O Fundo Independente para Jornalismo de Interesse Público, anunciado em junho durante o Festival 3i – realizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), está recrutando profissionais para compor sua equipe executiva. A seleção, que vai até o dia 30 de agosto, sexta-feira, oferece as seguintes vagas: Aprendizagem e Fortalecimento, Parcerias e Captação, e Operações.
Em entrevista para a Aurora News, na edição #70, a jornalista Nina Weingrill, uma das consultoras do projeto, destacou que o fundo funcionará de forma independente, focando na pluralidade e na distribuição equitativa dos recursos, especialmente para organizações regionais e locais. A iniciativa visa fortalecer o ecossistema jornalístico brasileiro, promovendo a sustentabilidade financeira e a autonomia das organizações de mídia.
Nina explicou que a transparência e a eficácia na distribuição dos recursos são prioridades, com uma comunicação clara dos processos de apoio e levantamento de dados sobre o campo filantrópico no Brasil.
“Precisaremos cuidar muito desse processo, pois o Brasil tem um contexto de mídia muito específico e um histórico recente peculiar na busca por soluções para a falta de pluralidade e diversidade, além dos desertos de notícias”, afirmou.
Há grandes expectativas de que a iniciativa contribua significativamente para a pluralidade e diversidade no jornalismo brasileiro, especialmente em áreas onde os desafios estruturais e financeiros são maiores.
Para informações sobre as vagas, acesse os links abaixo:
Direção de Aprendizagem e Fortalecimento: https://shorturl.at/YIM0C
Direção de Parcerias e Captação: https://shorturl.at/n5Mif
Direção de Operações: https://shorturl.at/ugFzV