[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Jornada do Consumidor ” heading=”Pesquisas e Tendências para o Dia do Consumidor 2021″ subtitle=”O cenário da pandemia trouxe mudanças em tendências que já eram consagradas para a data.” btn1_label=”” bg_overlay=”dark60″ bg_gradient1=”#891be5″ bg_gradient2=”#b714db” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003880″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Acabou o Carnaval, agora o ano começou pra valer. Sua marca e seu site estão atentos ao calendário do varejo? A “Black Friday do início do ano” já começou!
Em 2020, o Dia do Consumidor faturou R$3,6 bilhões para o e-commerce. E considerando que o cenário da pandemia de COVID-19 ampliou o número de compradores online, a expectativa para a edição de 2021 é alta para o setor.
O Dia do Consumidor está se consagrando cada vez mais no Brasil, ano após ano, como a grande data do varejo do início do ano, a ponto de ser considerada a Black Friday do primeiro semestre. Celebrada em 15 de março, a data começou a ganhar visibilidade no Brasil a partir de 2014 especialmente através do segmento de e-commerce.
Pesquisas concluem que não é só mais um mero dia de ofertas – as tendências e comportamentos do consumidor mostram que a data ganha cada vez mais relevância como uma semana, e até um mês inteiro de pesquisas e compras, sobretudo no e-commerce.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Intenções e comportamentos de compra no Dia do Consumidor 2021
Uma pesquisa sobre Intenção de Compra no Dia do Consumidor 2021, realizada pela Social Miners e Opinion Box, comprova a crescente relevância da data no Brasil.
- Em 2020 a data já era conhecida por 64,1% das pessoas;
- Em 2021, 34% dos entrevistados pretende aproveitar as ofertas do evento para realizar compras;
- Os itens de necessidade deverão ser a prioridade neste ano para a maior parte dos consumidores (61%);
- Nova tendência! Se até ano passado a jornada de compra dos consumidores costuma iniciar antes da data, neste ano as pessoas decididas a fazer compras estão mais propensas a deixar para buscar promoções na semana do evento (40%);
- Em relação a como os consumidores preferem pesquisar por promoções de Dia do Consumidor, os canais de pesquisa que vão se sobressair em 2021 serão os sites de buscas como Google e Bing (41%), aplicativos das lojas (41%) e comparadores de preços (37%);
- Uma parcela significativa ainda diz estar propensa a buscar por ofertas em lojas físicas (34%). Porém, sabemos que isto será dificultado pelas medidas preventivas de lockdown por conta da pandemia. Com os atuais decretos municipais e estaduais de fechamento de lojas de itens não essenciais (lockdown), é plausível esperar que o volume de compras online será ainda maior do que as previsões dizem;
- Na hora de efetuar as compras, a grande maioria se disse mais confortável comprando online pelo site das lojas (56%) e receber as compras em casa (53%). Outros meios digitais também são opções, como pelos aplicativos dos varejistas (39%), WhatsApp (10%) e redes sociais como Instagram (8%);
- A tendência do drive-thru de compras para evitar pagar frete também cresceu com a pandemia, com 31% dos consumidores preferindo comprar online para aproveitar preços melhores, e retirar os itens na loja.
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O consumidor espera que marcas pensem além da lógica de consumo
Antes de ser apropriada pelo varejo como data do calendário promocional conhecida como Dia do Consumidor, a data foi batizada como Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
Comemorada pela primeira vez em 15 de março de 1983, essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, no mesmo dia em 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy, que falou pela primeira vez sobre direitos do consumidor, com grande repercussão.
Muito além do consumo e dos descontos, os consumidores priorizam a honestidade e clareza na comunicação por parte das empresas, além da entrega no prazo e troca facilitada de produtos defeituosos, por exemplo. Assim, é importante direcionar a estratégia de marketing não apenas para as vendas, mas também para construir ou fortalecer a reputação da sua marca.
Levando isso em consideração, um Google Survey trouxe insights importantes para o Dia do Consumidor em 2021 além da lógica de consumo, com dados sobre os que os consumidores esperam de uma data dedicada a ele.
Começando pelas esperadas promoções, 21% dos respondentes afirmou considerar a honestidade das ofertas ser o direito mais importante durante a data. Ao mesmo tempo, 21% também acredita que esse seja o direito mais desrespeitado, entre outros como atendimento atencioso, prazo de entrega, trocas e estornos.
Assim, a pesquisa traz a visão de que, ao traçar estratégias para o Dia do Consumidor, é importante partir não apenas da lógica promocional, visando a vantagens comerciais, mas também do que, além de ofertas, sua marca pode oferecer aos clientes no dia dele.
