[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Mídia Programática: Dicas de como aprimorar habilidades” subtitle=”Saiba mais sobre conceitos indispensáveis sobre a área da mídia programática, bem como conselhos que podem começar a ser colocados em prática agora” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#6244e8″ bg_gradient2=”#6244e8″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004185″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Já não é novidade para ninguém como a esfera digital pode trazer oportunidades incríveis de crescimento para empresas e profissionais da área. O que pouca gente sabe é como a estratégia de mídia programática pode contribuir para isso.
De fato, muita gente faz anúncios nas grandes mídias sociais, nos motores de busca como Google, Bing, Yahoo! Ask Brasil e até mesmo na rede de display deles, mas não necessariamente trabalha com um plano de mídia e uma estratégia clara.
Imagine uma empresa de administração de restaurante corporativo, certamente se ela investir em veículos de mídia digital vai conseguir um resultado bastante positivo, já que o serviço de catering é um dos que mais crescem no mundo.
Contudo, dizer isso de forma genérica é uma coisa, outra bastante diferente é atingir a segmentação e a assertividade que uma boa estratégia de anúncios patrocinados exige. É justamente aí que surge o conceito estratégico de mídia programática.
Na verdade, o que ela propõe é simplesmente automatizar todo o processo de compra e venda de mídia que os veículos online oferecem hoje.
Para quem já teve o trabalho de fazer anúncios nessa área, trata-se de uma revolução enormemente positiva, tanto para buyers (marcas anunciantes), quanto para publishers (quem abre seu espaço para anúncios e monetiza isso).
Basta lembrarmos que, antes da internet, negociar com os veículos de mídia era algo restrito a grandes empresas. Era preciso lidar com emissoras de televisão nacional ou local, rádios locais, revistas, jornais e todos os demais meios offline.
Porém, engana-se quem pensa que a internet trouxe imediatamente a melhor das soluções, pois esse processo foi engatinhando aos poucos. Há dez ou quinze anos atrás, já era possível uma empresa de entrega motoboy anunciar na web, mas de modo diferente.
Antes da rede de display, por exemplo, era preciso negociar o espaço online um a um, indo atrás de cada portal ou plataforma para saber sobre a possibilidade de aparecer nos banners desses sites, tendo de fazer um estudo sobre a sinergia dele com sua solução.
Já com a Mídia Programática é possível lidar com essas mídias como se fossem leilões, de maneira bastante simplificada e facilitada pela tecnologia da automatização. Porém, ainda assim é preciso saber fazer o serviço e entender do assunto.
Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo conceitos indispensáveis sobre a área, bem como conselhos que podem começar a ser colocados em prática agora. O mais bacana é que hoje essa estratégia serve para qualquer segmento.
Quer dizer, seja para vender produtos populares ou serviços nichados como instalação de mobiliário urbano em São Paulo, a estratégia de mídia programática pode ajudar e muito na hora de fazer anúncios assertivos e automatizados.
Então, se você quer entender como exatamente isso é possível e mudar o seu marketing digital de patamar por meio dessa estratégia, inclusive monetizando seu próprio espaço na internet, basta seguir adiante na leitura.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
O que é mídia programática?
Já ficou claro que o termo “programático” remete à noção de programação, porém, alguns veem isso de maneira errada, pensando que tem a ver com programação de softwares e com toda aquela linguagem técnica que pouca gente entende.
No fundo, aqui programático só quer dizer programa, no sentido de sistematização, agenda e controle, e não de uma linguagem lógica e complexa. Daí nossa proposta de você mesmo aprimorar suas habilidades na área.
O grande foco da mídia programática não é outro senão o de ajudar as empresas a fazerem anúncios e se comunicarem com o seu público. Ou seja, é o velho esforço de estar onde o cliente está, na hora certa e do jeito certo.
Inclusive, uma empresa que lida com venda de computador completo, por exemplo, pode divulgar seus anúncios em tempo real, o que antes era impensável.
Assim, quem já era profissional de mídia e tinha de fazer a gestão e a negociação desses espaços, simplesmente viu na proposta da mídia programática uma oportunidade.
Alguns até se perguntam se essa proposta não é apenas mais uma das tantas ideias de marketing que surgem diariamente no mercado.
As pesquisas mostram que não, como um levantamento da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), que mostrou que de 2016 para cá o segmento cresceu mais de 900%, indo de 1,9 bilhão de movimentação para quase 20 bilhões por ano.[/vc_column_text][vc_empty_space][vntd_content_box title=”Tráfego com o Google Discover” link_type=”external” text=”Saiba o que é o Google Discover e como ele pode ajudar a trazer mais visitantes para seu site” item_url=”https://alright.com.br/como-gerar-mais-trafego-para-seu-site-com-o-google-discover/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Detalhando suas funções
A principal função da mídia programática é, basicamente, quebrar barreiras. Em termos técnicos, isso significa simplificar e segmentar. Sem compreender isso, pode ser difícil aprimorar suas habilidades na área.
