[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”O que são formatos Padrão IAB e por que adotá-los?” subtitle=”Entenda mais sobre o que é o IAB, quais são os padrões que esta entidade estabeleceu para a publicidade online e por que adotá-los” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#8c52ff” bg_gradient2=”#00fbb1″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004042″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]A internet está em constante evolução, assim como seus usuários. Se algum dia navegamos em sites repletos de gifs, com música automática e mil pop-ups pulando na janela, nem lembramos.
A experiência do usuário ganhou papel de destaque no desenvolvimento de projetos web e a publicidade acompanhou essa tendência.
Os formatos, posicionamentos e funcionalidades dos anúncios também mudaram com o passar dos anos. Com esta mudança, foi necessário padronizá-los para tornar a internet mais segura e agradável.
Mas que padrões são esses? Quem os determina? Esse é o assunto do nosso artigo: os formatos padrão IAB na mídia programática.
Continue lendo para entender o que é o IAB e quais são os padrões que a entidade estabeleceu para a publicidade online![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
O que é IAB e qual sua importância
Fundado em 1996 e sediado na cidade de Nova York, o IAB (Interactive Advertising Bureau, ou Escritório de Publicidade Interativa traduzido para o português) é a entidade que desenvolve os padrões da indústria, além de conduzir pesquisas e fornecer suporte para as empresas de publicidade online.
Composto por mais de 650 marcas e empresas de tecnologia responsáveis pela venda, entrega e otimização de campanhas, o IAB realiza pesquisas sobre publicidade interativa, ao mesmo tempo em que educa marcas, agências e a comunidade empresarial em geral sobre a importância do marketing digital.
A Rede Global IAB conta com 45 IABs nacionais, inclusive a IAB Brasil, e três IABs regionais para desenvolver soluções e fazer avançar a indústria de publicidade digital em todo o mundo.
Os IABs estão localizados na América do Norte, América do Sul, África, Ásia, Pacífico Asiático e Europa. Cada associação é controlada e operada de forma independente, e funciona de acordo com as legislações e necessidades de cada mercado.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
O IAB no Brasil
O IAB Brasil, por sua vez, foi criada em 1998 e se chamava Associação de Mídia Interativa (AMI) até 2006, quando passou a integrar a rede global e mudou sua denominação para IAB Brasil.
Sem fins lucrativos, o IAB Brasil conta atualmente com 250 filiados, entre sites, portais, empresas de tecnologia, agências, desenvolvedores web e anunciantes, etc. A associação também possui, segundo seu site, as seguintes missões:
- Orientar o mercado sobre planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens comerciais;
- Desenvolver o intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos de seus associados;
- Divulgação de pesquisas e estudos que comprovem a eficiência da mídia interativa;
- Promover a identificação de oportunidades de posicionamento da mídia interativa através de linguagem publicitária para atrair o interesse de anunciantes e profissionais da mídia tradicional.
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
A importância de acompanhar e usar os formatos padrão IAB na mídia programática
O IAB reúne os principais players da publicidade online mundial. Anunciantes, veículos e agências trabalham juntos para encontrar as melhores soluções para que o marketing digital atinja seus objetivos de maneira cada vez mais bem-sucedida.
Para você ter uma ideia, o conselho administrativo do IAB global conta com representantes de marcas como NFL, Reuters, Google, Samsung, Viacom, IBM, Warner, Condé Nast, Amazon, Unilever, Roku, GM, Disney e Facebook, entre outras.
Em tempos de leis de proteção de dados sendo aprovadas no mundo todo, como a LGPD aqui no Brasil, é fundamental estar atento aos movimentos do mercado global para encontrar novos meios e formatos de publicidade online que sejam eficazes, mas que também estejam em consonância com as legislações vigentes.
Por isso, o IAB investe bastante em pesquisa e também na educação do mercado. A organização promove diversos cursos (inclusive no Brasil) e seus padrões são reconhecidos em todo o mundo.
É importante ressaltar que os formatos padrão IAB na mídia programática, assim como em outros meios, não são obrigatórios – nem mesmo para as empresas que fazem parte da organização.
Mas lembre-se que estamos falando de empresas líderes do mercado, que investem milhões em publicidade e pesquisa, e que estão chancelando esses formatos.
Portanto, se você deseja alcançar os melhores resultados com a publicidade exibida através da mídia programática em seu site ou portal, os formatos padrão IAB são o melhor caminho para isso. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Os formatos padrão IAB
Como mencionamos, o IAB usa o seu braço de pesquisa, o IAB Tech Lab, para desenvolver e estudar os melhores formatos de publicidade digital.
Os formatos padrão IAB são amplamente conhecidos e utilizados pelas maiores agências e anunciantes. Também são um guia para oferecer a melhor experiência na publicidade em diversos ambientes digitais.
