[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”SEO” heading=”O que são as Principais métricas da Web ou Core Web Vitals do Google?” subtitle=”Conheça os novos indicadores de experiência de página do Google que serão fatores de ranqueamento em 2021″ btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#db4695″ bg_gradient2=”#d62896″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004114″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Em 2021, a experiência do usuário será o mais importante fator de classificação do Google. A gigante de tecnologia estipulou novos parâmetros de qualidade que servem como um guia unificado para sites oferecerem a melhor experiência de navegação possível. Além disso, em maio passado foi anunciado que tais parâmetros deverão ser agregados à atualização de seu algoritmo neste ano.
Leia o conteúdo até o final e entenda o que são os indicadores de experiência na página do Google e o valor de otimizar o seu site para eles.
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Page Experience: o que é a nova atualização do algoritmo do Google?
O Google faz milhares de pequenos upgrades e importantes atualizações todos os anos em seus algoritmos de indexação e ranqueamento de páginas na web. Sua Inteligência Artificial está cada vez mais refinada para fazer a varredura dessas páginas e verificar sua adequação a rígidos parâmetros de qualidade, que visam a garantir uma maior satisfação dos usuários da internet.
A mais recente atualização anunciada é a do Google Page Experience, ou experiência de página do Google, que consiste em novos parâmetros e métricas centradas no usuário real, com o objetivo de garantir que os primeiros resultados das buscas sejam ocupados por ambientes online que ofereçam – além de conteúdo original, relevante e de qualidade – uma boa experiência de navegação nos aspectos velocidade de carregamento, interatividade e estabilidade visual.
[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Fraudes no ecossistema de mídia programática” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/como-evitar-fraudes-no-ecossistema-de-midia-programatica/” text=”Entenda como evitar fraudes de campanhas no meio digital “][vc_empty_space][vc_column_text]
O que é uma boa experiência de página para o Google?
As novas métricas de campo centradas no usuário do mundo real têm o objetivo de avaliar como os usuários percebem a interação com uma página da internet, independentemente do valor informativo do conteúdo presente nela.
Com isso, o Google buscou enfatizar seu compromisso de tornar a web um lugar melhor para todos focando mais em responsividade, interatividade, segurança e velocidade dos sites. Tudo porque esses aspectos são os que realmente afetam mais diretamente o nível de satisfação do usuário, o que antes era mensurado por métricas de laboratório que pouco diziam sobre a experiência realmente entregue.
Por isso, além de boas práticas de SEO já consolidadas – como ter um site otimizado para dispositivos móveis, com conteúdo seguro (não malicioso ou enganoso), com protocolos padrão de segurança (HTTPS) e fácil acessibilidade sem elementos intrusivos (intersticiais não intrusivos) -, será exigido que páginas da web apresentem boa performance também nas chamadas Principais Métricas da Web (Core Web Vitals, em inglês).
[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Saiba como garantir uma boa monetização sem poluir suas páginas com anúncios” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/site-poluido-com-publicidade/”][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Quais são as Principais métricas da web, ou Core Web Vitals do Google?
As Principais métricas da web (Core Web Vitals) foram criadas pelo Google para mensurar a qualidade da experiência de navegação em uma página da internet nos seguintes aspectos:
– Carregamento: qual a velocidade de carregamento do conteúdo da página?
– Interatividade: qual o tempo de latência da página para responder à interação do usuário com o conteúdo?
– Estabilidade visual: a página apresenta mudanças de layout repentinos que não são resultado de uma interação do usuário? [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003792″ alignment=”center”][vntd_content_box title=”Google Mobile First ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/mobile-first/” text=”Entenda por que o Google valoriza sites que oferecem uma boa experiência nos dispositivos móveis”][vc_empty_space][vc_column_text]
Quais as métricas utilizadas pelo Google?
As novas métricas do Google que mensuram a qualidade da experiência de página nos aspectos de carregamento, interatividade e estabilidade visual, respectivamente, são:
– LCP: Largest Contentful Paint (exibição do maior conteúdo): mede o tempo de carregamento ou renderização do maior elemento de conteúdo (imagem, bloco de texto ou vídeo) visível na tela do usuário.
– FID: First Input Delay (latência de entrada): tempo que demora para o navegador começar a processar uma resposta a uma primeira interação com o usuário na página.
– CLS: Cumulative Layout Shift (mudança de layout cumulativa): mede mudanças de layout na página que não são resultado de uma interação do usuário.
