[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Header Bidding: o que é e as vantagens para os publishers” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7002668″ bg_overlay=”custom” bg_overlay_color=”#0a0a0a” height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_column_text]Ao longo dos anos, a publicidade online criou e aperfeiçoou diversos formatos para entregar conteúdo promocional de maneira contextualizada para os usuários – e assim aumentar consideravelmente os ganhos dos anunciantes. As empresas e os internautas são diretamente beneficiados a cada novidade lançada, mas onde ficam os publishers nessa história?
A popularização da mídia programática permitiu que os criadores de conteúdo vendam seus espaços publicitários de maneira direta e ganhem mais. No meio programático, há também o Header Bidding – técnica criada em 2009 por Brian O’Kelley, que se torna cada vez mais utilizada por creators e anunciantes – veio para aumentar as possibilidades de ganho dos publishers.
O que é a técnica de Header Bidding?
Enquanto a mídia programática permite que o inventário de espaços publicitários disponíveis em um site seja negociado em um modelo de cascata com as ad networks preferenciais, a estratégia de Header Bidding considera todas as ofertas ao mesmo tempo de maneira horizontal – ou seja, promove um leilão em tempo real de forma automatizada e em milissegundos, onde o comprador de mídia e o publisher podem participar e o criador de conteúdo tem a certeza de que negociou o seu inventário pelo melhor preço possível.
Para disponibilizar os espaços publicitários de um site dentro do sistema Header Bidding, o publisher deve incluir algumas linhas de código JavaScript no cabeçalho da página (por isso o nome Header Bidding, ou Lance de Cabeçalho).
Quais são os benefícios do Header Bidding?
A principal vantagem de utilizar a tecnologia Header Bidding para o publisher é que ele maximiza seus ganhos sem muito esforço. Se dentro do modelo da programática tradicional o leilão é vencido pela primeira oferta acima do mínimo, com o Header Bidding o publisher pode avaliar todos os lances e vender seu espaço publicitário para quem realmente está disposto a pagar mais, resultando em uma estimativa de aumento de ganho de receita entre 10% e 20%.
Além disso, o Header Bidding é um modelo bastante transparente para os publishers. Ao deixar de privilegiar uma ou duas ad networks, os criadores de conteúdo têm acesso a diversos anunciantes. Isso significa não somente maiores ganhos, mas também mais liberdade para negociar seu inventário.
Para os anunciantes esse modelo também é muito interessante, pois com o Header Bidding eles são capazes de fazer lances e comprar os inventários de sites que até então não estavam disponíveis. Ou seja, as empresas aumentaram consideravelmente seu leque de opções para publicidade. Dessa maneira é possível encontrar páginas muito mais relevantes para o público-alvo e alcançar resultados ainda melhores com os anúncios.
Assim, na dinâmica do Header Bidding, o publisher, a fim ser valorizado e monetizar mais, é estimulado a melhorar sua qualidade para ser mais disputado pelos anunciantes e receber deles maiores lances. Para os anunciantes, isso significa uma impressão um pouco mais cara, mas mais estratégica, pois agrega mais qualidade e valor às suas campanhas de mídia programática.
O Header Bidding limita a venda direta de inventário?
Utilizar o Header Bidding não impede que o publisher venda seus espaços publicitários diretamente. Com a Alright é possível disponibilizar os espaços para venda direta e aproveitar o melhor dos dois mundos na hora de comercializar seu inventário, basta fazer as configurações necessárias no código do Header Bidding.
Criamos um canal no Youtube para trazer os conteúdos de uma maneira mais simplificada.
Confira o nosso vídeo que explica de uma maneira simples o que é Header Bidding:
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