Para os publishers, é essencial conhecer os formatos padrão IAB de mídia programática e entender quais são os tipos de publicidade que proporcionam uma melhor experiência para os usuários, ao mesmo tempo em que garantem mais ganhos.
O IAB divulga periodicamente um portfólio atualizado com os seus formatos padrão. A última versão foi lançada em novembro de 2019. Tendo em vista esta última atualização, hoje vamos explorar alguns desses formatos e quais foram as mudanças realizadas. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Páginas AMP x Páginas Responsivas” link_type=”external” text=”Entenda a diferença e impactos sobre a geração de receita de conteúdo” item_url=”https://alright.com.br/paginas-amp-e-paginas-responsivas/”][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Os princípios LEAN
A última edição do portfólio de formatos padrão IAB focou principalmente na experiência do usuário e na flexibilidade dos anúncios, já que os dispositivos móveis são cada vez mais comuns e a navegação multitelas é uma realidade.
Por isso, todo o estudo por trás dos padrões IAB atualizados levou em consideração os princípios LEAN (sigla para Light, Encrypted, AdChoices supported, and Non-invasive – ou leve, criptografada, com opção AdChoices e não invasiva).
Segundo o IAB, a experiência LEAN se baseia nos seguintes princípios:
1) Respeito: o objetivo básico do usuário é consumir o conteúdo do publisher;
2) Controle: o consumidor tem controle sobre sua experiência com propaganda;
3) Escolha: o consumidor escolhe o conteúdo que deseja experimentar e por quanto tempo desejar.
Ou seja, os publishers devem priorizar a experiência do usuário, utilizando anúncios em formatos leves e não-intrusivos, que não comprometam o tempo de carregamento da página. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
As especificações de tamanhos de anúncios flexíveis
Dentro do portfólio dos formatos padrão IAB, válidos também para a mídia programática, a entidade divulga uma tabela com os tamanhos dos anúncios recomendados.
Nessa tabela, é possível encontrar informações como tipo de anúncio, nome do formato, formato de anúncio de tamanho fixo para transição, proporção, tamanho, limite de tamanho, peso máximo e tamanho de imagem estática:[/vc_column_text][vc_single_image image=”7004055″ alignment=”center”][vc_column_text]
Fonte: E-book Formatos Padrão IAB
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Formatos de conteúdo de anúncios
O portfólio dos formatos padrão IAB também destaca as especificações para diferentes formatos de conteúdo de anúncios. Confira quais são as sugestões da entidade:
Rich Media
Rich Media são os recursos interativos que proporcionam novas experiências com o conteúdo. Esses recursos podem ser animação, elementos que acionem a expansão do anúncio, vídeo ou outros. A orientação do IAB é que as experiências com Rich Media devem ser sempre iniciadas pelo usuário.
Animação
As animações são imagens em movimento. Não confunda com os anúncios em vídeo, pois geralmente não são usados arquivos nesse formato. É importante que o peso total desses arquivos esteja dentro dos limites permitidos de carregamento inicial e carregamento subsequente.
As recomendações do IAB para as animações incluem que o tempo de animação não deve exceder 15 segundos. A entidade também ressalta que não é recomendado que haja luz intermitente (flash), alto contraste, movimentos rápidos e cores muito vivas na animação, que podem causar mal estar em alguns usuários.
Expansão de anúncios
A expansão acontece quando o anúncio expande para um tamanho maior que o tamanho original. É recomendado que essa expansão seja inicializada pelo usuário, em vez de ser reação a alguma ação, como passar o mouse ou pousar o cursor em um item específico.
É importante que o anúncio expandido tenha um botão de cancelamento ou fechamento bastante claro e visível, que permita ao usuário dispensar o anúncio quando desejado.
Anúncios intersticiais
Os anúncios interstiticiais são aqueles que aparecem antes, durante ou após uma experiência de conteúdo. É importante entender que anúncios pop-up, que sobrepõem o conteúdo, não são considerados intersticiais.
Assim como outros formatos, os anúncios intersticiais devem exibir um botão de fechamento bem claro. Não é recomendado que eles apresentem contagem regressiva para que os usuários possam fechá-los.
Vídeo
Os anúncios em vídeo são bastante populares, mas envolvem uma série de cuidados por conta do tamanho dos arquivos – que podem provocar lentidão no carregamento da página.
O IAB tem diferentes recomendações para vídeos com reprodução automática e para aqueles que são iniciados pelos usuários. Essas recomendações não se aplicam aos anúncios in-stream, também conhecidos como pre-roll, mid-roll e post-roll.
