Mídia Regional foi o tema central da conversa ocorrida na última terça-feira, 03 de setembro, promovida pela Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) em mais uma edição do Café com ANER. O evento reúne especialistas e profissionais do setor para discutir os rumos da comunicação no Brasil. A transmissão, realizada ao vivo pelo canal oficial da ANER no YouTube, trouxe como convidado Domingos Secco, fundador e CEO da Alright.
A Diretora Executiva da ANER, Regina Bucco, fez a mediação do papo com tema “Alright e a Mídia Regional”, abordando as transformações necessárias para fortalecer o jornalismo local em um cenário de constantes desafios. Secco apresentou a construção da proposta de valor da startup para o mercado, os produtos e as soluções desenvolvidas para impulsionar os negócios e os veículos que integram a Rede Alright.
Secco começou sua apresentação enfatizando o esforço de pesquisa da Alright para entender as complexidades da indústria de notícias nos últimos anos. Ele relembrou a dedicação do time em estudar o setor, com foco particular no jornalismo local. “O Brasil é um país de dimensões continentais, com comunidades distribuídas e diversas. Colocar o jornalismo local no centro das discussões é essencial para garantir que essas comunidades sejam bem servidas por veículos de comunicação que entendem suas realidades e necessidades”.
Embora a imprensa local desempenhe um papel fundamental no desenvolvimento das comunidades, muitos desses veículos enfrentam desafios significativos, como a desinformação e a dificuldade em garantir receita e monetização. “Estamos falando de veículos que, quando têm credibilidade e relevância local, possuem uma conexão única com suas comunidades. Eles têm vitalidade e, muitas vezes, são mais relevantes que os grandes veículos nacionais, especialmente no interior do país”, afirmou. Secco ressaltou ainda que esses veículos, especialmente os digitais, é o que a Alright conceitua como os Oásis de Notícias em meio ao vasto cenário midiático brasileiro, que conta com até 12 mil desses veículos em operação.
A Inovação na Mídia Regional
Um dos pontos centrais abordados por Secco foi a necessidade de inovação para garantir a sobrevivência e a expansão dos veículos locais. Ele observou que, apesar das mudanças tecnológicas, a indústria do jornalismo não evoluiu significativamente nas últimas décadas, resultando em uma queda acentuada de valor. “A única mudança real que vimos foi o acesso às notícias pelo celular. Mas, em 25 anos, a indústria não mudou nada”.
Atualmente essa indústria compete diretamente com aplicativos, games, influenciadores e outras novas lógicas de consumo de informação. Para a Alright, somente a inovação e a criatividade trarão o valor necessário para esse mercado e a devida diferenciação para provar o porquê é impactante investir na mídia regional.
Nesse contexto, Secco apresentou a nova plataforma desenvolvida pela Alright, o Acelera. Como uma ferramenta projetada para apoiar a evolução dos veículos de comunicação locais, o Acelera tem como um de seus pilares a educação, oferecendo cursos para orientar a produção de conteúdo e o uso de tecnologias emergentes. Outro aspecto importante é o marketplace integrado, que permite a seleção de ferramentas e fornecedores que atendam às necessidades específicas dos veículos, ajudando-os a encontrar soluções sob medida para seus desafios.
Os interessados podem utilizar a plataforma de duas maneiras, adquirindo uma assinatura e se tornando membros do Acelera para acessar conteúdos exclusivos e obterem condições especiais em produtos e eventos ou adquirindo serviços no marketplace, cursos avulsos de parceiros na área de educação ou navegando pelas dicas na biblioteca de ferramentas.
Criatividade para potencializar a Mídia Regional
Leo Becker, líder de criação e design da Alright, também compartilhou insights sobre a parte criativa da empresa e o uso de tecnologia na criação de conteúdo. Becker destacou o papel da inteligência artificial (IA) na transformação dos processos criativos.
“Acredito que a inteligência artificial generativa seja o novo modus operandi para a criação de conteúdo. No entanto, essa tecnologia não substitui o trabalho humano; ela complementa e expande o que podemos fazer”, comentou Becker. Ele destacou que a tecnologia avança rapidamente, e aqueles que souberem utilizá-la de forma positiva terão uma vantagem significativa na busca por audiência e relevância.
Becker será um dos próximos convidados do Café com ANER e já anunciou que irá aprofundar esse tema. A expectativa é que ele explore ainda mais como a criatividade e a inovação tecnológica podem impulsionar a mídia regional, contribuindo para a sustentabilidade e o crescimento desses veículos em um mercado em constante transformação.
Confira no YouTube a edição completa do Café com ANER e Alright.