In-stream ou outstream? Converta mais com anúncios em vídeo
Formatos de vídeo permitem mais interação com o público e têm ótimo desempenho para trabalhar aspectos de marcas e produtos
A publicidade digital movimentou quase R$ 37 bilhões no Brasil nos últimos dois anos e boa parte desse valor foi investido em mídia programática, segundo o relatório Digital AdSpend 2020/2021, da IAB Brasil. Entre as diversas opções, as campanhas de vídeo têm atingido resultados acima da média, além de oferecer mais possibilidades criativas e formatos.
Para quem deseja anunciar em vídeo é importante entender que existem duas opções de formato: in-stream e outstream. Mas isso não significa que esse tipo de publicidade é limitado, muito pelo contrário. Essas especificações referem-se à forma que o anúncio será exibido e contam com diferentes funcionalidades e formas de criar.
Nesse conteúdo você aprenderá a importância do formato de vídeo para a publicidade e as aplicações para cada formato disponível hoje no mercado.
Por que anunciar em vídeo?
Você sabe por que anúncios em vídeo têm sido cada vez mais valorizados? Pois além da sua versatilidade e interação, o formato é muito eficiente para trabalhar diferentes aspectos de marcas e produtos. Confira algumas das vantagens:
- 80% de quem navega na internet se lembra de anúncios em vídeo vistos no último mês. Desses, a maioria realizou alguma ação após ver o anúncio.
- Quase 90% dos usuários querem ver marcas utilizando mais vídeos. E, já em 2019, 53% da publicidade digital em vídeo foi comprada de forma programática.
- Mais de 50% dos compradores afirmam que anúncios em vídeo ajudaram a optar por uma marca ou produto específico. Desses, 43% clicaram em anúncios em vídeo.
O primeiro dado, levantado pela Online Publishers Association, atual Digital Content Next (DCN), mostra como o vídeo é capaz de atrair a atenção de usuários e usuárias em meio a tantas opções na internet. Já os outros dois, da Social Media Today, reforçam como o formato deixou de ser uma tendência para se tornar um dos preferidos da audiência.
In-stream: anuncie com conteúdo
Traduzindo para o português o formato in-stream é o anúncio que roda “durante a transmissão”. O seu diferencial é que ele sempre é exibido junto com conteúdos de vídeo, podendo aparecer antes, no meio ou depois do vídeo.
Esse formato é encontrado em vídeos de portais de notícias, no YouTube ou também em sites que contam com um player para indicar conteúdos extras, por exemplo.
Possibilidades de anúncios outstream
Já o formato outstream se refere aos anúncios que são exibidos em outros locais dentro do site, em que a publicidade não está acompanhada de conteúdo.
Sendo assim, podem aparecer em diferentes formatos de vídeo, como anúncios flutuantes, em banners ou com rich media (com recursos mais avançados que incentivam a interação, como áudio e mais funcionalidades), entre outros.
Tanto o in-stream quanto o outstream podem ser utilizados in-text (junto com o texto da página).
Faça mais com Alright Vídeo
A Alright conta com uma solução completa de vídeo, com tecnologias próprias do player ao conteúdo, ideais para marcas e publishers. Converse com a nossa equipe comercial e saiba mais!
Quer saber mais sobre outros termos das áreas de mídia programática e marketing? Confira o nosso glossário.