Confira os padrões IAB para vídeos:
Reprodução automática de vídeo iniciada pelo sistema anfitrião
- Os vídeos devem ter duração máxima de 15 segundos;
- O tamanho máximo do arquivo não pode exceder 1.1 Mb;
- A qualidade mínima do arquivo deve ser de 24 fps. Para largura de banda menor (menos de 2 mbps), recomenda-se utilizar 18 fps.
Reprodução de vídeo iniciada pelo usuário
- Não há duração máxima recomendada;
- A qualidade mínima do arquivo deve ser de 24 fps. Para largura de banda menor (menos de 2 mbps), recomenda-se utilizar 18 fps.
Áudio
Além dos anúncios produzidos especificamente em áudio, anúncios em vídeo e animações podem conter som para aprimorar a experiência dos usuários.
Porém, a reprodução automática de áudio pode ser incômoda para alguns. Por esse motivo, o padrão IAB recomenda que os anúncios com áudio sejam configurados para o mudo no início de sua reprodução.
Botões de fechamento
Os formatos padrão do IAB recomendam que todos os tipos de anúncio contenham botões de fechamento claros e imediatamente visíveis aos usuários.
Os botões de fechamento devem:
- Estar localizados no canto superior direito do anúncio;
- Incluir um “X” com tamanho mínimo de 50×50 dp;
- Estar disponível desde o início da exibição do anúncio.
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Requisitos gerais para os anúncios segundo o padrão IAB
O guia também conta com alguns requisitos gerais para os anúncios, que devem ser observados pelos publishers antes da veiculação dos criativos:
Publicidade Baseada em Interesse (IBA): segundo o IAB, os anúncios que utilizam direcionamento baseado em comportamento e interesses dos usuários devem incluir controles de autorregulação.
Publicidade em áudio: o anúncio deve incluir um controle para que o usuário defina quando (e se) ouvirá o conteúdo. Ou seja, o áudio deve ficar silencioso nos anúncios por padrão. Nada de autoplay!
Identificação do anúncio: o IAB recomenda que o anúncio deve ser publicado de forma que não se confunda com o conteúdo editorial. Como exemplo, a entidade recomenda que os criativos tenham bordas claramente definidas, para não se confundir com o conteúdo normal da página.
Carregamento de CPU: outro ponto importante destacado pelo IAB é o peso dos anúncios, que devem ser desenvolvidos de forma a serem executados sem interferir no desempenho do site ou do aplicativo. A recomendação é de que o carregamento máximo da CPU seja de 30% por anúncio ativo.
Número máximo de arquivos carregados por anúncio: segundo o IAB, o anúncio não deve exceder dez solicitações de arquivo durante o carregamento inicial. Arquivos adicionais (additional files) podem ser carregados conforme necessário.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
IAB e Coalition for Better Ads
Além da pesquisa e divulgação dos formatos IAB, a entidade também faz parte da Coalition for Better Ads (Coalisão para Melhores Anúncios), uma iniciativa formada por mais de 50 associações e empresas envolvidas com mídia online.
A iniciativa identificou que grande parte da audiência online rejeita a publicidade digital, o que levou à popularização dos ad-blockers e plugins que bloqueiam a visualização de anúncios.
Para reverter esse quadro, a CBA criou o Better Ads Standards (Melhores Padrões de Anúncios), para oferecer publicidade digital menos invasiva e garantir uma melhor experiência para os usuários de todo o mundo. O programa certifica as empresas e publishers que estão em conformidade com as regras estabelecidas pela iniciativa.
Entre os formatos desktop que não se encaixam dentro dessas regras, estão os anúncios pop-up, a reprodução automática de anúncios em vídeo com som, os anúncios do tipo prestitial (que aparecem antes do site ser aberto) com contagem regressiva e anúncios grandes fixos.
Para os anúncios destinados a dispositivos móveis, a Coalition for Better Ads não recomenda aqueles no formato pop-up, do tipo prestitial, com tamanho maior do que 30% da tela, anúncios animados intermitentes, anúncios de vídeo reproduzidos automaticamente com som, anúncios poststitial com contagem regressiva, anúncios de rolagem em tela cheia e grandes anúncios fixos.
Ou seja, os anúncios nos formatos mencionados acima não se encaixam no padrão IAB e devem ser evitados.
Tendo em vista os formatos e os requisitos necessários para estar com a sua publicidade online dentro dos padrões IAB, percebemos que é preciso estarmos atentos as atualizações diárias da associação para oferecer sempre a melhor experiência ao usuário, tornando a entrega mais segura e efetiva.
Curtiu o conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Confira nossos conteúdos no YouTube!
[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/Rribtgyn34w”][vc_empty_space][vc_column_text]Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright! [/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Somos uma AdTech com soluções e tecnologias para publishers e anunciantes. Entre em contato e conheça a maior rede de sites regionais do Brasil – a Alright for Brands!
[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]