Aposte na comunicação limpa, sem letrinhas minúsculas no rodapé, demonstrando respeito ao consumidor – e é, claro, em alguns agradinhos, esperados por ele já que o dia é dele: quando perguntados sobre os benefícios que gostariam de receber dos varejistas na data além de descontos, os mais esperados são frete grátis, condições de pagamento especiais e pontos extras em programas de fidelidade.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Dia do Consumidor 2021 e aumento de tráfego em sites, portais e download de apps
Outras pesquisas realizadas anteriormente também trazem insights importantes sobre o comportamentos de consumo na Semana e no Dia do Consumidor. De acordo com o Google Survey de 2019:
As principais lojas online viram um aumento de 13 milhões de visitas em seus sites durante a Semana do Consumidor em 2018, bem como um aumento de 26% de downloads de apps dos maiores varejistas. Só no dia 15 de março, esse aumento foi de 23%.
Em 2018, as pesquisas pelas principais lojas do país cresceram 8% durante a Semana do Consumidor. Para se ter uma ideia, naquele ano, essas buscas durante a Black Friday caíram 9% e se mantiveram as mesma durante o ano todo.
Publishers também se beneficiam com o aumento do tráfego online para gerar maiores receitas. Sobressaem-se aqueles que aproveitam a oportunidade para produzir conteúdos relacionados à data, como dicas de como e onde achar as melhores ofertas, ou até conteúdos evergreen sobre diretos do consumidor (já que a ordem do evento é para lembrar justamente sobre isso), por exemplo.
Portanto, fica a dica: conteúdos editoriais como este valorizam seu inventário e atraem grandes anunciantes que desejam anunciar com melhor contexto, que favorece as taxas de conversão de suas campanhas de mídia paga.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”A importância das editorias para publishers ” link_type=”external” text=”Saiba as vantagens de investir em conteúdos verticalizados e fazer um planejamento de produção de conteúdo editorial para a monetização do seu site ” item_url=”https://alright.com.br/conteudo-editorial-para-publishers/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Motivos para consumidores abandonarem o carrinho de compras
Vale entender quais as situações que mais fazem os consumidores desistirem de compras iniciadas em um site ou aplicativo. De acordo com pesquisa da Social Miner para a edição de 2021 que já mencionamos, as ocorrências são:
- Taxas de frete ruins (55%);
- Não confiar na loja (43%);
- Nota baixa em sites de reputação (39%);
- Falta de confiança se o desconto é real (34%);
- Não ter opção de retirada na loja (13%);
- Não ter opção de delivery (12%).
Outro aspecto que recorrentemente faz consumidores abandonarem seu carrinho de compras ou conteúdos úteis sobre a data é se depararem com sites que oferecem uma experiência do usuário (UX) ruim.
Portanto, levando em conta que no mundo online 2021 é o ano centrado no usuário, anunciantes, sites de e-commerce e publishers devem ficar de olho em como está a experiência de navegação no seu site e praticar otimizações de UX para não perder vendas ou em receitas.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Otimizações de UX ” link_type=”external” text=”Confira dicas de otimização da Experiência do Usuário do seu site que vão ajudar a aumentar sua receita” item_url=”https://alright.com.br/otimizacoes-de-ux-para-publishers/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Conclusão
- Os consumidores querem mais do que descontos. É certo que preços e ofertas são os maiores atrativos do Dia do Consumidor, mas os brasileiros também esperam ter ser direitos como consumidores lembrados e respeitados durante a data que é dedicada a ele. Além, é claro, de benefícios extras para as suas compras, como frete grátis e condições especiais de pagamento;
- Não é só um dia, é uma semana (ou até um mês de ofertas). Assim como na Black friday, o varejo extende as ofertas para a semana inteira antes e após a data no dia 15/03, e até mesmo até o fim de março, com promoções de “Mês do Consumidor”. Isso traz oportunidades de trabalhar melhor as etapas do funil de vendas na jornada do consumidor, e trabalhar com campanhas de remarketing e mais tentativas de conversão, por exemplo;
- Os publishers, editores de sites, devem aproveitar sazonalidades do calendário varejista como esta para investir em um planejamento de conteúdos editoriais e técnicas de SEO para alavancar o tráfego em seu site e gerar maiores receitas com publicidade;
- A jornada de compra no Dia do Consumidor está ainda mais digital. O cenário da pandemia trouxe muitos consumidores para o meio online como ambiente exclusivo de compras. E com os decretos de lockdown em muitos estados e municípios, a tendência é que o e-commerce tenha um volume de compras ainda maior do que as pesquisas de intenção de compra revelaram.
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