[vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Combinatividade: a essência do profissional do futuro” subtitle=”escrito por Adriano Terres, secret agent na Alright” btn1_label=”” images=”7002352″ bg_overlay=”custom” bg_overlay_color=”#0a0a0a” height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”56px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”24px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/12″][/vc_column][vc_column width=”9/12″][vc_column_text][/vc_column_text][vc_column_text]
Na nossa trajetória pessoal e profissional nos deparamos com diversas fontes de conhecimento: familiares, amigos, colegas, experiências, livro, vídeo e muito mais. Estamos expostos o tempo inteiro a possibilidades de aprendizado e experiências de todos os tipos e, na maioria das vezes, as descartamos por não nos parecer útil.
E aí está um erro gravíssimo que pode levar você à estagnação e mediocridade: o aprendizado pode não ser muito útil agora, mas em um futuro próximo pode fazer a diferença. Aproveitar as oportunidades e absorver conhecimento – inclusive aquele que parece irrelevante no momento – é a chave para o que chamo de combinatividade. Pode soar estranha a palavra, mas garanto que é um conceito muito importante.
Combinatividade é a arte de combinar criativamente coisas de universos diferentes para criar algo novo. Essas “coisas” podem ser informações, capacidades, experiências diferentes… Não importa. O que importa é usá-las em sintonia para a resolução de situações ou criação de uma inovação.
Combinatividade aplicada
Ao longo dos anos podemos perceber que grande parte das evoluções tecnológicas foram combinatividade pura: a informática nada mais é do que a combinação de informação e matemática. Trago outras situações que exemplificam o conceito de combinatividade: um profissional formado em ciências da computação que já teve experiência como bancário terá um enorme valor para desenvolver sistemas para instituições financeiras. Ou ainda uma pessoa que passou parte da vida empreendendo provavelmente terá grande habilidade para resolver problemas devido aos desafios de ter seu próprio negócio.
Inclusive, os momentos “eureka” acontecem quando os caminhos neurais de diferentes experiências se encontram. Sabe as muitas vezes que nos perguntamos “como não pensei nisso antes”? Provavelmente estava nos faltando alguma informação externa ou uma perspectiva diferente da nossa (já viciada) para aflorar uma ideia ou solução combinada.
Então, já saiba que se você está com déficit de momentos eureka, seu nível de combinatividade provavelmente está baixo.
Em constante movimento e evolução
Ao passo que fusões cada vez mais complexas surgem, o mercado busca profissionais com maior nível de combinatividade. As empresas também constroem times com profissionais de diferentes skills e trabalham a integração do grupo para o desenvolvimento dessa competência. Aqui na Alright possuímos um ambiente riquíssimo e combinativo por essência. Temos profissionais de tech, marketing, publicidade, gestão, matemática, psicologia, administração. E é muito comum vê-los atuando no mesmo setor ou simplesmente em conjunto para resolver um mesmo problema. Consegue perceber a riqueza do resultado de um processo assim? O potencial de resolução e a evolução da empresa e do time são exponenciais.
E afirmo que esse é o profissional do futuro: ele se destaca pela capacidade de resolver problemas combinando diferentes habilidades e fontes de conhecimento, integrando sua equipe e as de outros setores.
Você é um profissional do futuro?
Se você acha que não, calma. A boa notícia é que todos nós estamos a dois passos da combinatividade:
1 – Absorva
Não espere a combinatividade acontecer na sua vida. A descoberta é resultado da busca. Consuma informação, aproveite as oportunidades a que está exposto, o conhecimento de colegas e de outros setores que você tem contato. Leia livros, faça cursos, assista vídeos, faça experimentos… Interaja com o mundo à sua volta!
2 – Exercite sua mente para combinar
É da natureza do ser humano ser preguiçoso, já que estocar energia é o princípio básico da sobrevivência. Mas tenha em mente que o exercício da combinatividade é investimento de energia. Fuja de soluções óbvias demais. Não estou dizendo para complicá-las, mas deslocar sua visão e experimentar diferentes soluções possíveis.
Tenho certeza que seguindo esses passos, com o tempo, você vai aumentar sua capacidade de combinatividade e sentir os resultados práticos na sua vida profissional e pessoal. Em meu próximo artigo, falarei sobre combinatividade aplicada às estratégias de mídia. Se você quiser receber esse conteúdo quando for publicado e até outros, deixe seu e-mail que te avisarei. 🙂
Até a próxima![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/12″][vc_column_text css=”.vc_custom_1520577206276{margin-top: 50px !important;}”][/vc_column_text][vc_wp_categories el_class=”wpcategorias”][vc_wp_tagcloud taxonomy=”post_tag”][/vc_column][/vc_row][vc_row equal_height=”yes” content_placement=”middle” css=”.vc_custom_1494859213358{padding-top: 90px !important;}”][vc_column width=”1/2″ col_padding=”2″ col_padding_side=”right”][vc_column_text font_size=”medium”]
Conheça o Adriano
O Adriano já fez consultoria e treinamento sobre SEO e WordPress para mais de 300 publishers na américa latina. Na Alright ele atua com planejamento, atendimento e operação de campanhas de mídia programática para grandes Marcas como Caixa Econômica Federal, O Boticário, Citroen e outras.
Ele também é o responsável pelo fechamento de acordos programáticos com grandes publishers, como Globo, Spotify e OLX.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″ col_padding=”2″ col_padding_side=”left”][vc_single_image image=”7002346″ img_size=”medium” css_animation=”none” css=”.vc_custom_1555365677211{margin-bottom: 0px !important;}”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_raw_js]JTNDZGl2JTIwcm9sZSUzRCUyMm1haW4lMjIlMjBpZCUzRCUyMm5ld3MtYWxyaWdodC1mYzNiMTg4MzBlM2JiMmE0MzVhMCUyMiUzRSUzQyUyRmRpdiUzRSUwQSUzQ3NjcmlwdCUyMHR5cGUlM0QlMjJ0ZXh0JTJGamF2YXNjcmlwdCUyMiUyMHNyYyUzRCUyMmh0dHBzJTNBJTJGJTJGZDMzNWx1dXB1Z3N5Mi5jbG91ZGZyb250Lm5ldCUyRmpzJTJGcmRzdGF0aW9uLWZvcm1zJTJGc3RhYmxlJTJGcmRzdGF0aW9uLWZvcm1zLm1pbi5qcyUyMiUzRSUzQyUyRnNjcmlwdCUzRSUwQSUzQ3NjcmlwdCUyMHR5cGUlM0QlMjJ0ZXh0JTJGamF2YXNjcmlwdCUyMiUzRSUyMG5ldyUyMFJEU3RhdGlvbkZvcm1zJTI4JTI3bmV3cy1hbHJpZ2h0LWZjM2IxODgzMGUzYmIyYTQzNWEwJTI3JTJDJTIwJTI3VUEtMjM4MzYxNDUtMSUyNyUyOS5jcmVhdGVGb3JtJTI4JTI5JTNCJTNDJTJGc2NyaXB0JTNF[/vc_raw_js][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row]