[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Alright AdTech ” heading=”Mobile First: por que é importante oferecer uma boa experiência mobile para seus visitantes?” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7003279″ bg_overlay=”dark40″ height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_column_text]Quando você se torna um publisher, não pode se preocupar apenas com a criação do conteúdo para o seu blog, site ou portal. Também é fundamental pensar em como atrair visitantes para a sua página, e por isso é importante conhecer as técnicas de SEO e aplicá-las o quanto antes no seu projeto.
O principal mecanismo de buscas na rede é, sem dúvidas, o Google. Conhecer o algoritmo de indexação do buscador é a melhor maneira para garantir que seu conteúdo será encontrado facilmente pelos leitores.
Um dos mais importantes quesitos para que o Google priorize o seu site nas buscas é a capacidade dele se adaptar aos diferentes tamanhos de telas – especialmente às dos smartphones. Desde março de 2018 a empresa adotou o “Mobile First” como principal critério para definir quem fica no topo das buscas.
Isso significa que a sua página deve ser exibida corretamente nos dispositivos móveis, cada vez mais utilizados no mundo inteiro. Mas como fazer isso? Continue lendo para saber mais sobre o Google Mobile First, e como adaptar o seu site a ele![/vc_column_text][vntd_content_box title=”Confira dicas rápidas de SEO para publishers” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/dicas-de-seo/”][vc_empty_space][vc_column_text]
O que é Mobile First?
O conceito foi criado em 2011 por Luke Wroblewski, diretor de produto do Google, ao lançar o livro Mobile First – que significa “dispositivos móveis em primeiro lugar”. O livro fala sobre estratégia e design para esses dispositivos, e foi o primeiro a chamar a atenção para a necessidade de pensar nos usuários mobile. Mas o buscador demorou alguns anos para adotar essa filosofia nos seus resultados.
O algoritmo utilizado pela empresa para indexar os conteúdos publicados na internet mudou diversas vezes ao longo dos anos, mas só em 2018 o Google adotou o Mobile First para valer.
Desde então, o Google utiliza diversos critérios para definir quais são os conteúdos que aparecerão no topo das buscas para cada palavra-chave. Relevância, uso de imagens e outros recursos, organização do conteúdo, número de links apontando para a página, velocidade de carregamento e o uso adequado das palavras-chave são alguns deles, mas o primeiro a ser verificado é a versão mobile dos sites.
A empresa prioriza os sites que oferecem uma boa experiência aos usuários, portanto aqueles que possuem um design responsivo e que se adaptam aos mais diferentes tamanhos de telas são priorizados no ranqueamento do buscador.
Isso não significa que um site que só possui versão desktop não será indexado. Mas significa que a página provavelmente não estará no topo das buscas. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Conheça algumas prática essenciais de UX para seu site ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/dicas-para-fidelizar-a-audiencia-do-seu-site/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Por que você deve se preocupar com os usuários mobile?
Com uma rotina cada vez mais atribulada, muitos usuários utilizam os smartphones para resolver questões do dia a dia, como fazer uma transferência bancária ou pagar uma conta, fazer compras, assistir vídeos, manter contato com parentes e amigos, e, claro, consultar o Google para pesquisas.
Somente no Brasil são 230 milhões de celulares ativos – número que supera a população do país. Segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) em 2019, são 10 milhões de dispositivos móveis a mais do que no ano anterior. Nada menos que 49% dos brasileiros utilizam apenas o celular para acessar a internet. Ou seja, o crescimento exponencial no número de celulares aponta uma tendência de consumo de conteúdo cada vez maior nesses dispositivos.
Os números globais são ainda mais impressionantes: segundo o estudo Economia Móvel 2019 divulgado pelo GSMA (organização que reúne operadoras de celulares do mundo inteiro), 5,1 bilhões de pessoas utilizam smartphones no mundo inteiro. Isso significa 67% da população mundial. A Europa é o continente com a maior porcentagem de usuários de smartphones, com 85% da população. A América do Norte aparece com 83%, seguida de América Latina (67%), Ásia e Pacífico (66%), Oriente Médio e Norte da África (64%) e África Subsaariana (45%).
Ou seja, qualquer site que deseja conquistar uma audiência cativa em qualquer lugar do mundo deve sim se preocupar com a experiência de navegação dos usuários mobile. Hoje em dia é muito fácil procurar outra fonte de informações, e você não quer perder audiência. Certo? [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Como adaptar seu site e conteúdo ao Mobile First?
Agora que você já sabe a importância de oferecer uma boa experiência para os usuários mobile, fica a pergunta: como adaptar o seu site e conteúdo a essa realidade? Confira algumas dicas a seguir:
1) Crie conteúdo dinâmico e objetivo
Os usuários de dispositivos móveis muitas vezes acessam a internet enquanto estão no trânsito, na fila do banco ou enquanto esperam o pedido no restaurante. Ou seja, o tempo disponível para a leitura é limitado, e o seu conteúdo deve acompanhar esse ritmo. Seja direto e objetivo. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Saiba mais sobre conteúdos perenes ou evergreen” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/conteudo-evergreen/”][vc_empty_space][vc_column_text]
2) Preste atenção na velocidade de carregamento do seu site
Além de ser uma das “exigências” do Google, a velocidade de carregamento faz bastante diferença em um país como o Brasil, que tem diversas áreas sem cobertura e usuários com internet limitada. Evite o excesso de imagens e utilize ferramentas que testam o tempo de carregamento das páginas para se certificar de que seu site apresentará as informações buscadas pelos usuários imediatamente, ou veja-os ir embora para acessar o conteúdo do seu concorrente. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Saiba como medir e melhorar a velocidade de carregamento do seu site” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/tempo-de-carregamento-do-site/”][vc_empty_space][vc_column_text]
3) Cuidados com o design
É muito importante que os usuários consigam ler e navegar através do conteúdo da sua página com facilidade. Isso significa utilizar menus verticais, botões e fontes de tamanhos apropriados, e descartar recursos como o uso de flash ou janelas pop-up. Facilite a leitura dividindo seus textos em pequenos parágrafos e inserindo fotos horizontais. Também é fundamental garantir que seu design se adapta a qualquer tamanho e formato de tela – não se esqueça dos usuários de tablets, que geralmente têm a tela quadrada.
Fontes:
Hostgator | Revista PEGN | Época Negócios | Wix[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text]
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