Jornalismo em pauta: como a inteligência artificial potencializa o jornalismo local. A live sobre inteligência artificial será realizada dia 29 de novembro às 17h com transmissão pelo YouTube da Alright
Os recursos gerados por meio de Inteligência Artificial avançam em um ritmo que assusta alguns e encanta a outros. Na área da comunicação, alguns profissionais já utilizam ferramentas digitais que automatizam tarefas e auxiliam nas atividades do dia a dia.
O mais popular instrumento de IA são os Chats de linguagem generativa como o chat GPT e o Google Bard. Eles ganharam popularidade nos últimos dois anos e provocaram polêmicas. Enquanto para uns é ferramenta indispensável, outros consideram uma ameaça. Porém, a IA vai muito além do chats de linguagem generativa e abarcam a geração de artes, gráficos e imagens, manipulação de vídeos e tecnologias de circulação de conteúdos e anúncios.
Jornalistas já utilizam Inteligência Artificial nas produções
Uma pesquisa global realizada pelo JournalismAI* entrevistou mais de 120 editores, jornalistas, profissionais de tecnologia e criadores de mídia de 105 redações de 46 países. Eles compartilharam aprendizados sobre o uso de Inteligência Artificial e de IA Generativa.
Segundo a pesquisa, mais de 75% dos participantes utilizam a IA em pelo menos uma das áreas do jornalismo, que inclui a coleta, produção e distribuição de conteúdo. Outro dado importante é que mais de 50% dos participantes responderam que a principal motivação para utilizar a IA foi a possibilidade de aumentar a eficiência e a produtividade, o que permite que os jornalistas tenham mais tempo para se dedicar a trabalhos criativos. E 43% dos profissionais defenderam a importância de capacitar jornalistas na “alfabetização em IA” e em outras habilidades emergentes, como engenharia de prompts. O relatório da pesquisa foi lançado em outubro de 2023.
Outra pesquisa realizada com editores esportivos do Brasil e de Portugal, revelou que 61% dos brasileiros e cerca de 35% dos portugueses consultados, utilizam ferramentas de IA na rotina jornalística. O estudo “Inteligencia artificial en el periodismo deportivo: estudio en Brasil y Portugal” foi publicada na Revista de Comunicaciín da Universidade de Piura, no Peru. Os dados foram coletados de março a agosto de 2023.
A importância da IA na publicidade
Para o fundador da Alright Media, Domingos Secco, utilizar Inteligência Artificial na publicidade é um caminho interessante e que resolveria grande parte do problema com a produção de anúncios. “Muitos anunciantes não têm recursos ou agências para aumentar a veiculação da publicidade. Nós, enquanto publishers e enquanto empresa de tecnologia, resolvendo essa barreira, com a utilização de ferramentas que usam IA na produção de publicidade, conseguiremos aumentar a capacidade de atendimento de novos anunciantes locais. A IA na publicidade também tem mais assertividade na produção desses anúncios. Os veículos de jornalismo local terão mais benefícios ao conseguirem atender um número muito maior de anunciantes.” explica.
E é com o objetivo de refletir e debater sobre as possibilidades que a IA oferece nos processos de produção jornalística que a Alright realizará a live “Como a inteligência artificial potencializa o jornalismo local”.
Estarão presentes na live: o jornalista sócio-fundador do JOTA, Felipe Seligman e o editor da newsletter Farol Jornalismo e mentor do programa Acelerando Negócios Digitais do International Center For Journalists (ICFJ), Giuliander Carpes. A mediação será realizada pela jornalista e sócia da Cartola Conteúdo, Marlise Brenol.
IA: aliada ou inimiga dos jornalistas?
Quanto mais os recursos tecnológicos da Inteligência Artificial avançam, mais debates surgem em relação a possíveis ameaças que ela pode causar, como a diminuição da demanda por jornalistas.
Será? E se a IA for uma aliada na produção jornalística, na busca por informações complementares, na agilidade da escrita, na circulação de notícias e no relacionamento com o público?
Independente do seu nível de conhecimento sobre as ferramentas digitais, é sempre possível aprender novos recursos das tecnologias de automação que vão facilitar seu trabalho. E são muitos os caminhos para trilhar esta aprendizagem, como os cursos, softwares e equipes multidisciplinares. Esses e outros assuntos serão abordados pelos nossos convidados!
E aí, ficou curioso(a) sobre os desdobramentos do uso de IA no jornalismo?
Então vem participar da live “Jornalismo em pauta: Como a inteligência artificial potencializa o jornalismo local”, nesta quinta-feira, 29 de novembro às 17h
O bate-papo é organizado pela Alright, a maior rede de publishers locais e regionais do Brasil e será transmitido ao vivo pelo canal da Alright no Youtube.