[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Live Alright” heading=”Insights Pós Cobertura SXSW 2021″ subtitle=”Alright, em parceria com o Coletiva.net, faz cobertura do Festival SXSW 2021 e reúne grandes nomes do mercado da Comunicação para um debate sobre insights trazidos pelo evento.” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#4a44e2″ bg_gradient2=”#eea9c9″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003941″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Um dos mais populares festivais de inovação e economia criativa do mundo, o SXSW (South by Southwest) também teve que se reinventar e realizou sua edição de 2021 de maneira remota entre os dias 16 e 20 de março.
Realizado em Austin, no Texas, o SXSW é conhecido pela experiência imersiva que proporciona aos participantes. Mas em 2020, o evento teve que ser cancelado às pressas quando a pandemia global foi declarada.
Nas edições anteriores, diversos painéis e atividades aconteciam por toda a cidade, promovendo a integração entre o conteúdo e o ambiente.
Mas será que o SXSW conseguiu manter sua essência nesse novo formato online?
Para responder a essa e outras questões, a Alright e o portal Coletiva.net, que realizaram cobertura conjunta de alguns painéis do evento, reuniram um time de especialistas para debater tanto as tendências apresentadas no festival quanto essa nova realidade dos grandes eventos.
Mediado por Fabiano Goldoni, da Alright, o bate-papo também contou com as presenças de Cesar Paz, idealizador do Ecosys e do Festival Online POA 2020, Cristiano Fragoso, Sócio e Head de Estratégia Criativa da DO IT – Aceleradora de Marcas, Roberto Dias Ribas, Chief Strategy Officer na Brivia, e José Pedro Paz, Chief Creative Officer da DZ Estúdio.
Vamos conferir os insights pós-SXSW? Continue lendo e confira as novidades do evento! [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
2020: O Futuro que não aconteceu
Para começar o papo, Fabiano Goldoni recomendou o mini documentário “SXSW 2020 – O Futuro que não aconteceu”, produzido pela Eyxo.
O vídeo, que mostra o impacto do cancelamento da edição do ano passado do festival por conta da pandemia, pode ser visto aqui.
Além dos participantes do mundo inteiro, que tiveram que cancelar a ida para Austin na véspera do evento, a pandemia trouxe prejuízos para a economia da cidade. Tanto os negócios quanto os profissionais e artistas de Austin ficaram sem a renda gerada pelo SXSW, e o documentário mostra esse impacto.
Vale a pena reservar oito minutinhos do seu dia e conferir![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
O futuro do SXSW e dos eventos pós-pandemia
O debate começou com Cesar Paz, que além de ter participado de seis edições anteriores do SXSW, também traz consigo a experiência de ter idealizado o Festival Online POA 2020.
Paz iniciou sua fala destacando a ironia que é estarmos debatendo o futuro dos eventos enquanto o próprio futuro da humanidade ainda é incerto. O idealizador da Ecosys, no entanto, reconhece a importância de manter essas conversas acontecendo, mesmo em momentos como esses.
“Os eventos de inovação e transformação são, definitivamente, um grande momento pra gente fazer ou nos manter atualizados sobre tudo que acontece, com uma velocidade cada vez mais exponencial. Em um mundo de transformação acelerada, é cada vez mais complexo se manter atualizado e compreendendo, fazendo as conexões corretas. Esses eventos têm importância por isso, e passam por uma transformação definitiva. Eles não vão abrir mão da dimensão digital, de uma forma ampla e protagonista na construção desses eventos. Essa é a grande diferença”, refletiu Paz.
O formato de palestras online, com algumas pré-gravações, permitiu a troca de conhecimento característica do SXSW. Por outro lado, o networking ficou prejudicado, já que não há como simular digitalmente os encontros pelas ruas de Austin.
“O SXSW 2021 foi super simbólico, uma fotografia do momento que a gente vive. O evento é sinônimo de inovação, a gente vai lá pra se atualizar. É um evento consolidado, mas dentro de um formato. Quando ele passa a ser 100% digital, de certa forma também está recomeçando. Então é impossível a gente não se decepcionar com a experiência, tem várias coisas que a gente perde. O melhor do SXSW era a palestra inesperada, ou encontrar outros participantes após os debates, e isso não conseguiram reproduzir”, lamentou Cristiano Fragoso.
