Omnichannel: campanhas de mídia que integram on e off

Com desenvolvimento acelerado da tecnologia nas últimas décadas e a crescente penetração da internet em todas as camadas sociais, um novo perfil de shopper se configurou. O smartphone virou uma extensão do corpo. Estamos sempre conectados, consumindo online e querendo tudo na palma da mão.

Durante muito tempo, especulou-se sobre o digital acabar com o analógico. Quem nunca ouviu que os e-commerces acabariam com as lojas físicas, por exemplo? Que os meios tradicionais morreriam em função dos canais online? Mas, isso não aconteceu. E, aqui vai um exemplo da nova jornada de consumo:

 

Essa é apenas uma das possibilidades da experiência de consumo com diferentes canais. A partir deste cenário, temos a concepção de omnichannel: a integração de estratégias on e off para atender um novo estilo de vida e comportamento de compra.

Tendo isso em vista, aqui vão algumas perguntas: você está abordando e atendendo esse consumidor com todo o potencial possível? A sua marca está traçando uma estratégia completa para impactá-lo nesses diferentes momentos desse novo fluxo de consumo?

Omnishopper e a participação do smartphone na jornada de consumo

Omnishopper: esse é o termo que retrata o perfil do consumidor atual. Seu comportamento de consumo flutua por diferentes canais de forma bastante fluída, e o fio condutor de tamanha mudança é a tecnologia.

O Report Total Retail PWC 2017 revelou como o celular tem ganhado mais espaço como dispositivo de compra e pagamento:

  • 73% pesquisam preços de produtos e serviços pelo celular;
  • 46% usam o mobile para, de fato, comprar.

Assim, atualmente a compra via mobile é a terceira forma mais usada, juntando-se ao topo com as compras em loja física e via desktop. Simultaneamente, no entanto, mais de ⅓ desse público ainda mantém a frequência de visita às lojas físicas.

Quanto à experiência on combinada com a off:

  • 73% desses entrevistados gostaria de receber ofertas – principalmente personalizadas – em tempo real;
  • mas somente 44% estão satisfeitos com a abordagem das marcas;
  • ao mesmo tempo, os consumidores recomendam a melhora da informação e da experimentação física nos estabelecimentos.

Ou seja, embora muitos consumidores confiem ao dispositivo móvel uma tripla função – ferramenta de pesquisa, dispositivo de compra e método de pagamento – vemos que muitos outros têm claramente uma jornada de compra combinada. Enquanto uns pesquisam e compram produtos totalmente online, outros buscam no digital mas fecham a compra em loja física; e outros diversos fluxos mesclando essas etapas e canais por diante…

Esses números indicam a necessidade de impactar e viabilizar seus produtos, ofertas e descontos online, de forma personalizada e contextualizada, sem deixar de pensar no físico: seus estabelecimento e canais off e formas de integrá-los com o digital.

Campanhas de mídia omnichannel: como integrar os dois mundos

Aqui chegamos ao grande desafio das marcas nos dias de hoje: precisamos diminuir a distância entre os mundos online e offline, fazendo uma abordagem contextualizada ao máximo para cada omnishopper. Para isso, porém, é preciso diversificar os investimentos. Nesse processo, é claro, inevitavelmente, se faz necessária a quebra de certos paradigmas. Mas, não necessariamente rompendo com o trabalho que já vem sendo feito, e sim complementando as estratégias.

Confira alguns dos recursos práticos para combinar suas ações em uma estratégia verdadeiramente omnichannel nos quais temos expertise aqui na Alright:

Campanha mobile geolocalizada

O mobile marketing tem sido um caminho para romper a barreira entre os universos on e off que, na verdade, já não são dois mundos isolados. Nessa perspectiva, o geomarketing tem sido um recurso poderoso. Afinal, os locais que uma pessoa frequenta dizem muito sobre ela e sua rotina, o chamado geobehavior revela dados que podem ser usados de formas incríveis.

A In Loco Media, plataforma parceira da Alright que tem a maior rede de anúncios mobile da América Latina, possui a exclusiva tecnologia de geolocalização indoor que permite impactar o consumidor através de seu dispositivo móvel, seja em torno da loja física (ou outro determinado ponto) e dentro dela, com muito mais precisão que um GPS: a assertividade da localização exata tem variação apenas de um a três metros.

Lembra daquele 73% dos brasileiros que gostariam de receber ofertas personalizadas em tempo real? Com essa tecnologia é possível atender essa demanda impactando os consumidores dentro de estabelecimentos. Pensando nas possibilidades, pode-se sair na frente dos concorrentes mapeando públicos da concorrência e abordando todos que visitaram ou estão visitando determinados estabelecimentos no momento mais oportuno (pode ser tanto enquanto estiverem em contato com a concorrência quanto posteriormente).

E a integração não acontece só para a abordagem online da marca relacionada ao geobehavior (comportamento de localização) do consumidor. Ela facilita a avaliação do sucesso das ações de forma inovadora: é possível tanto mensurar com métricas digitais, como cliques e impressões, quanto offline, como visitas ao seu estabelecimento geradas via campanhas mobile (e você pode pagar apenas quando a visita acontecer). Incrível, não?

TvSync: Sincronia de mídia online e off em TVs

O TV Sync consiste na sincronização entre campanhas online e offline. Como funciona, na prática: assim que um anúncio é veiculado na televisão ou rádio, a campanha digital é ativada.

As possibilidades com essa tecnologia são muitas: desde usar a veiculação de seus próprios anúncios para ativar anúncios online até usar a de determinado concorrente como gatilho para uma ação de guerrilha. Também pode-se usar determinado assunto em pauta na programação aberta ou fechada para fazer uma abordagem mais contextualizada e aproveitar o momento em que possivelmente a busca no digital por aquele tema será maior.

A sincronização pode ser feita de variadas formas, conforme sua necessidade: com pesquisas online (como campanhas do Google Adwords), social ads (anúncios patrocinados no Facebook, por exemplo), ou ainda campanhas de vídeo e display.

Usar o TvSync em suas campanhas de mídia é uma forma de recapturar a atenção do consumidor e tanto reforçar a mensagem quanto aumentar o tempo de exposição e contato dele com sua marca. Ambas, ações estratégicas no comportamento multitelas do omnishopper, que tem a atenção mais dividida e, logo, mais dispersa.

O interessante também é que, com o TvSync, você potencializa a performance de suas campanhas (afinal, explora os momentos em que o usuário já foi impactado pela campanha em TV e continua a abordagem via dispositivo móvel, em um momento em que ele está mais propenso à ação desejada). Você consegue medir, analisando e comparando KPIs do site ou campanha digital, o efeito que seus anúncios em televisão ou rádio geram e como estão performando.

 

Quer entender mais sobre cada possibilidade e como funcionam? Descubra como essas estratégias são aplicáveis às suas campanhas. Preencha o formulário e entraremos em contato. Você também pode nos encontrar pelo e-mail comercial@alright.com.br.