Nos dias atuais quase toda empresa ou prestador de serviço precisa de um site: pesquisas demonstram que consumidores confiam mais em empresas com uma página na internet e o potencial de engajamento e alcance da marca através das técnicas de marketing digital é significativamente maior que os métodos tradicionais de publicidade.
Em 2021, essa demanda por sites eficientes, compatíveis com qualquer aparelho, rápidos e funcionais, cresceu ainda mais graças à necessidade de continuar as atividades durante a quarentena através dos canais digitais. Mas se você está interessado em criar um site e ficou confuso com as opções de hospedagem, o custo-benefício de cada proposta, e não sabe como decidir qual mecanismo contratar para manter seu site no ar, não se preocupe – nossa equipe preparou tudo o que você precisa saber sobre hospedagem de sites em 2021. Confira nosso artigo!
O que é a hospedagem de sites?
Resumidamente, um site na internet nada mais é do que um computador que executa algum código para processar as interações do cliente, e responde com o texto, imagens, vídeos e quaisquer outros recursos que formam nossa página. A hospedagem se refere ao serviço usado ou contratado para desempenhar esse papel, que geralmente não é feito por um computador comum.
Além da hospedagem, também utilizamos um domínio, que nada mais é do que o endereço usado para acessar o site começando com www. O domínio redireciona o visitante para o endereço IP do servidor que hospeda o site, e com isso, temos uma página na internet.
Escolher uma boa hospedagem é fundamental, pois é isso que determina se o site carregará rápido em uma região ou outra, se a segurança dos dados pessoais dos clientes está garantida, e se o site sairá do ar com frequência. Ao contratar serviços estrangeiros, por exemplo, pode ser interessante usar uma VPN brasileira para testar se o desempenho nas principais capitais do país é adequado. Atualmente, diversos tipos de hospedagem estão disponíveis no mercado, com uma grande gama de serviços e preços.
Soluções em nuvem (Cloud)
A computação em nuvem dominou diversas áreas da informática: já estamos acostumados com armazenamento de arquivos em serviços como o Dropbox ou Google Drive, usamos lâmpadas inteligentes com a Alexa ou Google Home, e claro, podemos contratar um servidor em nuvem como hospedagem do nosso site.
O grande diferencial das soluções em nuvem é que não existe apenas um único servidor que representa nosso site, pelo contrário, diversas máquinas diferentes trabalham em sincronia para armazenar nosso site (e o site de todos os outros clientes do serviço). A plataforma pode trocar qual computador está exibindo sua página conforme a distância de cada usuário, o desempenho de cada máquina, o horário de manutenção, ou qualquer outro fator.
As grandes vantagens da contratação de um servidor em cloud são:
- Escalabilidade: é possível rapidamente aumentar ou diminuir a capacidade contratada, dependendo da demanda dos clientes.
- Configurável: servidores em nuvem permitem um nível alto de personalização, muitas vezes incluindo até mesmo a escolha do sistema operacional.
- Independente: em uma solução em nuvem, não importa a demanda dos outros sites contratados pelo serviço, a performance de sua página não será afetada.
Servidor dedicado
Outra possibilidade cada vez menos comum, mas ainda presente, é a hospedagem de um site em seu próprio servidor. Isso pode significar a compra de uma máquina que ficará constantemente ligada em seu escritório ou casa, configurada com um sistema para minimizar a perda de performance e para de fato hospedar as páginas.
Também é possível alugar um servidor de uma empresa local, dedicada a este tipo de serviço. De todo modo, o ponto principal é que você possuirá acesso físico a uma máquina que executa o site. Este tipo de servidor não é recomendado, pois a performance é geralmente lenta e, principalmente no ambiente de escritório, deixará o site sujeito a quedas de energia, acidentes físicos, movimentos acidentais, entre outros problemas.
Se você ainda deseja um servidor próprio exclusivo, mas não quer uma solução em nuvem, é possível contratar servidores dedicados que oferecem um terminal de acesso para configuração. Nesse caso, os problemas de instabilidade são reduzidos, mas ainda é necessário saber configurar a máquina e os custos podem subir rapidamente durante períodos de maior atividade.
Servidor virtual privado (VPS)
Por fim, uma opção cada vez mais popular de hospedagem por seu custo-benefício é o uso de um VPS (servidor privado virtual). O VPS consiste em um mega servidor dedicado com hardware poderoso, é que virtualmente dividido em “máquinas separadas” que podem ser contratadas pelo cliente. Ou seja, um mesmo computador se transforma em várias máquinas hospedando sites distintos.
Por se tratar de um único servidor, os custos são reduzidos e a empresa pode dedicar seu investimento em alta velocidade de internet, backups, entre outras medidas para otimizar o serviço.
Suas principais vantagens são:
- Preço: o custo por um servidor VPS é reduzido.
- Segurança: os arquivos de um cliente não podem ser lidos por outros sites da mesma máquina.
Qual é a melhor opção para meu site?
Não há uma única escolha certa que sirva para todas as ocasiões: é necessário que o cliente avalie as vantagens, desvantagens e custo de cada solução, pensando em quais problemas deseja resolver com sua página.
Os servidores fisicamente localizados em seu escritório não são recomendáveis atualmente por suas ineficiências e riscos. Por outro lado, servidores em VPS podem sofrer quando recebem muitos acessos e não é possível configurar o sistema operacional da máquina. Já os servidores em cloud são muito mais flexíveis, mas podem ter custo elevado ou exigir o uso de programas da plataforma contratada.
Por via das dúvidas, pode ser interessante buscar serviços que oferecem períodos de teste grátis ou contratar uma consultoria em web design para conversar sobre seu caso. E quando criar sua página, não deixe de investir em uma estratégia de divulgação e monetização!
A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança.
Confira nosso Webinar sobre Google Notícias no YouTube!