Além disso, os debatedores sentiram falta da imersão proporcionada pelo SXSW presencial. No formato online, as intercorrências do cotidiano são inevitáveis, e o nível de envolvimento com o conteúdo apresentado é bem menor.
José Pedro Paz, da DZ Estúdio, fez um bom resumo do que o SXSW apresentou esse ano: “Mais conteúdo, e menos experiência”. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Mídia digital” link_type=”external” text=”Como evitar fraudes na veiculação de campanhas de mídia digital” item_url=”https://alright.com.br/como-evitar-fraudes-no-ecossistema-de-midia-programatica/”][vc_empty_space][vc_column_text]
SXSW em transformação: principais diferenças no conteúdo
E já que estamos falando em conteúdo, é importante observar as diferenças que a edição de 2021 apresentou aos participantes.
O formato deste ano exigiu mais planejamento para acompanhar os debates, e diminuiu as chances de “acasos felizes”.
“A user experience da plataforma ajudou nisso, era meio difícil de se achar, e a gente tinha que buscar com alguma intenção – diferente da experiência mais aleatória que se tem no evento”, observou José Pedro Paz.
O destaque positivo foi a disponibilização do conteúdo no formato on demand, que não exigiu que os participantes acompanhassem as atividades ao vivo (ao contrário do que ocorreu no Web Summit de 2020, por exemplo, que exigia disponibilidade no momento das palestras).
“Apesar de a ferramenta ter problemas de usabilidade, acabou até ajudando no sentido de ser mais aleatório, porque você não acha exatamente o que estava procurando e acaba entrando em outros canais. Foi interessante porque foi assíncrono: você poderia se organizar e assistir a qualquer momento, se concentrando melhor no conteúdo”, avaliou Roberto Ribas.
Como não poderia deixar de ser, a pandemia acabou ditando tendência nos conteúdos apresentados. São debates importantes, mas que podem ter deixado uma sensação de déjà vu na audiência.
“A gente vê pelas propostas de conteúdos, todas as temáticas são muito afetadas pela pandemia. Nova urgência, reconstrução, renascimento dos negócios, a transformação do mundo do entretenimento… tá tudo muito afetado por essa enorme guerra sanitária que o mundo está vivendo. Tu tá o tempo todo vendo notícias e rediscutindo os teus negócios em função da pandemia, aí tu vai parar e não é pra pensar em coisas novas, mas sim pra repensar a pandemia. Poxa, já estou pensando nisso o dia todo!”, destacou Cesar Paz.
Para conhecimento, as temáticas de conteúdo deste ano no SXSW foram as seguintes:[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Mídia digital” link_type=”external” text=”Como evitar fraudes na veiculação de campanhas de mídia digital” item_url=”https://alright.com.br/como-evitar-fraudes-no-ecossistema-de-midia-programatica/”][vc_empty_space][vc_column_text]
A New Urgency (Uma Nova Urgência)
2020 ampliou questões como injustiça racial, pobreza, nacionalismo e a crise climática em meio a uma pandemia global. O futuro depende das comunidades empresariais, sem fins lucrativos, governamentais, científicas e tecnológicas, todas trabalhando juntas. Que avanços são necessários para criar um progresso imediato e duradouro?[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
An Uncharted Future (Um Futuro Desconhecido)
Biohacking, viagens espaciais do consumidor, física quântica, extensão radical da vida, entrega de drones – esses conceitos que antes pertenciam à ficção científica agora fazem parte de nosso futuro imediato. Que novas ideias de explodir a cabeça inspirarão a próxima geração de inovadores?[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Challenging Tech’s Path Forward (Desafiando o caminho da tecnologia para a frente)
Se quisermos alcançar uma mudança real como sociedade, as muitas maneiras pelas quais a indústria de tecnologia impacta nossas vidas devem ser aproveitadas como uma força positiva. Para construir um amanhã melhor, que lições uma indústria essencial à nossa existência pode aprender com suas falhas atuais?[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Connection in Disconnection (Conexão na desconexão)
