O International Press Institute (IPI) está com programa aberto para aceleração de organizações de comunicação e jornalismo local. A chamada global é voltada a quem trabalha editorialmente com público de comunidades, localidades e nichos específicos com foco no jornalismo independente, qualidade e inovação.
O IPI é uma rede global de editores, executivos de mídia e jornalistas que se dedicam ao jornalismo independente de qualidade. Eles promovem ações para capacitação e reconhecimento da comunicação de qualidade e livre. A chamada do Local News Accelerator atende candidaturas para os meios de comunicação locais participarem neste programa de quatro meses.
“No IPI, sabemos que o jornalismo local de qualidade une comunidades em todas as partes do mundo, fornecendo informações confiáveis sobre saúde pública, clima, eleições locais, e criamos este programa para desempenhar um pequeno papel no sentido de garantir que as notícias locais sobrevivam a uma indústria em rápida mudança”, afirmou Ryan Powell, diretor de inovação e negócio dos meios de comunicação social do IPI. O objetivo é ajudar os órgãos de comunicação social locais a dar passos significativos no sentido da sustentabilidade financeira e editorial.
Os candidatos selecionados participarão de um programa de formação intensiva, com serviços de aconselhamento personalizados para testar e desenvolver um produto ou serviço editorial ou comercial, bem como formação em grupo, sessões com oradores, trabalho em rede e acesso a uma plataforma de aprendizagem eletrônica.
O currículo foi concebido pela equipe de inovação e sustentabilidade dos meios de comunicação social do IPI com base no extenso trabalho com os meios de comunicação social locais e regionais.
Serão abordados tópicos como a identificação e a concretização de oportunidades de receitas, a aprendizagem e a criação de produtos noticiosos com o público, o que é necessário no conjunto de tecnologias para um negócio de meios de comunicação social sustentável e como apresentar os meios de comunicação social a parceiros, financiadores e doadores, e muito mais.
A formação será ministrada por especialistas internos do IPI e por formadores e oradores semanais que estão atualmente em redações locais pioneiras em todo o mundo.
Alguns resultados do programa de aceleração em 2023
- Citizen Matters na Índia desenvolveu uma plataforma, ‘The Change Network’, um ‘fórum’ onde jornalistas cidadãos podem fornecer atualizações regulares e frequentes sobre qualquer assunto específico e através de avaliações de necessidades dos usuários, desenvolveu histórias locais de melhor desempenho, como a cobertura recente do Ciclone e inundações de Chennai.
- No Equador, Tierre de Nadie construiu uma nova abordagem ao planeamento estratégico para o seu jornalismo de investigação sobre a corrupção nas zonas rurais do país, construindo novas unidades de investigação em diferentes cidades com operações centralizadas.
- A Jabarnews, na Indonésia. desenvolveu um modelo de pesquisa das necessidades do usuário e, com base nisso, desenvolveu conteúdo de educação política durante uma eleição que capacitou seu público local em Java Ocidental.
Inscrições abertas para programa de aceleração de 2024
O prazo para inscrições é 7 de julho de 2024 e você encontrará a inscrição aqui . Para se inscrever, você precisará compartilhar detalhes sobre sua organização, seu público e modelo de negócios e o desafio atual para o qual está explorando soluções.
Você também enviará uma breve proposta de projeto – conte sobre um desafio específico e uma solução potencial que você e sua equipe estão interessados em pesquisar e desenvolver com a ajuda do acelerador.
Por exemplo, você pode tentar aumentar a retenção de assinantes ou membros desenvolvendo novos canais editoriais, ou aprender como servir melhor o público existente realizando pesquisas com usuários, ou buscar novas oportunidades de rendimentos auferidos, para preencher lacunas de receita ou para investir em novas atividades jornalísticas. talento.
Observe que o compromisso de tempo esperado é de aproximadamente quatro horas por semana, divididas entre dois membros da equipe participantes, durante o programa de quatro meses.
IPI – Internacional Press Institute