[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Monetização” heading=”Latência do site” subtitle=”Entenda o que é a latência presente em todas as ações da web e como atenuar seus impactos sobre a geração de receita do seu site” btn1_label=”” bg_overlay=”dark50″ bg_gradient1=”#71f7b2″ bg_gradient2=”#0050f5″ height=”custom” fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][vc_wp_categories][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003692″ alignment=”center”][vc_column_text]Latência do site é um fator de impacto na experiência do usuário e na geração de receita de publishers. Porém, não é o mesmo que tempo de carregamento do site.
Leia até o final e entenda melhor do que estamos falando.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
O que é Latência
Latência significa atraso. No contexto do que estamos falando aqui, trata-se do tempo que um servidor leva para receber e responder a uma informação de comando do usuário e carregar uma nova página do seu site, por exemplo.
A latência age sobre toda e qualquer ação na web, e cada objeto do seu site gera uma ação diferente com o servidor, aumentando o número de interações com ele e o número de informações a serem processadas.
Por isso, sites com excesso de elementos como imagens, ícones e até anúncios, podem tornar o seu tempo de latência maior, prejudicando a velocidade de carregamento de suas páginas e outros problemas que veremos a seguir.
Mais adiante vamos falar sobre algumas práticas que evitam estender a latência do seu site. Mas antes vamos falar de seus reais impactos negativos.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Males causados pela alta latência de página
É lógico que quanto maior a latência, mais lento é um site. E já sabemos os prejuízos que a lentidão traz para sua monetização, mas não custa lembrar:
1) Site lento
Lentidão de carregamento é ruim para a experiência e engajamento do usuário, além de prejudicar sua monetização com as altas taxas de rejeição do site e perda de impressões, já que as publicidades podem sofrer atraso de carregamento e deixarem de serem visualizadas. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Diminua o tempo de carregamento do seu site” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/tempo-de-carregamento-do-site/” text=”Confira dicas de como fazer seu site carregar suas páginas com maior velocidade”][vntd_content_box title=”Engajamento do usuário” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/engajamento-do-usuario-e-geracao-de-receita/” text=”Confira como as métricas de engajamento do usuário do seu site influenciam na sua monetização”][vc_empty_space][vc_column_text]
2) Short Clicks nos anúncios
Um site de alta latência causa problemas de short clicks (cliques curtos) nos anúncios exibidos. Isso ocorre quando o usuário clica na publicidade em um site, e por conta da demora no seu redirecionamento para a página do anúncio, ele clica no botão de voltar ou fecha o navegador antes da página de redirecionamento carregar. Nesse caso, então, o clique é contabilizado, mas a sessão não.
Você pode verificar isso acusado em seu Google Analytics quando as campanhas ativas do Google Ads têm uma contagem de sessões menor do que a de cliques.
Isso prejudica a experiência do usuário e aumenta a taxa de rejeição do seu site. Saiba dicas técnicas de como diagnosticar e resolver o problema de cliques breves em artigo de suporte do Google aqui.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Como diminuir a latência do seu site
É possível diminuir o tempo de latência presente em qualquer atividade da web com práticas simples, como:[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
1) Diminua a distância entre usuário e servidor
Quando acessamos um site estrangeiro, percebe-se que o tempo de resposta aumenta pela maior lentidão de carregamento na transição de uma página para outra. Isso tem a ver com a maior distância entre seu ponto de acesso e o local onde o site está hospedado.
Esse problema pode ser atenuado com o uso de uma Rede de Distribuição de Conteúdo, mais conhecido como CDN (Content Delivery Network). Diversas empresas oferecem essas redes, que são grupos de servidores que ajudam a reduzir a distância do usuário em cada ponto de acesso.
O CDN funciona como um replicador dos servidores da hospedagem do seu site em diversos pontos geográficos, garantindo um maior alcance de usuários sem abrir mão da boa experiência de um site ágil.
Se você deseja alcançar audiências distantes, investir em um bom CDN valerá a pena e diminuirá a latência do seu site. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
2) Escolha uma boa hospedagem para seu site
Se você não visa a um alcance tão ampliado, é interessante que o seu servidor esteja localizado o mais próximo possível da base da audiência do seu site.
Ou seja, escolha bons provedores cujo data center esteja o mais próximo do Brasil possível, ou que ofereçam hospedagem na nuvem (cloud hosting), como o WordPress. Isso fará muita diferença para o desempenho do seu site.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
3) Busque parcerias especialistas em monetização de conteúdo
Alguns publishers optam por monetizar seu site por conta própria, sem uma parceria especialista e de confiança para otimizar seus espaços de anúncios e fazer as configurações de campanhas que exigem certo grau de conhecimento técnico e de programação.
Por isso, é indicado que publishers busquem parcerias como a Alright AdTech para cuidar desses procedimentos que, se não forem realizados da forma correta, certamente prejudicam o desempenho do seu site em diversos aspectos, inclusive no tempo de latência, refletindo em perdas na eficiência das campanhas e na geração de receita.[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_video link=”https://youtu.be/tumuYtAqDz8″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Curtiu o conteúdo?
Solicite uma avaliação do seu portal para fazer parte da Alright for Brands – a maior Rede digital de publishers regionais do Brasil – e monetize seu portal com anúncios de grandes marcas que confiam na Alright.
[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]