Estamos vivendo vidas que nunca poderíamos ter imaginado enquanto entramos em nosso admirável mundo novo. As consequências do isolamento social vêm fermentando há anos. Agora, as plataformas online são alguns dos únicos meios de comunicação disponíveis para fomentar um senso de comunidade. Como podemos retornar a um mundo onde as preocupações individuais dão lugar a abraçar o valor da humanidade?[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Cultural Resilience in the Arts (Resiliência cultural nas artes)
A grande arte geralmente prospera em tempos de turbulência e caos. Como a erupção de criatividade que estamos vendo atualmente na música, no cinema, na experiência, na escrita e nas artes visuais impactará nossa cultura na próxima década e além?[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
The Rebirth of Business (O renascimento dos negócios)
De startups a pequenas empresas e grandes corporações, o capitalismo deve ser examinado enquanto buscamos reconstruir a economia global. Um potencial nivelamento do campo de jogo nos aguarda se aproveitarmos esta oportunidade para sistemas mais equitativos independente de raça, gênero e classe.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Transforming the Entertainment Landscape (Transformando o panorama do entretenimento)
A indústria do entretenimento perdeu seu brilho diante da evolução dos hábitos de consumo, dos avanços tecnológicos e do foco cada vez maior nas questões sociais. Essas pressões estão forçando uma metamorfose muito necessária. Que lições a música, o cinema, a televisão, os esportes e os jogos podem aprender para acompanhar o ritmo cada vez mais acelerado de mudanças?[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Tendências que se destacaram no SXSW
Embora o formato online do SXSW tenha dividido opiniões, é inegável a vocação do festival para debater temas relevantes e escancarar tendências que irão pautar nosso cotidiano.
Como já mencionado anteriormente, a pandemia do COVID-19 assumiu um papel de protagonismo na edição 2021 do SXSW, o que trouxe uma mudança bastante significativa para o festival: em vez de debater o futuro, muitas trilhas de conteúdo debateram o presente.
– Marcas cada vez mais engajadas
Roberto Ribas destacou uma tendência que já é realidade: empresas assumindo sua vocação pra responsabilidade social e debatendo temas importantes para a sociedade.
“Ao longo de 2020 a humanidade evoluiu muito. A integração da ciência foi um dos grandes marcos. Por outro lado, os governos foram muito frágeis e fracassaram. E aí tem um gap que as marcas ocupam, e acabaram assumindo papéis relevantes, relacionados a racismo, diversidade e do desenvolvimento da nossa sociedade como um todo”, afirmou Ribas.
– Realidade diminuída
O cenário atual e o excesso de estímulos também têm grande influência em uma tendência destacada por Cristiano Fragoso: a realidade diminuída.
“Em vez de falar da realidade aumentada que a tecnologia proporciona, a tecnologia em um futuro próximo vai permitir que a gente reduza a realidade. Ou seja, tire sons do ambiente, que eu não enxergue tal pessoa, que eu não tenha contato com algumas coisas que estão no ambiente. Isso tocou muito no meu trabalho de desenvolver comunicação, porque as marcas podem ser facilmente canceladas da vida das pessoas, com o auxílio da tecnologia. Como vamos estabelecer diálogos? Como vamos ser relevantes com usuários que terão esse poder?”, questionou Fragoso.
– Internet das pessoas
Outra tendência que foi destacada durante o SXSW é a “internet of you”, sucessora da “internet of things”, que ganha força com a crescente popularidade dos smartwatches e outros dispositivos que os usuários usam junto a si.
“Os usuários se tornam a própria rede com dispositivos que vão desde as pulseiras conectadas até implantes cardíacos. Isso desperta outras questões, como privacidade de dados, de proteção, de acesso, de ter que criar uma rede autossuficiente, que não corra o risco de ser hackeada”, lembrou José Pedro Paz.
– Criatividade
Depois de alguns anos com o debate voltado para a tecnologia e suas ramificações, percebeu-se nesse ano mais conversas voltadas para a criatividade. Como nossos debatedores observaram, não é um tema novo, mas que volta a ganhar destaque devido ao contexto.
