[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Web Summit 2020″ heading=”Alright realiza cobertura da Web Summit 2020 em parceria com a Coletiva.net” subtitle=”Alright e Coletiva.net realizaram parceria para cobrir 3 dias da Web Summit 2020 – um dos maiores eventos tecnológicos do mundo que neste ano ocorreu totalmente online” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#002377″ bg_gradient2=”#ff00c3″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003718″ alignment=”center”][vc_column_text]Com 104 mil participantes de 168 países, 1.145 investidores, 2.229 jornalistas, 2.007 startups de 89 países, e 1.137 oradores participando de 679 talks em cinco canais, aconteceu na última semana a edição 2020 do maior evento mundial de tecnologia, o Web Summit.
A Alright Adtech, em parceria com o Coletiva.net, realizou a cobertura do evento e transmitiu lives diárias com Fabiano Goldoni e Cleidi Pereira, correspondente do portal em Lisboa. Durante os três dias, a dupla comentou e trouxe as principais novidades e reflexões do Web Summit para a audiência.
Quer saber quais foram os destaques dessa edição do Web Summit? Continue lendo e confira![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
DIA 1
O evento aconteceria em Lisboa, mas foi transportado para os meios digitais devido à pandemia do COVID-19. Uma equipe da empresa que promove o Web Summit desenvolveu uma plataforma, que foi testada durante o Collision (evento realizado pela mesma equipe, que aconteceu em julho) e que permitiu que os participantes enviassem perguntas e participassem durante os painéis que aconteceram ao vivo de 02 a 04 de dezembro.
O Web Summit começou cercado de polêmicas, especialmente em relação ao investimento do governo português para sua realização. Por ter deixado de acontecer presencialmente, o Web Summit deixou de levar os participantes até a cidade-sede, o que tornou difícil acompanhar o retorno do investimento de 11 milhões de euros realizado pelo governo no evento.
De qualquer maneira, era perceptível o esforço da organização para deixar o Web Summit 2020 com a cara do país, desde o “palco” exclusivo para tratar de assuntos lusitanos até o emoji com a bandeira portuguesa que estava entre as opções oferecidas como reações aos participantes. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Primeiro dia de cobertura Web Summit 2020 | Alright + Coletiva.net” link_type=”external” item_url=”https://youtu.be/EfQ0r_OaYLU” text=”Assista à gravação em nosso canal no YouTube”][vc_video link=”https://youtu.be/EfQ0r_OaYLU”][vc_empty_space][vc_column_text]
Networking Virtual
Um dos grandes diferenciais de eventos especializados como o Web Summit é a possibilidade de fazer networking com outros profissionais da área. Com a edição virtual, o Web Summit apostou em uma solução digital para que os participantes pudessem trocar cartões de visita, mesmo à distância.
Dentro da plataforma onde as palestras aconteceram, era possível encontrar uma aba chamada “mingle” (algo como “misturar-se”, em bom português). Ali, a plataforma encontrava pessoas com possíveis interesses em comum e promovia um bate-papo em vídeo com duração de três minutos. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Os debates do primeiro dia
A abertura do Web Summit 2020 ficou a cargo de Tim Berners-Lee, considerado o pai da internet, que falou sobre o poder do usuário sobre seus dados. A fala serviu como um contraponto a Guy Cuthbert, da Snow Flake DB, que defendeu a economia do compartilhamento de dados.
Cleidi Pereira destacou também a fala das autoridades na abertura do evento. Tanto o Primeiro-Ministro de Portugal quanto a presidente da Comissão Europeia demonstraram muito otimismo com a nova década em relação à economia digital. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, considerou a pandemia um grande catalisador dos negócios digitais. Ursula também lançou um olhar positivo sobre o uso de dados na sociedade, inclusive durante a pandemia.
A pandemia, aliás, foi um dos grandes temas no primeiro dia do Web Summit. Houve inclusive um painel onde foi discutido o modelo de trabalho durante o isolamento, com muita gente apostando em um modelo híbrido daqui pra frente. O CEO do Slack (plataforma de gerenciamento de equipes) divulgou uma pesquisa realizada entre os usuários, que revelou que 78% dos profissionais preferem dividir seus dias entre o home office e o escritório.
Nesse primeiro dia também aconteceu uma palestra com Anne Boden, do Starling Mobile Banking, que falou sobre o novo modelo de bancos virtuais, que deve se popularizar mais a cada dia. Ela mencionou o fato dos bancos virtuais serem negócios mais sustentáveis, tanto do ponto de vista social quanto ambiental.
Outra palestra que chamou atenção foi aquela com Gilberto Silva, ex-jogador da Seleção Brasileira, que falou sobre o envolvimento de esportistas em pautas de interesse da sociedade, como política e religião. Ele considera que os esportistas também atuam como influencers nas redes sociais, e que faz parte do papel se posicionar em questões que influenciam no dia-a-dia dos brasileiros.