Continue lendo, vamos nos aprofundar um pouco mais em cada uma dessas métricas e em como elas funcionam.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”SEO para publishers” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/dicas-de-seo/” text=”Conheça dicas essenciais de SEO para publishers aumentarem sua receita”][vntd_content_box title=”Conteúdo evergreen ou perene” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/conteudo-evergreen/” text=”Entenda por que os conteúdos que nunca envelhecem são importantes para a sua monetização “][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
LCP: Largest Contentful Paint (exibição de maior conteúdo)
LCP mede o desempenho de uma página no parâmetro de velocidade de carregamento de conteúdo do Google.
Trata-se, portanto, de uma nova métrica – diferente das demais métricas de tempo do Google – que leva em conta apenas o tempo de carregamento do maior elemento de conteúdo da página visível para o usuário na tela de exibição.
Esse maior elemento presente na página geralmente é um bloco de imagem ou texto, e também pode ser de vídeo.
Como vemos no exemplo abaixo, o elemento destacado em verde levado em consideração pela métrica é o maior elemento visível no fim do processo de carregamento da página (este elemento muda conforme a página carrega e maiores elementos vão sendo renderizados). [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003794″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]
A primeira impressão é a que mais retém
Você deve se perguntar: por que apenas o maior conteúdo é levado em conta na métrica de LCP?
Buscando desenvolver métricas mais relevantes para o usuário real, pesquisas realizadas pelo Google trouxeram o insight de que as primeiras impressões do usuário sobre a página são decisivas para sua retenção nela por mais tempo.
E uma dessas primeiras impressões de maior impacto é a visualização do conteúdo de maior tamanho instantes após entrar na página, pois ajuda o usuário a perceber que o site está realmente sendo carregado.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Google Page Experience” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/atualizacao-algoritmo-do-google-2021/” text=”Conheça a atualização do algoritmo do Google que prioriza a experiência do usuário”][vntd_content_box title=”Google EAT” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/o-que-e-google-eat/” text=”Conheça uma das mais recentes atualizações de algoritmo do Google”][vc_empty_space][vc_column_text]
O que é considerada uma boa performance de LCP?
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003803″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]O parâmetro do Google estipula que o tempo de carregamento do maior conteúdo visível na página não deve ultrapassar os 2.5 segundos para ser considerado de boa performance. Isto porque a partir dos 3 segundos de espera para o carregamento de elementos relevantes para o usuário na página, as taxas de rejeição começam a aumentar drasticamente, conforme abaixo: [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003795″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]
Por que é importante performar bem nessa métrica?
A taxa de abandono ou rejeição de uma página está diretamente atrelada ao tempo de carregamento do seu conteúdo, que deve ser bastante rápido considerando que os usuários estão cada vez mais exigentes com a qualidade de navegação nos sites que visitam. Além disso, a tendência é que o usuário não volte a sites que tenham oferecido uma primeira experiência ruim.
Do ponto de vista de SEO, o Google já deixou claro que agregará a métrica aos seus fatores de rankeamento. Portanto, esta será uma otimização necessária caso os editores não queiram que a encontrabilidade orgânica de seus conteúdos seja afetada. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Tipos de tráfego online” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/tipos-de-trafego-online/” text=”Conheça os 6 principais tipos de tráfego online e como atraí-los para seu site”][vntd_content_box title=”Fatores de monetização ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/11-fatores-monetizacao/” text=”Conheça os 11 fatores que determinam o sucesso da sua monetização “][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
FID: First Input Delay (latência de entrada)
FID é a métrica que mensura a performance de interatividade das páginas. Trata-se de um indicador de outro tipo de tempo, diferente do carregamento – a latência.
Latência significa atraso e está presente em todos os elementos da web. É normal. Porém, se o tempo desse atraso ultrapassar alguns limites da percepção do usuário, ele pode prejudicar a performance e a experiência de navegação do seu site.
Por isso, o Google lançou a métrica FID, que considera a demora do navegador em iniciar o processamento de uma primeira interação do usuário com a página.
Novamente, esta métrica é tudo sobre primeiras impressões, considerando apenas a primeira interação do usuário após a abertura da página – normalmente um clique ou um touch (no caso da navegação em dispositivo móvel).
Todos já experienciamos aquela frustração ao abrirmos uma página na web, ansiosos pelo seu conteúdo, e ela apresenta demora para responder às nossas ações. A vontade que dá é de fechar a página e buscar outro conteúdo. E normalmente, é isso mesmo o que fazemos, não é mesmo?[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Google Ad Manager” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/google-ad-manager/” text=”Conheça as vantagens de conectar seu inventário à mais completa plataforma de gerenciamento de anúncios”][vc_empty_space][vc_column_text]
Por que o FID é importante para a experiência do usuário?