“A criatividade está retomando um certo protagonismo. Procurei alguns painéis sobre o assunto, e vi um com o cara que criou o Behance, e ele falava justamente sobre isso: como a criatividade traz mais respostas em tempos de incerteza. Esse aspecto mais humano foi legal de observar, como as pessoas estão fazendo para trabalhar criativamente e como a criatividade é a nova produtividade”, destacou José Pedro. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Mídia contextualizada” link_type=”external” text=”Entenda o poder do contexto na veiculação de campanhas de mídia digital” item_url=”https://alright.com.br/midia-contextualizada/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Expectativas para o SXSW 2022
Os minutos finais do bate-papo foram reservados para um pequeno exercício de futurologia: como será o SXSW 2022?
Com a vacinação nos Estados Unidos avançando rapidamente, é fácil imaginar que o festival voltará a ter atividades presenciais. Mas o que deve mudar na programação após a pandemia?
Roberto Ribas começou apostando em uma Austin novamente lotada de participantes do SXSW. O Chief Strategy Officer da Brivia, entretanto, acredita que também haverá transmissão online para tornar a programação mais acessível para participantes de outras localidades.
Cesar Paz está confiante de que poderemos participar presencialmente em 2022. “Os próximos meses ainda serão difíceis, mas vamos vencer essa batalha e vamos todos pra Austin em 2022”, afirmou.
Já Cristiano Fragoso é um pouco mais cauteloso nas apostas. O sócio da DO IT considera que muita coisa pode acontecer nos próximos 12 meses.
“Eu tenho uma visão um pouco diferente. Acho que a nossa vida está se transformando de uma maneira que é difícil imaginar que tudo vai voltar ao normal. A gente imagina o futuro sempre como uma continuidade do presente, mas eu não tenho essa certeza. Seria muito legal, mas um ano é muito tempo”, ponderou.
De maneira presencial ou remota, a participação em eventos como o SXSW é fundamental, segundo Cesar Paz.
“Vão aos festivais, do jeito que for. Porque o festival é um grande momento de se atualizar, se conectar com tendências e com tecnologias emergentes. Os festivais continuam tendo muito valor, independentemente dos formatos que vão assumir. Eu sempre recomendo pro pessoal que trabalha com a gente, e também pra alunos. Festival é o grande momento de conexão, e de fazer um reboot daquilo que a gente aprendeu ao longo do ano”, aconselhou.
Então anota na agenda: em 2022, o SXSW acontece entre 11 e 20 de março. Quais são suas apostas para a próxima edição do festival?[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Assista à gravação da live: Insights pós SXSW 2021
[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/iPIrsV9ckcQ”][vc_empty_space][vc_column_text]Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright! [/vc_column_text][vc_raw_js]JTNDZGl2JTIwcm9sZSUzRCUyMm1haW4lMjIlMjBpZCUzRCUyMm5ld3MtYWxyaWdodC1mYzNiMTg4MzBlM2JiMmE0MzVhMCUyMiUzRSUzQyUyRmRpdiUzRSUwQSUzQ3NjcmlwdCUyMHR5cGUlM0QlMjJ0ZXh0JTJGamF2YXNjcmlwdCUyMiUyMHNyYyUzRCUyMmh0dHBzJTNBJTJGJTJGZDMzNWx1dXB1Z3N5Mi5jbG91ZGZyb250Lm5ldCUyRmpzJTJGcmRzdGF0aW9uLWZvcm1zJTJGc3RhYmxlJTJGcmRzdGF0aW9uLWZvcm1zLm1pbi5qcyUyMiUzRSUzQyUyRnNjcmlwdCUzRSUwQSUzQ3NjcmlwdCUyMHR5cGUlM0QlMjJ0ZXh0JTJGamF2YXNjcmlwdCUyMiUzRSUyMG5ldyUyMFJEU3RhdGlvbkZvcm1zJTI4JTI3bmV3cy1hbHJpZ2h0LWZjM2IxODgzMGUzYmIyYTQzNWEwJTI3JTJDJTIwJTI3VUEtMjM4MzYxNDUtMSUyNyUyOS5jcmVhdGVGb3JtJTI4JTI5JTNCJTNDJTJGc2NyaXB0JTNF[/vc_raw_js][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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