A proposta dos Oásis de Notícias foi central no evento “Café com Aner”, promovido pela Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), que reuniu associados e interessados no mercado editorial para uma tarde de troca de ideias e inspirações. Realizado no dia 4 de junho, o encontro contou com a presença de Domingos Secco, fundador da Alright, que compartilhou suas décadas de experiência no meio digital e a proposta de valor da empresa para impulsionar comunidades.
O tema da vez foi “Transformando Veículos de Imprensa Local em Oásis de Notícias”, que reflete a missão assumida pela Alright para combater os desertos de informação e impulsionar comunidades com os chamados Oásis de Notícias.
Domingos Secco destacou que esses oásis são veículos de imprensa local que se tornam fontes vitais de informação para suas comunidades. Ele falou da importância de preencher lacunas informativas e como a Alright tem trabalhado para transformar esses veículos em uma rede abrangente em todo o Brasil.
“O mercado de mídia, vocês devem saber, é muito concentrado em grandes anunciantes, em grandes agências, em grandes plataformas. E esse mercado meio invisível, ele não é atendido, ele não é desenvolvido. Então, a gente colocou como uma missão, que não é nada fácil, auxiliar esses pequenos veículos e fazer deles, junto com eles, essa rede que vai ter capilaridade em todo o país”, afirmou Secco.
O fundador da Alright apresentou as tendências listadas no “Guia Alright 2024: Como Transformar Tendências em Ações”, uma publicação inovadora e pioneira que foi elaborada coletivamente com a participação de especialistas renomados no mercado editorial.
Onde estão os Oásis de Notícias
Durante a apresentação, ele destacou a importância de um olhar geográfico detalhado para identificar os oásis de notícias. “Segundo o IBGE, são 558 microrregiões no Brasil, isso dá mais ou menos 10 municípios a cada microrregião. E é nessa pesquisa, nesse olhar geográfico que a gente identificou os oásis de notícias”, explicou.
Secco enfatizou a importância da colaboração e da construção de redes de confiança. “Trabalhar sozinho, isolado, com certeza é permanecer nas escuras. Então, por isso ainda mais, quero parabenizar aqui o trabalho de vocês, porque isso realmente muda o jogo.”
Ele destacou que a Alright já trabalha com mais de 400 veículos locais de todos os tamanhos, alguns líderes regionais, outros em fase de crescimento ou transformação. “Nós temos uma meta, como eu comentei, de preencher as 558 microrregiões. Um dos objetivos é que a gente feche o ano com mil desses veículos.”
Regina Bucco, diretora executiva da ANER, falou com entusiasmo sobre o conhecimento compartilhado nesta edição do Café com ANER e já deixou o nome da Alright como indicação para novos eventos. “Queremos convidar a Alright para estar com os laboratórios da ANER e tratar justamente sobre o tema das mídias locais, pois é de extrema importância para a nossa comunidade”.
O evento, realizado online, será disponibilizado no canal do YouTube da ANER, e conteúdos adicionais podem ser acessados no site oficial da associação (www.aner.org.com.br).