Por isto esta métrica é tão relevante: FID mede a rapidez com que uma página é capaz de demonstrar que é interativa na percepção do usuário.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Header Bidding da Alright” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/header-bidding/” text=”A Alright faz uma entrega de mídia mais estratégica para que publishers de sua rede, a Alright for Brands, possam lucrar mais através da técnica de Header Bidding. Saiba mais”][vc_empty_space][vc_column_text]
E qual é a latência considerada tolerável pelo usuário?
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003796″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Não se assuste, mas é muito pequena. O Google estipulou o parâmetro abaixo dos 100 milissegundos nesta métrica, pois é o limite de tempo que nós, humanos, percebemos como instantâneo. E este é o ideal que todos devemos buscar.
Acima dos 300 milissegundos, contudo, a espera passa a se tornar incômoda, e as chances do usuário abandonar a página aumentam muito. Por isso, neste caso, o site precisará de otimizações que melhorem sua latência para não ser penalizado pelo algoritmo do Google nas classificações.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
CLS: Cumulative Layout Shift (mudança de layout cumulativa)
Em termos práticos, a métrica de CLS mensura a estabilidade visual de uma página; ou seja, quanto o layout da página se altera durante seu carregamento. A estabilidade de layout é um aspecto importante, que se negligenciado, pode atrapalhar a navegação do usuário.
Isso porque as movimentações no layout costumam ser repentinas e ocorrem durante uma interação do usuário com a página, interrompendo uma ação e causando problemas como cliques acidentais e quebra incômoda do fluxo de leitura de conteúdos, por exemplo.
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Como o Google calcula o CLS?
Como já vimos, o CLS é a soma de todas as movimentações de layout de uma página que não são resultado de uma interação do usuário. Os bots do Google chegam a essa métrica através de uma equação que relaciona a proporção da janela de exibição impactada por essas mudanças de layout, e a distância que esses elementos se moveram. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003797″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]
O que seria uma boa pontuação de CLS?
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003798″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Quanto menor sua pontuação nessa métrica, mais estável será o seu layout e melhor a experiência oferecida ao usuário.
Em uma escala de 0 a 1, o parâmetro do Google é que se mantenha o score de CLS até 0.1, sendo considerada uma performance ruim a partir dos 0.25.
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O que pode estar causando a instabilidade visual das minhas páginas?
A instabilidade visual de um site é mais comumente relacionada a problemas de dimensionamento de elementos como imagens, GIFs e outros conteúdos na página, bem como à má implementação de formatos de anúncios nos espaços de publicidade. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Quais os impactos da inadequação aos indicadores de experiência de página do Google?
O Google atua em diversas frentes na web, sendo fonte de tráfego pelo seu buscador, e também gerador de receitas de anúncios através de suas redes de publicidade.
Por isso, estar em compliance com seus parâmetros é muito importante para não sofrer penalidades que levam a quedas, restrições e até bloqueios de audiência e de monetização para seu site.
Assim, alguns dos principais danos a portais que não buscam por otimizações para estarem dentro dos parâmetros de qualidade de conteúdo e UX do Google são:
– SEO: perda de bom posicionamento nos resultados de busca do Google;
– Tráfego: perda de audiência pela baixa encontrabilidade do conteúdo nas buscas;
– Taxa de rejeição: altos índices de abandono de páginas pelo usuário devido a uma experiência de navegação ruim;
– Restrições de anúncios: o Google penaliza páginas e sites inteiros bloqueando a exibição de publicidade.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Como monitorar o desempenho do meu site nos indicadores de experiência de página do Google?
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003799″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]O Google já disponibiliza diversas ferramentas gratuitas para desenvolvedores e editores de conteúdo monitorarem seu desempenho em métricas da web já consolidadas, e também nas novas Principais métricas da web (Core Web Vitals) – que ainda não entraram em vigor como fator de ranqueamento, mas devem passar a valer em 2021.
Então por que não já começar a otimizar o seu site para oferecer a melhor experiência ao usuário e garantir que seu site não seja penalizado no futuro próximo?
Confira as principais ferramentas de diagnóstico e monitoramento dos indicadores de experiência de página do Google: [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Teste de compatibilidade com dispositivos móveis
Ter um site responsivo (mobile-friendly) é essencial, já que a origem da maior parte do tráfego na web já vem de dispositivos móveis no Brasil e no mundo. O Google Search Console oferece um bom teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Faça o teste e aplique as otimizações necessárias.
