e fuso horário
- Dados de navegação: referenciador e ID exclusivo de exibição da página
- Dados do navegador: altura da tela, largura da tela e agente de usuário
- Dados de interação: altura e largura da página
- Dados do evento
Saiba mais sobre o acompanhamento de páginas AMP no Google Analytics aqui.
Curtiu o conteúdo? Assine a newsletter da Alright e receba todas as novidades em primeira mão! [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Confira nossos conteúdos no YouTube!
[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/Rribtgyn34w”][vc_empty_space][vc_column_text]Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright! [/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Somos uma AdTech com soluções e tecnologias para publishers e anunciantes. Entre em contato e conheça a maior rede de sites regionais do Brasil – a Alright for Brands!
[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]