O Google Pinpoint é uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial, compila documentos em texto, áudio e vídeo e auxilia jornalistas a analisarem e compartilharem documentos importantes.
Imagine uma grande biblioteca virtual, onde você pode acessar milhares de documentos e registros, em texto, áudio e vídeo. Documentos e informações que podem ser utilizadas em reportagens investigativas ou em pesquisas acadêmicas. Além de poder pesquisar e analisar documentos, você poderia criar sua própria coleção de arquivos. Essa biblioteca existe e se chama Pinpoint. Ela suporta até 200 mil documentos em uma única coleção e oferece uma plataforma que gerencia grandes volumes de dados. A ferramenta Google Pinpoint faz parte do Journalist Studio.
O Journalist Studio, segundo o Google é “um conjunto de ferramentas que usam tecnologia para ajudar repórteres a fazer seu trabalho com mais eficiência, segurança e criatividade”. O Pinpoint é gratuito para jornalistas.
Quer saber como funciona? Segue o fio…
Primeiro, você precisa fazer um cadastro no site journaliststudio.google.com/pinpoint/requestaccess e inserir seu nome, cargo ou função profissional e o nome do veículo de comunicação em que atua. Então, assim que o acesso ao Google Pinpoint estiver ativo, você pode:
Google Pinpoint para fazer pesquisas em vários tipos de documentos
A ferramenta utiliza tecnologias avançadas, como Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e conversão de voz para texto, o que possibilita a busca em arquivos de texto, como documentos do Microsoft Office e e-mails, assim como em imagens, ou seja, a ferramenta identifica palavras em uma imagem, seja ela escrita à mão ou em caracteres.
Obter resultados mais precisos por meio de palavras-chave
O Pinpoint oferece recursos avançados de pesquisa, o que permite correspondências exatas ou parciais, aplicando stemização, que se refere ao processo de identificar e remover os sufixos e prefixos de uma palavra, mantendo apenas a “raiz” da palavra. Por exemplo, ao pesquisar a palavra “Lua”, os resultados podem incluir variações como “lunar”, “luas” e até mesmo “lune”, que significa Lua em francês). Esse recurso ajuda a obter resultados mais precisos.
Realizar transcrição e pesquisa de áudio
Além de documentos escritos, o Pinpoint realiza a transcrição de arquivos de áudio e vídeo, de até duas horas, em texto, e mantém os arquivos originais disponíveis. A transcrição de áudio é compatível com oito idiomas.
Explorar coleções públicas
Você pode acessar e pesquisar coleções compartilhadas. É possível filtrar os documentos por pessoas, organizações e locais do seu interesse. No Pinpoint, você encontra matérias, formulários, imagens, PDFs, documentos escritos à mão, arquivos de e-mail, etc.
Criar sua própria pasta
Na opção “Meu espaço de trabalho”, você pode criar sua própria coleção e acessar pastas compartilhadas.
Decidir com quem compartilhar
Você pode escolher se quer manter sua coleção particular ou compartilhar com outras pessoas. Para acessar as informações, o usuário precisa possuir uma Conta do Google.
Viu como é fácil se cadastrar e utilizar o Pinpoint, essa ferramenta que oferece muitas possibilidades na hora de pesquisar, investigar e estudar?