Além das palestras, houve uma tentativa de recriação dos momentos “after” do evento, com programações extras que podem ser acessadas pelos participantes. No primeiro dia, a atividade foi uma meditação guiada com Deepak Chopra. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
DIA 2
Coletiva de imprensa e o futuro do Web Summit
O segundo dia começou com uma coletiva de Paddy Cosgrave, co-fundador da Web Summit, sobre o futuro do evento. Em videoconferência com 110 jornalistas, ele anunciou que o evento terá uma edição em Tóquio em 2022. A grande questão sobre a edição sul-americana de 2022 ainda ficou sem resposta, e não sabemos se o evento será realizado em Porto Alegre ou Rio de Janeiro, capitais que seguem na disputa para sediar o Web Summit em breve.
Paddy também falou sobre a realização de grandes eventos em tempos de pandemia, e apostou na utilização do formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais, para as próximas edições do Web Summit. Outra novidade anunciada durante a coletiva é que a plataforma desenvolvida para a transmissão do evento poderá ser disponibilizada gratuitamente para outras iniciativas semelhantes. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Segundo dia de cobertura da Web Summit 2020 | Alright + Coletiva.net” link_type=”external” item_url=”https://youtu.be/EXpj7foLUxA” text=”Confira a gravação do segundo dia de cobertura em nosso canal do YouTube”][vc_video link=”https://youtu.be/EXpj7foLUxA”][vc_empty_space][vc_column_text]
Os debates do segundo dia
A grande estrela do segundo dia foi Eric Yuan, CEO e fundador de uma das ferramentas que mais cresceu durante a pandemia, o Zoom. Ele compartilhou um pouco da trajetória da plataforma, que foi criada como uma maneira dele se comunicar com a noiva durante suas viagens, e contou sobre os muitos nãos que recebeu durante o desenvolvimento do Zoom. Yuan mencionou que a empresa estimava um crescimento similar ao de 2019, mas que teve um impulsionamento gigante durante o período de isolamento social.
Yuan, que se juntou à lista de milionários da Forbes neste ano, finalizou sua fala com um recado para os empreendedores: “Sejam pacientes e não pensem logo no sucesso, porque construir um negócio sustentável é uma jornada longa. Aproveitem cada momento”.
Outro destaque nesse segundo dia foram as pautas ambientais e financeiras. Fabiano e Cleidi destacaram a participação de Menno Van Leeuwen, diretor do Impact Nation Program, que mencionou a necessidade de bancos serem mais sustentáveis. Outra fala que se sobressaiu nesse segundo dia foi a de David Hayman, do Pensions with Intention, que trabalha para que os usuários britânicos estejam cientes de onde o dinheiro de seus fundos de pensão está sendo investido, e que estimula investimento em empresas socialmente responsáveis.
Temas como consumo consciente e responsabilidade social também marcaram presença no segundo dia do Web Summit. A atriz e empresária Jessica Alba participou de um painel pra falar um pouco sobre a sua marca The Honest Company, que vende produtos relacionados ao bem-estar e promete uma atuação não só mais sustentável, mas também mais igualitária. A questão de gênero e empoderamento feminino também foi mencionada por Ariana Huffington, fundadora do Huffington Post.
Também chamou a atenção a presença de personalidades como John Micklethwait, autor do livro A Quarta Revolução Industrial, e Nick Clegg, líder de assuntos globais e comunicações do Facebook, que participaram de uma sessão de perguntas e respostas com o público. Clegg, que foi vice-primeiro ministro do Reino Unido, mencionou as iniciativas do Facebook para combater as fake news e o discurso de ódio.
Outro assunto recorrente durante o segundo dia do Web Summit foi o “novo normal”, ou o que nos espera no pós-pandemia. Será que eventos desse porte ainda serão possíveis? Fica o questionamento. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
DIA 3
O terceiro e último dia do Web Summit 2020 foi bastante agitado. Geralmente o evento ocorre durante quatro dias, mas acabou sendo condensado e tendo um dia a menos neste formato online.
Durante a live, a correspondente do Coletiva.net, Cleidi Pereira, compartilhou um pouco da sua experiência na ferramenta “Mingle” e relatou como o evento funcionou para as startups: era possível filtrar empresas buscando investimento, empresas que estavam no evento para fazer pitches, e até as startups que estavam contratando durante o evento. As apresentações eram realizadas em vídeo, tentando reproduzir um pouco das áreas de negócios que existiam nas versões anteriores do evento.