A ideia é fazer uma mediação entre o anunciante e o anúncio, por meio de um painel de controle (dashboard), que dá todo o controle de uma campanha ao seu gestor.
Assim, uma empresa que vende impressora etiqueta código de barras e que já sabe qual é seu público-alvo, simplesmente configura as ações para impactar esse perfil de internautas, configurando as peças publicitárias conforme suas preferências.
Para dominar tudo isso, as funções mais técnicas e básicas são:
- Onboarding de dados;
- Retargeting;
- Conteúdo semântico;
- Whitelists;
- Third Party Data.
Com o onboarding de dados, você pode trazer sua base de leads como modo de apontar qual é o seu perfil de preferência. O retargeting é a função que permite mapear a audiência dos seus anúncios para retrabalhá-la depois, o que é incrível.
O conteúdo semântico é um dos maiores avanços da história dos parâmetros, pois estuda a sinergia dos portais de anúncio por meio das palavras-chave do seu próprio nicho, assim como a whitelist salva os mais relevantes para sua marca.
Por fim, Third Party Data aprofunda tudo isso levando em conta a demografia e os interesses do seu público, como modo de mensurar as intenções de compra.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Monetização e dicas de estudo
Como referido, quem compra anúncios nessas mídias digitais são os buyers, as empresas que vão anunciar. Já quem vende (ou “aluga”) seu espaço digital para ele virar banners e anúncios é o publisher, que é quem monetiza esse universo todo.
Ao aprimorar suas habilidades com a mídia programática, é possível monetizar de modo mais assertivo e eficiente, melhorando os resultados gerais. A maneira mais prática de fazer isso é com as dicas de estudo a seguir:
1. Os principais cursos da área
O universo digital muda em uma velocidade alucinante, então é preciso fazer cursos o tempo todo para manter-se sempre atualizado.
Claro que ler artigos ajuda, porém aprender diretamente com especialistas é ainda melhor. Além disso, se você tem um blog sobre banner impressão (ou sobre qualquer outro segmento ou assunto), mas não sabe monetizá-lo, está perdendo tempo.
Atualmente, os principais cursos do mercado são os seguintes:
- MediaMath Academy: Certificação Programática;
- LinkedIn Learning: Gere receita com o AdSense;
- Google: SkillShop (vai do Google Ads ao Waze);
- Udemy: mais de 800 opções, que só aumentam.
De cara você vai perceber que a maioria desses cursos gira em torno do Google Ads, que realmente é a maior solução da área e a mais intuitiva.
Além de ser uma das criadoras do famoso conceito de PPC (Programa de Pagamento por Clique), sua rede de display já está disponível em mais de 10 milhões de sites.
2. Por que estudar os KPIs?
Os cursos vão ensinar como funciona o ecossistema dos anúncios na esfera digital de hoje, sempre trazendo as novidades da área.
Mas para aprimorar ainda mais suas habilidades em mídia programática, é preciso manter em dia outros pontos centrais do próprio marketing digital, como o dos KPIs.
Trata-se do Key Performance Indicator (Indicador-Chave de Desempenho), que permite aplicar fórmulas a cada ação que for realizada nas campanhas.
Se a ideia é fazer anúncios sobre caixa display papelão, como saber se o resultado está perto de ser atingido sem um modo de mensurá-los racionalmente?
Aí é que entra uma taxa de bounce rate (taxa de rejeição da página), para você ou seu cliente saber quantas pessoas estão abandonando o conteúdo.
Também é possível medir as taxas de conversão de tráfego móvel, ou mesmo a conversão das landing pages e daí em diante.
3. Aprendendo a planejar
Por fim, como vimos lá no começo, a própria mídia programática não seria nada sem um bom plano de mídia, que nada mais é do que um planejamento.
O segredo aqui é estudar sempre novas formas de criar planos documentados, com começo, meio e fim, inclusive transpondo o resultado para slides e apresentações.
Se você decide vender cortina blackout em tecido, precisa antes entender a missão da empresa, o objetivo da campanha, a expectativa do público-alvo, os veículos implicados e muito mais. Então, documente tudo isso e estruture em planos de mídia.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Considerações finais
Por fim, deixamos claro que a mídia programática não tem nada a ver com “programação” de computador ou com uma linguagem complexa e incompreensível.
Trata-se de um dos maiores avanços da história do marketing e de uma tendência que veio para ficar. Inclusive, tanto os buyers como os publishers podem se beneficiar disso tudo.
Com as dicas que trouxemos aqui, vai ficar ainda mais fácil dominar esse ecossistema incrível, então agora basta colocar a mão na massa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/Rribtgyn34w”][vc_empty_space][vc_column_text]Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright! [/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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