Eduardo Costa – Portal ClicCamaquã
Eduardo Costa é o Editor-Chefe e responsável por acompanhar os resultados de monetização do site ClicCamaquã.
Sobre o Clic Camaquã
O Clic Camaquã é um portal de notícias que está no ar desde o dia 17 de fevereiro de 2014, com o objetivo de levar informação de interesse público aos internautas da região Centro-Sul do RS.
O início da monetização e da parceria com a Alright
Há alguns anos, preferíamos os anúncios locais (vendas diretas) e não gostávamos muito dos banners do Google. Mas em 2020, com a chegada da pandemia, o faturamento da venda direta no portal caiu em aproximadamente 50%. Então, tivemos que olhar com mais carinho para outras possibilidades do mercado para conseguir receita e sustentar o canal.
Pensando nisso, entrei em contato com a Alright para entender como funcionava o mercado da mídia programática e o trabalho da empresa. No começo não entendia muito sobre esse mercado, e fui aprendendo aos poucos a sua importância e praticidade, e também como ele acaba me permitindo obter mais renda através dos meus conteúdos.
Após entender a entrega da Alright, também fui informado que a empresa produzia uma série de conteúdos para comunidade, como lives, vídeos educativos, e que possuíam um curso sobre tráfego com o objetivo de aumentar o rendimento dos publishers. Seguimos a sugestão e também conectamos com a Alright.
Os resultados de monetização
Em um dia normal em que eu estava na redação, resolvi assistir a alguns vídeos e lives da Alright, entre elas a que falava sobre SEO. Fiz pesquisas de palavras- chaves, estudei sobre o assunto, e resolvi fazer uma matéria sobre Playstation 5. No final do dia tivemos uma surpresa: alcançamos o valor de 1.500 reais só neste dia, o que superou os 300 reais que tínhamos feito durante todo o mês anterior.
Juntei as estratégias de SEO com as sugestões de ajustes de espaços de monetização e de layout que o time de suporte da Alright me forneceu para a inserção de um dos formatos mais rentáveis – o banner fixo. O Portal teve um salto absurdo em questão de receita nos meses seguintes.
A partir daí crescemos bastante, e hoje já ultrapassamos o número de 5000% de crescimento em receita em um período de 5 meses. Esse foi um salto muito grande e ajudou muito no faturamento da empresa, além de ter nos possibilitado pensar em outros projetos.
Expectativas para o futuro da parceria
Ainda queremos aprender mais sobre mídia programática e crescer muito mais em termos de monetização do nosso inventário.
Venha ser um sucesso também
É muito fácil e rápido: fale com um especialista da Alright para avaliar o seu site.
Outros depoimentos