[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Plugin Yoast e outras dicas de SEO para produtores de conteúdo” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7002836″ bg_overlay=”custom” bg_overlay_color=”#0a0a0a” height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_column_text]Todo mundo que publica conteúdo na internet quer ser bem-sucedido – e ser bem-sucedido online significa ser lido pelo maior número possível de usuários. A matemática é bem simples: quanto mais visitantes o site recebe, maior a receita do publisher. Escrever bons textos é o básico, mas não é tudo.
Confira aqui como atrair mais visitantes para o seu site.
É necessário investir algum tempo em SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) para aparecer na primeira página do Google e garantir que seu conteúdo seja encontrado facilmente.
Se as técnicas de SEO parecem um bicho de sete cabeças para você, estamos aqui para te tranquilizar. Aplicá-las em seu conteúdo é um trabalho de formiguinha, que exige paciência, mas traz um resultado muito interessante a longo prazo.
E se você usa o WordPress como plataforma de criação de conteúdo, essa tarefa fica ainda mais simples com a ajuda de plugins como o Yoast.
Por isso, hoje vamos compartilhar algumas dicas para usar o Yoast e outros truques de SEO que farão o seu conteúdo se destacar e figurar no topo das buscas. Continue lendo e confira!
Como usar o plugin Yoast no WordPress para melhorar o SEO do seu site
A instalação de plugins no WordPress é bastante fácil e intuitiva: basta acessar a aba plugins, digitar o nome ou palavra-chave do plugin que procura, e depois clicar em “instalar”. Pronto, você já tem o Yoast à sua disposição!
O Yoast faz alguns ajustes que ajudam na indexação do site, como a otimização técnica do SEO no WordPress, e também tem a funcionalidade de XML sitemaps – que permite que os robôs do Google mapeiem seu conteúdo com mais facilidade.
Mas o grande diferencial do Yoast é a ferramenta de análise de conteúdo. Com esse recurso, você pode verificar todos os pontos relacionados ao SEO antes da publicação do seu texto. Ou seja, o Yoast escaneia todo o conteúdo rapidamente e faz uma lista de checagem na própria tela de edição do WordPress.
Nessa ferramenta o Yoast avalia itens como o número de vezes que a palavra-chave foi utilizada e suas localizações (ela deve constar no título e em subtítulos, por exemplo), o número de links internos e externos, o uso da meta descrição, o atributo alt das imagens, número de palavras do texto e a escaneabilidade geral do texto. É importante que os artigos publicados tenham subtítulos para facilitar a leitura, tanto dos visitantes quanto dos mecanismos de busca.
Ao lado de cada item, o Yoast exibe uma cor. Itens verdes não precisam de correção; amarelos ainda podem melhorar; e os vermelhos não estão de acordo com as boas práticas de SEO. Isso significa que você pode corrigir qualquer problema antes da efetiva publicação do seu texto, e assim alcançar os melhores resultados possíveis com o seu artigo.
Por conta de sua facilidade de uso, o Yoast é o mais popular plugin de SEO para WordPress. Mas somente o seu uso não garante um bom posicionamento nos buscadores. Temos outras dicas de SEO para turbinar ainda mais a indexação do seu site, confira!
5 dicas de SEO para deixar seu site no topo das buscas
1) Faça um levantamento das palavras-chave em que você deseja se destacar
Para fazer um bom trabalho de SEO é fundamental saber em quais palavras-chaves você quer se destacar. Se você escreve sobre um assunto específico, encontre quais são as palavras-chave mais relevantes dentro desse nicho e use-as em seu conteúdo. Você pode monitorar keywords e a concorrência que vai enfrentar usando ferramentas como o SEMRush.
2) Publique conteúdo completo e envolvente
Não tem SEO que faça mágica se o seu conteúdo não é bom. Por isso, faça um outline, planeje bem cada artigo que irá publicar e certifique-se de que responderá a todas as dúvidas da sua audiência. Divida seu conteúdo em diversos subtítulos para facilitar a escaneabilidade. Use imagens, gráficos e vídeos que complementem as informações do texto.
3) Faça link building
Uma das coisas que o algoritmo do Google observa na hora de classificar e decidir quem fica no topo da busca é o número de links apontando para o seu site. Por isso, é muito importante construir a sua reputação e conquistar o endorso de outros publishers. Existem diversas maneiras de fazer link building, sendo que a mais fácil e popular é o guest post – ou seja, você escreve como autor convidado em outro site e aponta para a sua própria URL no conteúdo.
4) Melhore o tempo de carregamento do seu site
O Google não tolera mais sites lentos. Todas as respostas devem estar acessíveis de forma rápida aos usuários, por isso é fundamental monitorar constantemente o tempo de carregamento do seu site. Use ferramentas como o Google PageSpeed Insights ou o Pingdom Tools para verificar a velocidade do seu site e identificar os pontos onde deve melhorar para entregar uma melhor experiência aos usuários.
5) Certifique-se de que o site é responsivo e será exibido corretamente em dispositivos móveis
Desde maio deste ano o Google usa a indexação Mobile First para novos sites. Isso significa que o algoritmo do maior buscador do mundo prioriza os sites responsivos e que oferecem uma boa experiência aos usuários de dispositivos móveis.
Faz muito sentido, já que a maioria dos acessos à internet são realizados através de dispositivos móveis. Por isso, na hora de colocar o seu site no ar, certifique-se de que o tema se adapta bem a todos os tamanhos de tela. Alguns temas até permitem que você configure como a página será exibida nos dispositivos móveis. Mas caso o seu não ofereça esse recurso, existem plugins no WordPress – como o Wptouch e o JetPack – que transformam a sua página em um site amigável para usuários mobile.
Criamos um canal no Youtube para trazer os conteúdos de uma maneira mais simplificada.
Confira o nosso vídeo que traz 5 dicas para melhorar o seu SEO:
[/vc_column_text][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=E8DFeQMlVSk&t=18s” css=”.vc_custom_1585917563195{padding-right: 10% !important;padding-left: 10% !important;}”][/vc_column][vc_column width=”1/6″][vc_empty_space height=”40px”][vc_wp_categories][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1494860257444{padding-top: 80px !important;padding-bottom: 70px !important;}”][vc_column][special_heading title=”Quer aumentar os lucros com seu site? ” subtitle=”Conheça as soluções da Alright para publishers” c_margin_bottom=”60px”][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=HtmC4ntTQQ8″ css=”.vc_custom_1566568547106{padding-right: 10% !important;padding-left: 10% !important;}”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]
Ficou com alguma dúvida?
Fique à vontade para nos chamar.
[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]