Dia dos Namorados 2019
O que esperar e quais são as melhores estratégias de mídia
Considerada a terceira principal data do semestre para o comércio, o Dia dos Namorados tem uma boa previsão de movimentar as lojas durante o mês de maio e junho.
82% dos Brasileiros celebram a data!
Em 2018 as comemorações movimentaram R$15,6 bilhões no varejo, com um crescimento de 2,2%, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Já no e-commerce em 2018 a data se mostrou uma das mais rentáveis dos últimos 4 anos, com crescimento de 4,6%.
Os produtos mais procurados pelos Brasileiros na data são:
Como vimos as compras online estão ganhando cada vez mais espaço e neste cenário que veio para ficar é preciso ficar de olho no mobile, o movimento mobile first já não é mais uma tendência e sim uma realidade. Ele é cada vez mais o protagonista na jornada de compra do usuário. Segundo a 39 WebShoppers 35% das compras online em 2018 foram realizadas via smartphones e o crescimento do m-commerce (como chamamos a compra via mobile) comparado a 2017 foi de 82%.
Pensando em como as marcas podem se preparar melhor para as datas de varejo em um mercado tão concorrido e digitalizado preparamos um infográfico com dados sobre o comportamento do consumidor, além de recomendarmos ao longo desse artigo estratégias de mídia para você se diferenciar e ganhar a atenção do seu público:
A jornada de compra está cada vez mais omnichannel. Portanto, não é só para as compras que o usuário usa mais o celular: preços e opiniões são avaliados, considerados e compartilhados. A experiência na loja online deve ser agradável e adaptada ao mobile, pois mesmo que a compra não seja efetivada no m-commerce, ele vai influenciar na sua decisão final.
Por isso, recomendamos uma estratégia de canais integrada, favorecendo o tráfego qualificado tanto para loja física quanto para loja online.
Estratégia de Mídia Alright
Para complementar – e se diferenciar do que todas as marcas estão fazendo – indicamos a mídia programática Geolocalizada e Vídeo. Por meio da programática geolocalizada é possível impactar o público que frequenta lojas físicas e cruzar com seu comportamento online e por meio do vídeo programático você aumenta sua cobertura, pois terá distribuição de mídia em uma rede sites premium, com segmentações especificas impactado o influenciador até o decisor.
Geolocalização
A tecnologia de geolocalização permite criar estratégias que possam engajar e influenciar o consumidor em sua jornada no mundo físico, gerando um fluxo no ponto de venda off ou on, aqui você pode entender mais como ela funciona.
Entre as segmentações possíveis são:
Com uso de mídia geolocalizada é possível estar presente nos momentos de decisão e consideração do usuário, fazendo uso de diferentes canais e dispositivos: sites mobile, desktop e aplicativos.
Um exemplo, é o formato push que é entregue para usuários que frequentam um local específico na semana que antecede e na semana do dia dos namorados.
Por meio de display em aplicativos e display programático é possível re-impactar as pessoas que visitaram sua loja e a de concorrentes nos últimos 30 dias, encontrando o consumidor também no meio online, tendo então mais chances de conversão.
Video Programático
Os consumidores estão acessando cada vez mais os dispositivos móveis, optando por assistir materiais com tom emocional. E o vídeo por ser um formato que gera maior conexão com usuário é um ótimo recurso para engajar marcas com seus públicos. Ele pode ser usado tanto para promover um produto/serviço como para contar histórias.
Por meio da programática é possível montar um storytelling engajando e impactando o público certo, diminuindo o desperdício de mídia.
As pessoas estão mais abertas a consumir publicidade em vídeo do que outros formatos: 44% não se importam de ver um anúncio antes de um vídeo.
A SmartClip, nossa parceira na distribuição de vídeo, mostra como é possível ativar sua audiência de forma estratégica levando em consideração o contexto, perfil comportamental do target e área de cobertura da marca.
Baixe aqui a proposta completa da Smartclip
Recomendação extra:
Saiba que a frequência de exibição dos seus anúncios, brand safety (impressões válidas), a taxa de viewability, bem como o alcance dentro do público-alvo são indicadores que fazem toda a diferença.
- Trabalhe com quem entende de estratégias digitais;
- Solicite uma consultoria sobre mÍdia digital em datas do varejo 🙂
Ficou interessado?
Peça uma proposta personalizada para sua marca e veja como a programática pode aumentar seus resultados.