[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Alright for Publishers” heading=”Como o Google Search Console pode ajudar a aumentar a sua receita” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7003286″ bg_overlay=”dark70″ height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_column_text]Se tem uma empresa que entende de internet e hábitos de navegação, é a Google. Ao longo dos anos, a companhia deixou de ser a mera criadora do popular navegador e criou diversas ferramentas para auxiliar tanto os usuários em geral quanto os produtores de conteúdo.
Enquanto o público geral ganhou redes sociais (lembra do Orkut? Do Google Wave? Do Google+?) e ferramentas que organizam nossas vidas, como o Google Flights e o Google Drive, os criadores e profissionais de marketing podem contar com o Google Analytics, o Google Trends e, mais especificamente, com o Google Search Console.
Mas o que é o Google Search Console? Como ele pode ajudar os criadores de conteúdo? Continue lendo que nós vamos contar tudo a respeito da ferramenta! [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Conheça outra ferramenta do Google importante para conteúdistas digitais: o Google Analytics” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/google-analytics-para-monetizadores-de-conteudo/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Conheça o Google Search Console
Que o Google é o maior navegador todo mundo já sabe, mas você sabe que ele responde sozinho por 90,46% de todo o mercado? Isso significa mais de 60 mil pesquisas a cada segundo! Sendo assim, é natural que os criadores de conteúdo queiram estar de acordo com as diretrizes do buscador que definem se um site é bom e confiável – ou não.
Não é por acaso que muitos publishers dedicam boa parte do seu tempo às técnicas de SEO: estar no topo das pesquisas do Google é a garantia de receber muitas visitas e, consequentemente, ganhar muito dinheiro.
O Google Search Console é muito útil para quem quer oferecer a melhor experiência possível aos seus visitantes. A ferramenta faz uma espécie de check-up em todo o seu site e entrega um relatório bastante completo sobre o que funciona e o que pode melhorar na sua página.
Talvez você já conheça o Console: até 2015 ele era conhecido como Webmaster Tools, mas foi renomeado para deixar claro que qualquer pessoa que tenha um site pode utilizá-lo.
Com o serviço você é capaz de ver quais foram as buscas que levaram visitas até seu site, e saber quais páginas apresentam o melhor desempenho, o que pode ser uma mão na roda na hora de criar a sua pauta: saber quais são os conteúdos mais acessados pode guiá-lo na criação de novos artigos. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Dicas simples e valiosas de SEO para publishers” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/dicas-de-seo/”][vc_empty_space][vc_column_text]Outro serviço bastante útil oferecido pelo Google Search Console é o envio de alertas, por e-mail, cada vez que um problema é identificado no seu site. Dessa maneira você pode corrigir qualquer erro rapidamente para manter seu conteúdo no topo das buscas. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Como utilizar o Google Search Console no seu site
O Google Search Console é gratuito e é bastante simples. Para começar a utilizar a ferramenta, você só precisa comprovar que o site rastreado é de sua propriedade. Siga os seguintes passos:
1) Faça login ou crie sua conta Gmail;
2) Entre no Google Search Console, acesse o menu suspenso e selecione a opção “Adicionar propriedade”;
3) Escolha entre Domínio e Prefixo do URL, digite o endereço do seu site e siga as instruções da instalação;
4) Siga as instruções de confirmação da propriedade. A opção “Tag HTML” é mais fácil e rápida;
5) Após a aplicação da tag, retorne ao Google Search Console para realizar a verificação;
Pronto! Se a sua página foi verificada corretamente, você pode começar a usar a ferramenta. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Como usar o Google Search Console para aumentar suas visitas – e seus ganhos
O Google Search Console oferece conteúdo para cada tipo de usuário: desde aqueles que não têm muito tempo para gerenciar um site até aqueles que trabalham com desenvolvimento web e possuem bastante conhecimento na área.
Porém, independentemente do seu nível de familiaridade com a criação e estruturação de um site, ele mostra um resumo com informações bastante interessantes e úteis, como o desempenho da página nas pesquisas, a cobertura do índice (o número de páginas que o Google foi capaz de indexar) e as métricas de usabilidade por dispositivos móveis. Não esqueça que o buscador adotou a política do “Mobile First”, que torna indispensável um bom desempenho do site em smartphones.
Para quem deseja aumentar as visitas e, consequentemente, a receita de um site, o Google Search Console utiliza os algoritmos do buscador para dizer exatamente o que cada criador de conteúdo precisa fazer para melhorar sua indexação e chegar aos primeiros lugares das pesquisas. Ou seja, ele oferece todas as informações que você precisa para destacar seus artigos. Uma verdadeira mão na roda![/vc_column_text][vntd_content_box title=”Google Mobile First: por que é tão importante ter um site adaptado para smartphones? ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/mobile-first/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Ferramentas úteis do Google Search Console para criadores de conteúdo
O Google Search Console oferece uma série de ferramentas extremamente úteis para os criadores de conteúdo – e não deixe de ficar de olho nas atualizações, já que a empresa ainda estuda como aplicar algumas das funcionalidades do antigo Webmaster Tools no Console. Confira algumas que já estão disponíveis e podem ajudá-lo:
– Ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis: o teste revela se uma página é compatível com dispositivos móveis.
– Ferramenta de inspeção de URL: o Google Search Console analisa a página específica que você deseja avaliar, basta digitar a URL para receber informações detalhadas.
– Ferramenta de teste de AMP: permite testar o desempenho de suas páginas AMP (Accelerated Mobile Pages).
– Mudança de endereço: se você migrar seu conteúdo para outra URL, essa é a ferramenta utilizada para avisar o Google e permitir que a mudança apareça nas buscas.
– Relatório de desempenho: mostra quantas pessoas chegaram ao seu site através de pesquisas no Google, quais foram as consultas que mostraram seu site e em qual posição ele apareceu nos resultados.
– Relatório de cobertura: mostra quais páginas do seu site são indexadas pelo Google, com explicações para cada resultado.
– Relatório de sitemaps: mostra quais sitemaps estão cadastrados no Google Search Console e as estatísticas de cada um. O relatório também aponta possíveis erros nos sitemaps.
– Relatório de AMP: mostra quais páginas AMP (Accelerated Mobile Pages) do seu site foram indexadas pelo Google.
– Relatório de problemas de segurança: mostra possíveis falhas que podem ameaçar a segurança do seu site e dos usuários que o visitam. A ferramenta também aponta como corrigi-las.
– Relatório de links: a ferramenta possibilita descobrir quais sites têm links apontando para o seu. Também é possível verificar os links internos. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]Este conteúdo foi útil? A Alright possui um time de BI e uma plataforma própria que ajudam nossos parceiros de monetização a acompanharem seu desempenho e métricas relevantes para geração de receita.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text]
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