Relatório de Problemas de Segurança
O Search Console também disponibiliza um relatório de problemas de segurança que detecta conteúdos nocivos à navegação, como malwares e outros problemas.
Alerta de HTTPS do Chrome
Outra ferramenta útil para averiguar a segurança do seu site é o alerta do Chrome para sites protegidos pelo protocolo de segurança do HTTPS.
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Relatório “Principais métricas da web”
Na seção “Melhorias” do Google Search Console você encontra o Relatório Principais Métricas da Web , que indica o número de páginas do seu domínio que estão adequadas e quais precisam de melhorias nos parâmetros do Core Web Vitals. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Lighthouse report viewer
A ferramenta Lighthouse Report Viewer faz auditoria de sites e aplicativos em métricas como LCP e CLS, entre outras.[/vc_column_text][vc_column_text]Seu relatório também pode ser mais facilmente acessado através de sua extensão para Google Chrome. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Pagespeed Insights
O Pagespeed Insights é uma ferramenta gratuita que mede em tempo real métricas de velocidade de carregamento e também de CLS, com dados divididos entre versão mobile e desktop dos sites. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Relatório de experiência do usuário do Chrome
O Chrome UX Report (mais conhecido como CrUX Report) oferece opções de relatório com análises mais aprofundadas do desempenho em cada uma das métricas que abordamos neste conteúdo, e muitas outras.
Trata-se de uma ferramenta mais voltada para desenvolvedores e integrada a outros relatórios como o Lighthouse e o PageSpeed Insights.
Com o CrUX é possível criar projetos de monitoramento e otimização mais granulares das Principais métricas da web, mas também é possível criar um dashboard mais elementar para usuários não técnicos.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Boas práticas para melhorar suas métricas
Já sabemos por que os Core Web Vitals devem receber atenção especial em suas estratégias de SEO daqui para frente: em breve serão fatores de rankeamento do Google. Por isso, além do acompanhamento dessas métricas através dos relatórios que vimos acima, é importante otimizar suas páginas com boas práticas que ajudam a melhorar e a manter a qualidade da experiência do usuário do seu site.
Boas práticas para melhorar o LCP
– Remova elementos pesados e dispensáveis para as páginas, como imagens, menus, códigos e widgets desnecessários, especialmente se elas forem de alta resolução.
– Comprima imagens que não precisarem ser em alta resolução para torná-las mais leves.
– Remova scripts desnecessários, pois eles comprometem bastante a velocidade de carregamento.
– Invista em uma versão AMP (Accelerated Mobile Pages) do seu site para páginas melhor otimizadas e com maior velocidade de carregamento no mobile.
Boas práticas para melhorar o FID
– Otimize o seu código JavaScript com uso de plugins de gerenciamento que ajudam a minimizar seu impacto sobre a latência do site. Além disso, como em LCP, remova scripts desnecessários.
– Utilize o armazenamento em cache com o uso de plugins específicos.
– Mantenha seu arquivo Ads.txt atualizado e limpo, sem linhas duplicadas e desnecessárias, pois isso aumenta o tempo para os robôs do Google realizarem sua leitura, impactando negativamente na velocidade de carregamento e latência do site.
Boas práticas para melhorar o CLS
– Reveja o dimensionamento dos elementos de conteúdo de suas páginas, principalmente imagens, para que o navegador não extrapole os espaços que eles devem ocupar durante o seu carregamento.
– Fixe espaços para elementos adicionais, como formulários, por exemplo. Ou insira-os em segundo plano para evitar movimentações no layout da página durante o seu carregamento.
– Tenha uma parceria de confiança como a Alright que atue com boas práticas de implementação de anúncios em suas páginas, e que estejam em compliance com a métrica de CLS do Google.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Para todas as métricas: jamais descuide do seu conteúdo e sempre coloque o usuário em primeiro lugar.
E para todas as métricas é importante ressaltar: não descuide da qualidade do seu conteúdo, e como editor ou desenvolvedor, sempre pense no usuário em primeiro lugar. Os novos parâmetros vieram para agregar aspectos de experiência do usuário que não são relacionados às informações contidas nas páginas, mas sim ao ambiente em que estão inseridas. Todavia, a política de editores do Google permanece e seguirá penalizando conteúdos que não sigam rigorosamente suas regras.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Confira depoimentos de Publishers que são parceiros da Alright
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Conheça a Alright for Brands!
Publisher, monetize seu site com uma parceria que possui boas práticas de implementação de anúncios e em compliance com os Core Web Vitals.
Faça parte da Maior Rede de Sites Regionais do Brasil – a Alright for Brands.
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