A produção de conteúdo de qualidade leva tempo e esforço, mas com a ajuda da inteligência artificial é possível acelerar esse processo. As ferramentas de inteligência artificial (IA) podem ajudar os produtores de conteúdo a gerar ideias, fazer pesquisas e até mesmo escrever textos inteiros.
Por exemplo, o ChatGPT – uma ferramenta de IA baseada em linguagem natural que atingiu o crescimento mais rápido da história, com 100 milhões de usuários ativos em dois meses após o lançamento -, pode ajudar a produzir conteúdo de forma rápida e eficiente. Mas também há alguns cuidados a serem tomados no uso do chat-sensação!
Publisher, leia este artigo até o final para saber as vantagens e boas práticas de uso de inteligência artificial para lucrar mais com produção de conteúdo para o seu site.
O que é e como funciona o ChatGPT?
O ChatGPT, desenvolvido pela empresa americana de inteligência artificial OpenAI, é um chatbot de IA generativa que, a partir de uma base de dados, é capaz de compreender perguntas e comandos e gerar respostas coerentes. Isso porque a tecnologia é baseada em deep learning e tem ótima capacidade de síntese e produção textual em diversos estilos e tons, pois reconhece os diferentes estilos de escrita.
Sua inteligência foi treinada para responder em linguagem muito próxima à humana, executando tarefas como escrever artigos inteiros, criar planejamentos de conteúdos e redes sociais para marcas, escrever roteiros, criar materiais didáticos e até gerar códigos para desenvolvimento de softwares.
Aumento da produtividade com IA
O ChatGPT e seus semelhantes podem automatizar atividades que nós, humanos, levamos um certo tempo para realizar e concluir. Quanto tempo você leva, em média, para escrever um artigo de blog, como este que você está lendo agora? Tenho certeza que muito mais tempo do que os poucos segundos que a inteligência artificial leva quando utilizamos os comandos corretamente e fornecemos introduções assertivas (chamados de prompts) aos assuntos que desejamos que ela desenvolva. Por isso, essa tecnologia pode ser uma grande aliada da produtividade e poupar muito trabalho dos publishers na hora de produzir conteúdo.
Pontos de atenção e qualidade na produção de conteúdo
É importante ressaltar que por mais que o ChatGPT possa produzir respostas e textos com uma linguagem surpreendentemente “humana” e coerente, ele ainda está propenso a apresentar informações inconsistentes e com presença de erros factuais.
Como o próprio ChatGPT alerta em sua página inicial, ele possui algumas limitações importantes, como: pode ocasionalmente gerar informações incorretas, produzir instruções perigosas e conteúdo enviesado, e possui conhecimento limitado do mundo e eventos após 2021. Portanto, lembre-se de que o modelo está em fase de testes e em constante treinamento, e é preciso atenção redobrada para a credibilidade, consistência, atualização, direitos autorais e ética dos conteúdos, o que pode afetar a qualidade da sua produção de conteúdo.
Por esses e outros motivos, a fim de preservar a originalidade e qualidade do jornalismo, algumas agências de notícias já têm políticas próprias para moderar o uso desses chatbots em suas produções. É o caso da revista americana WIRED, que considera o uso de IA para gerar matérias finais como um ato de plágio dentro de sua redação. Por outro lado, também reconhece suas vantagens de aumentar a produtividade e ajudar em processos de brainstorming com a geração de insights para criação de novas histórias.
Prompts do ChatGPT
Há vários jeitos de usar as novas e emergentes ferramentas de IA na sua produção de conteúdo. São muitos os recursos oferecidos pelo ChatGPT, como “texto com escrita 100% humana”, “escreva um livro com apenas um clique”, “artigo totalmente otimizado para SEO”, entre outros. Porém, profissionais do mercado editorial e digital têm defendido o seu emprego como geradoras de ideias para a criação de conteúdos novos e originais, e não necessariamente como entregadoras do trabalho final.
A partir de nossos comandos e prompts, são gerados textos quase instantâneos estruturados de forma simples e concisa, que devem servir como uma base, um ponto de partida para dar maior fluidez e produtividade ao processo de produção de conteúdo realizado por nós, redatores humanos.
A inteligência artificial veio para ficar
Seja qual for a sua linha de pensamento, é bom encarar o fato de que a inteligência artificial chegou para ficar e tende a ganhar ainda mais espaço no nosso dia a dia no trabalho. Então por que não tirar o máximo proveito dela na produção de conteúdo?
Todavia, é sempre importante pensar os chatbots de IA generativa como uma ferramenta e uma técnica complementar de produção de conteúdo, já que ela não substitui totalmente o trabalho humano nos quesitos originalidade e criatividade.
Por fim, as tecnologias de IA disponíveis, como o ChatGPT, proporcionam maior eficiência e rapidez, gerando uma inédita sinergia de ideias e aumento da produtividade no trabalho. Por isso, não há necessidade de vilanizá-las, mas sim de aproveitá-las como poderosas aliadas dos publishers para potencializar o sucesso da sua produção de conteúdo e, consequentemente, da sua monetização.