A primeira semana de março foi histórica para a Alright. É que por aqui, no dia 7 de março, tivemos o lançamento do Guia Alright 2024 – Como Transformar Tendências em Ações. E se você ainda não sabe sobre o que estamos falando, calma, já explicamos.
Antes queremos contar que a live de lançamento do Guia Alright 2024 iniciou às 20h e se encerrou perto das 23h da quinta-feira, e contou com a participação dos profissionais:
- Marlise Brenol, jornalista e pesquisadora
- Domingos Secco, fundador da Alright
- Cesar Paz, empreendedor
- Pyr Marcondes, jornalista
- Daniela Bueno, publicitária
- Ana Holanda, jornalista e escritora
- Gabriel Mazzutti, especialista em Marketing Digital
O Guia Alright 2024 foi escrito com a colaboração de mais de 15 profissionais da área da comunicação. E entre os principais objetivos dele está, como o próprio nome diz, guiar os comunicadores – jornalistas, publicitários, empreendedores, entre outros – nos processos de mudança que o mundo digital tem enfrentado. E não estamos falando apenas do avanço da Inteligência Artificial Generativa, ou à desativação dos cookies de terceiros, mas também do crescimento dos influenciadores digitais e das mudanças no comportamento dos usuários ao consumirem notícias. Sim, há muitos que, primeiro acessam as redes e depois os portais – quando os acessam – o que tem preocupado e causado muitas dores em editores e jornalistas. Sem falar nas notícias falsas e desinformação que podem emergir por aí!
Mas junto com essa turbulência do mar agitado das informações da internet, a gente da Alright preparou um “colete salva-vidas” para lançar aos nossos parceiros de veículos locais: um material exclusivo, completo e único chamado Guia Alright 2024 – Como Transformar Tendências em Ações, que apresenta 12 capítulos. Cada um deles aborda um tema principal, apontado como tendência para este ano e, mais do que explicar e contextualizar, ensina como colocar em prática.
A gente não promete fazer milagres, mas prometemos que, juntos, podemos nos fortalecer no mercado da comunicação.
Então vamos lá, o capítulo…
- 1 fala sobre a valorização da cultura local e a criação de senso de comunidade;
- 2 aborda cooperação e colaboração com outros veículos;
- 3 traz estratégias na era pós-cookies de terceiros;
- 4 destaca o uso da inteligência artificial a favor do seu negócio;
- 5 apresenta a influência digital como estratégia;
- 6 incentiva a agir contra a desinformação;
- 7 sugere criar conteúdos originais e humanizados;
- 8 incentiva a ampliação de espaços para causas sociais urgentes como raça, clima, gênero, classe, etc;
- 9 fala sobre a integração de estratégias omnicanal;
- 10 dá um empurrãozinho e relembra que é preciso “preparar-se para adotar a transformação como regra”;
- 11 questiona se regulamentar as plataformas digitais e os programas de IA é a solução e, o último capítulo;
- 12 apresenta sugestões de leituras de relatórios e ebooks sobre tendências no mercado da comunicação.
Ufa! É uma trajetória que parece longa mas que vale a leitura de cada página deste Guia Alright 2024. Além de um conteúdo que agrega conhecimento, o guia tem uma abordagem prática. E passar pelas páginas digitais é super agradável, porque o design também traz cor e leveza à leitura.
Agora dá uma conferida no que a galera que participou da live, no dia 7 de março, falou durante a a apresentação do Guia:
Pyr Marcondes, jornalista, escritor e profissional de Marketing.
Daniela Bueno, publicitária e fundadora do Manas, coletivo de networking de executivas negras.
Confira o que outros participantes do Guia Alright 2024 falaram sobre o material:
“Cada território é único, com sua identidade cultural. Tenho visto a cultura sendo massificada a partir de grandes centros, quando temos realidades, conhecimentos, saberes distintos. O guia se constrói como um documento referencial, pra esse processo de fundamentação.”
Cesar Paz, empreendedor e professor universitário.
“Se você não tem os dados, você não sabe para quem vai produzir. [Então a ação é] conhecer o usuário de uma forma primária. Conhecê-lo é super relevante. E o ecossistema como um todo só tende a ganhar, tanto o conteúdo quanto a monetização por anúncios.”
Gabriel Mazzutti, líder de Addressability na LiveRamp, no Brasil.
“Eu trabalhei muitos anos no jornalismo tradicional. O maior desafio é a gente mudar nossa forma de enxergar a construção narrativa. Ela é muito técnica. Hoje quando eu ensino as pessoas a fazerem isso, o grande passo é fazer elas perceberem que elas estão escrevendo. A forma como vem sendo feito há décadas não funciona mais. Temos que fazer uma mudança estrutural da nossa formação.
Ana Holanda, escritora e jornalista.
“Os veículos precisam se preparar para adotar a transformação como regra. Cada vez mais temos avanços tecnológicos e a gente precisa estar em constante atualização. Essa habilidade de se ajustar às mudanças é crucial para ter sucesso nos negócios. “
Marlise Brenol, jornalista e pesquisadora.
“As comunidades têm o poder de desenvolvimento social, econômico, político. E a Alright tem o propósito de impulsionar comunidades em torno de veículos de comunicação local, que são os grandes motores dessa cadeia. É a partir disso que podemos promover mais democracia.”
Domingo Secco, fundador da Alright.
E aí, ficou interessada(o) em ler o Guia Alright 2024? Então clica aqui para receber seu material de forma gratuita.