Jornalismo Digital e Regional ganharam destaque no Café com SECOM, um evento exclusivo realizado nesta quarta-feira (21/08) em Brasília, reunindo lideranças de 40 veículos de comunicação, 18 agências de mídia, representantes de ministérios e anunciantes. Promovido pela Alright como parte do Alright Summit para sua rede de veículos de notícias, o encontro abordou a importância de investir no jornalismo local e a necessidade de políticas públicas específicas para fortalecer esse segmento essencial para a democratização da informação e o desenvolvimento das comunidades.
O encontro abordou temas essenciais, como a difusão de informações em momentos de emergência, a transparência na gestão pública e o fortalecimento das políticas públicas por meio da mídia regional. Os participantes destacaram a relevância de uma comunicação segmentada e próxima da comunidade, capaz de engajar e responder de forma rápida e eficaz às necessidades locais. Foi enfatizada a importância da construção de confiança entre o setor público e a mídia local, visando promover o desenvolvimento econômico das regiões.
Pyr Marcondes, sócio sênior da Pipeline Capital, renomado jornalista, expert em marketing e autor de artigos semanais na Aurora News, realizou a palestra “O poder da mídia local: Ativar, Otimizar, Rentabilizar”.
Uma das mensagens mais fortes da palestra foi sobre o poder da colaboração entre veículos de comunicação como estratégia poderosa para fortalecer o jornalismo local. Entre os pontos abordados, Marcondes mencionou a troca de experiências empresariais e estratégias comerciais, a divisão de custos de implantação tecnológica, além de trocas editoriais e o fomento conjunto de representatividade junto a entidades e órgãos oficiais.
Pyr também ressaltou que os veículos regionais possuem um ativo único: a cultura de sua região. “Vocês têm algo que é só de vocês, a cultura de sua região, e esse ativo pode ser transformado em resultados como empreendedores. Em uma pequena região pode conter o mundo inteiro”, afirmou Pyr, incentivando os veículos a explorarem o potencial local, além de chamar a atenção para investimentos de agências, anunciantes e do poder público.
Missão de Fortalecer o Jornalismo Digital e Regional
Na avaliação de Pyr Marcondes, a Alright sai com uma missão ainda maior a partir dessa oportunidade entre o que foi apresentado pela SECOM, em relação à distribuição de mídia governamental, e as necessidades dos veículos.
Após a palestra, Cleberson Marcon, gerente de Projetos da Coordenação Geral de Mídia da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM), falou sobre o trabalho da pasta na rodada “Desafios e Soluções para o Jornalismo Digital”. Marcon destacou o movimento de aproximação com os veículos digitais, que é um desafio para a SECOM, e reforçou a importância de ações conjuntas para facilitar as campanhas publicitárias e fortalecer a democracia nas comunidades.
Domingos Secco, CEO e fundador da Alright, explica que, ao aumentar a eficiência na entrega de verbas publicitárias, é possível não apenas combater a desinformação, mas também impulsionar as comunidades locais, fortalecendo a democracia. Esse ponto também esteve presente durante as discussões no Café com a SECOM.
“Esse encontro foi fundamental para discutirmos a regionalização das campanhas e compreender as necessidades técnicas para demonstrar a grandiosidade e o impacto dos veículos locais de médio e pequeno porte por todo o país. Nosso foco é apoiar esses veículos e as comunidades, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na construção de uma sociedade bem informada e democrática”, avalia Secco.