Quanto às palestras, nesse terceiro dia foi possível acompanhar um bate-papo entre Patrick Greenfield, jornalista do The Guardian; Jane Goodall, cientista e ativista ecológica conhecida por sua pesquisa com chimpanzés; e Pieter Van Midwoud, diretor de plantação de árvores da Ecosia (mecanismo de busca que doa parte de sua receita para organizações não-governamentais dedicadas ao reflorestamento).
O tema do debate foi como o uso da tecnologia pode ajudar a salvar o planeta, e a Ecosia contou um pouco do seu case e sobre a parceria com o Instituto Jane Goodall, com atuação em Uganda. Atualmente, eles tentam construir corredores de árvores para interligar as florestas remanescentes do país e oferecer um ambiente seguro para os chimpanzés, que correm risco de extinção. Midwoud falou sobre o investimento da empresa e sobre todo o processo de reflorestamento, que é bastante complexo. Jane Goodall, por sua vez, lembrou da nossa responsabilidade em relação ao desmatamento e, consequentemente, em relação à pandemia – reflexo direto da exploração animal.
Além da sustentabilidade, outros temas bastante atuais foram trazidos a luz pelo Web Summit 2020. Outro painel de destaque no dia de encerramento foi o de Cornel West, artista de jazz, filósofo e ativista, que falou sobre o dilema racial na tecnologia. Ele falou sobre a falta de diversidade nas empresas do ramo, sobre racismo sistêmico e o momento político nos Estados Unidos, e fez projeções para o futuro. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Terceiro dia de cobertura da Web Summit 2020 | Alright + Coletiva.net” link_type=”external” item_url=”https://youtu.be/0QEu58SXTkU” text=”Confira a gravação do terceiro dia de cobertura em nosso canal do YouTube”][vc_video link=”https://youtu.be/0QEu58SXTkU”][vc_empty_space][vc_column_text]Também merece destaque o painel apresentado pela empresa chinesa Ping An, que desenvolveu um aplicativo de telemedicina e realiza 820 mil tele-consultas diariamente. As health techs chamaram bastante atenção nessa edição do Web Summit, e inclusive uma startup da área (Lalibela Global Networks, um sistema que digitaliza a gestão hospitalar) foi a grande vencedora do concurso promovido pelo evento este ano. Com a pandemia, o tabu das consultas à distância foi aparentemente superado, e a telemedicina se tornou cada vez mais comum – principalmente em especialidades que não exigem tanto contato com os pacientes.
Nossos comentaristas também destacaram o debate entre Pedro Pinto, da Empower Sports (empresa portuguesa de gerenciamento de atletas), e Andrea Radrizzani, sócio majoritário do Leeds United e sócio-fundador da Eleven Sports (empresa de streaming de eventos esportivos). Os empresários falaram sobre o modelo de distribuição dos eventos esportivos e sobre as perspectivas do setor, que vem passando por grandes mudanças – inclusive transmissões exclusivas no Facebook, como no caso da Copa Libertadores da América.
No palco destinado aos debates específicos sobre o mundo da comunicação, o tema predominante foram as fake news e a “epidemia” de desinformação que se alastra pelo mundo. Cleidi Pereira relatou que foram diversos os debates sobre o assunto, e que a importância do Jornalismo ético e responsável é ressaltada constantemente. Fabiano Goldoni, da Alright, trouxe um contraponto de sua própria experiência e contou que os anunciantes também estão cada vez mais preocupados com a qualidade do conteúdo com o qual associam suas marcas.
Para o encerramento do Web Summit 2020, um dos debates mais aguardados foi entre Malala Yousafzai e a engenheira ambiental Lisa Jackson, vice-presidente de políticas ambientais e iniciativas sociais da Apple. Entre os assuntos abordados estavam as mudanças climáticas, inclusão e justiça social. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Mídia com melhor contexto ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/midia-contextualizada/” text=”Entenda o que é e a importância de uma entrega de mídia digital com melhor contexto para marcas”][vc_empty_space][vc_column_text]
Como resumir o Web Summit 2020?
Instigada por Fabiano Goldoni, Cleidi se disse incapaz de resumir o evento em poucas palavras. Segundo ela, muitas das tendências apontadas para o futuro já estão se tornando realidade, o que tornou o Web Summit 2020 diferente das outras edições.
O que se percebeu foram muitas discussões sobre novos modelos de trabalho e muitos assuntos que pautaram as discussões sociais nos últimos anos, como racismo, gênero e sustentabilidade. Ou seja, o Web Summit segue sendo um evento muito antenado nas tendências, e por isso é um dos mais relevantes do mundo. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
E aí, curtiu a cobertura da Alright e da Coletiva.net?
Siga os nossos canais e acompanhe todos os nossos conteúdos.
[/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Conheça a Alright for Brands!
Anunciante, entre em contato e conheça nossa Rede própria de publishers para campanhas regionalizadas.
Publisher, solicite uma avaliação do seu portal e faça parte da Alright for Brands.
[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]