Mídia Programática
Conheça sua audiência e tenha leads mais qualificados
O mundo do marketing e da publicidade passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos. Se antigamente a divulgação de um produto ou serviço era realizada no modelo “um para muitos”, hoje em dia o “um para um” é muito mais efetivo. Os consumidores estão cientes do seu poder, e exigem ser impactados pela propaganda de uma maneira muito mais personalizada, com ofertas relevantes e segmentadas: a audiência agora é mais complexa.
Cada indivíduo tem hábitos e necessidades diferentes, e é muito importante que o marketing leve as particularidades de cada um em consideração para que seja bem sucedida. Se você deseja capturar leads para um curso de especialização, não adianta impactar usuários que nem terminaram o Ensino Superior, certo? Além de ser um grande desperdício de recursos, essa prática pode desgastar a imagem da sua marca. É necessário ter precisão para que sua campanha chegue até as pessoas interessadas no seu curso, especialmente aquelas que procuraram recentemente por pós-graduação e MBA e terão um interesse especial em ouvir o que você tem a dizer.
Posicionar seu banner no topo de um portal com muitos pageviews diários, assim como comprar tempo no rádio ou televisão, até pode causar um certo impacto mas não vai resultar em tantas matrículas quanto uma campanha segmentada que consegue atingir o público-alvo com perfeição.
Mas como fazer isso e garantir que a sua mensagem será transmitida para as pessoas certas?
A resposta é mídia programática.
Quer saber como ela vai te ajudar a encontrar a audiência perfeita? Continue lendo!
O que é mídia programática?
A mídia programática é uma mudança significativa no mundo da publicidade. Em vez de adquirir um anúncio direto com um veículo de comunicação e com ele comprar a audiência inteira do site, você consegue comprar perfis de públicos específicos em diferentes sites. Ou seja, na programática o foco é a audiência, sem deixar de considerar o contexto em que ele se encontra. Isso significa que sua empresa terá a capacidade de impactar a audiência que deseja de maneira muito certeira.
Isso é realizado através de um ecossistema de softwares específicos, conforme mostra a imagem. Por meio de uma DSP (Demand Side Platform) conectada a diversas DMPs (Data Management Plataform), é possível criar diferentes clusters (grupos de interesse) e segmentar diferentes anúncios para cada um. Na Ad Exchange é onde ocorre a compra de espaços em um leilão em tempo real e, onde quem ganhar irá mostrar seu anúncio diretamente para os consumidores que possuem o perfil que deseja impactar. Esses consumidores são identificados através de cookies e diversas ferramentas disponíveis, que rastreiam os hábitos de navegação e consumo dos internautas. Por meio de algoritmos é possível identificar o ponto exato onde cada um se encontra dentro da jornada de compra. Dessa maneira você pode impactar o usuário certo com o conteúdo correto, o que aumenta consideravelmente as suas possibilidades de conversão.
Seguindo o exemplo anterior do curso de especialização, com a mídia programática a tarefa de identificar e impactar os possíveis novos alunos se torna muito mais fácil. Basta determinar o perfil das pessoas que têm interesse em estudar: possivelmente são profissionais da mesma região geográfica da sua escola, que buscam crescimento na carreira e que possuem os meios para investir na educação. Ou seja, você pode inserir os parâmetros mais importantes durante a configuração da sua campanha e confiar que a publicidade será exibida para as pessoas certas.
Por que a segmentação correta é tão importante?
Como mencionado anteriormente, os hábitos dos consumidores mudaram muito nos últimos anos. Com tanta tecnologia à nossa disposição, não faz o menor sentido enviar uma mala direta para a casa do seu lead e torcer para que ele se interesse pelo que você tem a oferecer. Hoje em dia somos plenamente capazes de entregar valor em vez de propaganda não solicitada aos nossos clientes em potencial. Isso é possível através da segmentação, que permite que os seus anúncios sejam exibidos apenas para os usuários que correspondem ao perfil das pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço.
A internet e as redes sociais trouxeram uma nova maneira de buscar informação e entretenimento, e também oferecem uma nova realidade para quem deseja fazer compras ou encontrar um novo fornecedor – inclusive quando o assunto é educação. Felizmente, temos ferramentas que são capazes de identificar e armazenar os hábitos e buscas de quem usa a internet. Quando utilizadas com inteligência, essas ferramentas permitem que as empresas entreguem conteúdo e anúncios relevantes, que serão consumidos com muito mais satisfação, já que vão de encontro com as necessidades dos usuários.
Dados como sexo, faixa etária, localização geográfica e interesses são muito utilizados para a segmentação, mas com a mídia programática você pode ir além e oferecer uma experiência ainda maior para os usuários impactados pelo conteúdo da sua empresa.
Abaixo preparamos uma estratégia de segmentação traçado para uma campanha de Dia das Mães com foco na audiência com maior intenção de compra.
Qual é a diferença entre a mídia programática e as campanhas de display no Google e nas redes sociais?
Campanhas de display, como as configuradas através do Google Adwords e das redes sociais, são uma boa maneira de distribuir os seus anúncios, mas os recursos e as possibilidades de segmentação são limitadas nessas ferramentas, o que pode comprometer o resultado final da sua campanha. Ao usar a mídia programática e inserir mais parâmetros na segmentação você estreita o funil e chega exatamente ao público-alvo da sua campanha.
Além disso, a mídia programática tem acesso a um número de sites muito maior do que o Google (além de utilizar também o Doubleclick by Google, o ambiente de compra e venda de anúncios da gigante, o que significa que você não ficará de fora do conteúdo de publishers que monetizam seu canal através do Google). Na prática, isso significa que o seu anúncio terá possibilidades maiores de contextualização, o que torna o primeiro contato dos usuários com a sua marca muito mais agradável.
Outro ponto importante a destacar é o conceito de “brand safety”, que é muito respeitado pela mídia programática. Isso significa que a sua marca não irá aparecer em sites fraudulentos ou suspeitos, que podem causar danos à sua imagem perante os usuários. A mídia programática conta com filtros de segurança avançado e equipes dedicadas a avaliar o inventário de sites com frequência para garantir que os anúncios sejam mostrados apenas junto a conteúdos de qualidade. Para as escolas, que precisam manter suas marcas longe de qualquer tipo de polêmica, a mídia programática é a modalidade ideal de publicidade: segura e precisa, além de muito lucrativa.
Montando sua Audiência Personalizada
Para iniciar você precisa saber o que é um DMP: é uma tecnologia que coleta, organiza, cruza e segmentada dados 1st (dados do próprio site ou CRM), 2nd (dados de parceiros) e 3rd party (dados de terceiros). Indicamos que o cliente tenha uma DMP conectada ao seu site para entender o perfil e comportamento da audiência e poder ativa-la mais rapidamente, porém mesmo para os cliente que não possuem uma DMP é possível sim encontrar o perfil desejado. A Alright está conectada as tecnologias de ponta e as mais avançadas do mercado de data drive marketing. Com essas tecnologia e com as etapas corretas conseguimos montar sua audiência e ativá-la em canais e formatos na internet que irão gerar maior engajamento e experiência ao seu público e por consequência um maior ROI.
Mas como fazemos isso?
A Alright desenvolve um estudo de audiência junto com seus clientes, no qual é realizado uma consultoria com um especialista que irá fazer um diagnóstico de situação, definição de objetivos, mercados de atuação e entenderá quem é sua persona, por fim com o briefing completo será montado os clusters indicados pelo cliente dentro da DSP, e com o auxilio de uma DMP o especialista irá analisar, entender e segmentar os dados para chegar na audiência perfeita, conforme mostramos no recorte da ferramenta abaixo: