Nas eleições municipais do Brasil em 2024, jornalistas podem contar com uma plataforma lançada pela Zeeng e Vert.se, com apoio da Alright, para garantir a transparência e combater a desinformação.
Eleições em Foco surgiu em um momento delicado para as democracias globais, tendo em vista os desafios que os avanços tecnológicos impõem no contexto de circulação de informações dentro dos debates eleitorais.
Carolina Zaine, fundadora da Vert.se, explica que um dos pontos críticos para as eleições de 2024 está na quantidade de desinformação. “O ano de 2024 tem sido especialmente complexo no mundo, com mais de 40 eleições ocorrendo desde janeiro. Além disso, o avanço das Inteligências Artificiais generativas tornou ainda mais fácil criar conteúdos falsos que enganam as pessoas”, comenta.
Outro ponto crítico foi o fechamento do CrowdTangle, uma ferramenta essencial de monitoramento da Meta para acadêmicos e jornalistas.
Com o fechamento do Crowdtangle e o crescimento das inteligências artificiais, o cenário político se torna ainda mais vulnerável à disseminação de notícias falsas e manipulação de informações.
Eleições em Foco e o monitoramento da desinformação
Para ajudar nesse processo, Carolina explica que a criação do projeto “Eleições em Foco” tem o intuito de “permitir à imprensa acompanhar de forma gratuita a cobertura das eleições municipais, especialmente em cidades pequenas”. A ferramenta ajuda no monitoramento de políticos, influenciadores e até de blogs, dando poder à imprensa para combater a desinformação”.
Os dados poderão ser acessados em tempo real para análises profundas sobre os candidatos, seus discursos e a opinião pública, promovendo uma cobertura eleitoral mais precisa e responsável.
Ao se cadastrar na plataforma (clique aqui), o usuário responde aos seguintes dados e aguarda até dois dias para validação: nome completo, e-mail, telefone, veículo e link para uma reportagem autoral.
Mais informações sobre Eleições em Foco
Nas eleições municipais de 2024 no Brasil, jornalistas ganharam um novo aliado com a plataforma “Eleições em Foco”. Criada em um contexto de desafios globais para a democracia, marcado pelo avanço das Inteligências Artificiais e o fechamento do CrowdTangle, a plataforma visa combater a desinformação e garantir transparência. É a oportunidade de monitoramento gratuito e detalhado das eleições, especialmente em pequenas cidades, fortalecendo a cobertura jornalística e promovendo uma informação mais precisa e responsável.
Para saber mais sobre a plataforma acesse o site para cadastro e o instagram.