Na live “Jornalismo Local: desertos de notícias como oportunidades”, a Alright Media propõe abordar o tema na perspectiva de como reduzir ainda mais os desertos de notícias no país.
Nas últimas décadas, a transformação digital impactou em diversos segmentos da economia. Com a indústria de mídia não foi diferente. As consequências ainda são evidentes porque os modelos de negócio que antes sustentavam os negócios de jornalismo e entretenimento sofreram um grande deslocamento. Muitos veículos de mídia fecharam, um fenômeno mundial. No Brasil, essa realidade foi mapeada pela pesquisa Atlas da Notícia.
A pesquisa está na sexta edição e, em 2023, pela primeira vez desde 2017, apresenta o menor número de municípios considerados desertos do que o de cidades que contam com ao menos um veículo de comunicação jornalística servindo a sua população. Porém, ainda são 2.712 municípios sem acesso a notícias locais, uma estimativa de 26,7 milhões de brasileiros afetados pela falta de um veículo de imprensa na comunidade para tratar de temas sobre o lugar onde vivem.
Para qualificar o debate, estarão ao vivo na live “Jornalismo Local: desertos de notícias como oportunidades”, Sérgio Lüdtke, presidente da ProJor e coordenador da pesquisa Atlas da Notícia, e Luiz Henrique Matos, diretor de parceria de notícias da Google na América Latina. A mediação será conduzida pela Marlise Brenol, diretora editorial na Cartola Conteúdo.
Empreendedorismo é um caminho
Conhecer o mercado e como os novos empreendimentos estão se forjando no Brasil proporciona oportunidades para o empreendedorismo na comunicação e no jornalismo, gerando ampliação de iniciativas digitais e preenchendo a lacuna de notícias em comunidades.
Vamos conhecer e conversar sobre esse caminho que vem mudando o ecossistema de mídia. Só a Associação de Jornalismo Digital, a Ajor, reunia em 2023 mais de 100 organizações membros. Em 2021, eram 30. Ou seja, há um ambiente no qual as iniciativas estão colaborando entre si e se unindo para fomentar e fortalecer o ecossistema de mídia.
Ferramentas Digitais impulsionam o jornalismo local
Outro tema relevante para a conversa sobre jornalismo local como oportunidades é conhecer as ferramentas digitais capazes de impulsionar o jornalismo, tanto na modulação dos negócios como no Google Lab Startup, como em ferramentas para construção de narrativas, conhecer o público, desenvolver pautas e ampliar a receita.
A conversa abordará projetos e ferramentas digitais desenvolvidas para fomentar a facilitar a prática do jornalismo local em pequenos e médios veículos para entender como fazer o melhor uso delas e manter-se bem informado sobre as novidades em tecnologia.
Modelos de negócio para o jornalismo digital
A discussão sobre modelos de negócio para a comunicação e jornalismo local é a mais desafiadora. Apesar de existir uma diversificação cada vez maior de modelos de monetização, os veículos precisam acompanhar as mudanças no mercado publicitário, que são constantes.
O jornalismo e a publicidade estão cada dia mais próximos na busca por enfrentar a ameaça de evasão de receitas dos veículos visando manter a longevidade dos sites de notícias. A conversa vai abordar modelos de mídia programática, assinatura, publieditoriais e outras ideias em discussão para fortalecer e diversificar as receitas nos modelos de negócio do jornalismo.
Quinta, 26 de outubro, 17h
A Live “Jornalismo Local – Desertos de Notícias como Oportunidades” é organizada pela Alright, a maior rede de publishers locais e regionais do Brasil. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, 26/10, às 17 horas, e será transmitido ao vivo pelo canal da Alright no Youtube. As inscrições são gratuitas neste link.
Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades da Alright em primeira mão!A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança.
Confira nossos conteúdos no YouTube!
Somos uma AdTech com soluções e tecnologias para publishers e anunciantes. Entre em contato e conheça a maior rede de sites regionais do Brasil – a Alright for Brands!