[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Live” heading=”Brand Lift: Como mensurar aceitação, reconhecimento e interação do usuário na prática” subtitle=”Alright convida Marcus Magalhães, Diretor Comercial da Brandful, para falar da técnica de pesquisa de marca em tempo real.” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#297ae5″ bg_gradient2=”#8d98ef” fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003698″ alignment=”center”][vc_column_text]Nem só de performance vive a mídia online. Para que uma marca alcance bons resultados e conquiste seu lugar no coração dos consumidores, é necessário também investimento em branding. A percepção que o público tem de uma empresa é tão importante quanto o produto (ou serviço) e as campanhas digitais.
Mas como mensurar campanhas de branding? Para responder a essa e outras questões, a Alright promoveu nessa terça-feira, dia 17/11, um bate-papo com Marcus Magalhães, Diretor Comercial da Brandful, empresa de pesquisa e tecnologia especializada em branding e pesquisa de marca. Participaram também o CEO e fundador da Alright, Domingos Secco Jr., o sócio fundador da Alright, Fabiano Goldoni, e a executiva comercial da Alright, Barbara Ferrer.
Quer saber como foi o debate? Confira o nosso resumo:
Marcus Magalhães iniciou a live contextualizando e explicando o que é o Brand Lift. Para começar, ele pontuou que as pessoas querem se conectar com pessoas – por mais que a tecnologia seja cada vez mais avançada, os usuários desejam relações humanas, mesmo com as marcas. Mas como as marcas podem se conectar com as pessoas? Através do branding.
O diretor comercial da Brandful trouxe o exemplo da pirâmide de Chet Holmes, que afirma que 90% dos usuários ainda não sabem que podem precisar de uma marca ou produto, o que torna o Marketing Digital necessário não só para a conversão, mas também na etapa de consideração.
Confira alguns pontos abordados na live e assista à gravação da transmissão na íntegra![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Gatilhos mentais aplicados ao branding
Magalhães também trouxe alguns pontos interessantes do livro “Neuropropaganda de A a Z”, de Antonio Lavareda e João Paulo Castro, onde são apontados gatilhos mentais que funcionam bem na construção de marca. São eles:
- Dopamina (ou Hormônio do Prazer)
- O poder da cor
- A importância da face humana
- Radar interno de perigo
- Memória fraca
- Longo prazo
- Humor
- Imitação do próximo
- Ocupação de toda a mente
- A dupla visual e auditivo
[/vc_column_text][vntd_content_box title=”” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/como-evitar-fraudes-no-ecossistema-de-midia-programatica/” text=”Entenda como evitar fraudes de campanhas no meio digital “][vc_empty_space][vc_column_text]
Inteligência artificial para identificar sentimentos
Marcus Magalhães apresentou uma nova ferramenta que está em desenvolvimento pela Brandful: o Emotional AI. O novo recurso permitirá que as reações da audiência sejam captadas durante a exibição de vídeos, utilizando a inteligência artificial. Dessa maneira, as marcas poderão identificar os sentimentos despertados durante seus anúncios de vídeo, e poderão usar essas informações para aprimorar campanhas futuras (entre diversos outros usos possíveis).
O papel das pesquisas na publicidade – digital ou não
Magalhães também apresentou o conceito das pesquisas, que são uma investigação mais minuciosa e podem ser realizadas de diversas maneiras para avaliar o sentimento dos usuários em relação a uma marca ou campanha. Ele citou como exemplo os focus groups, as day after calls e pesquisas do estilo Top of Mind, entre outras.
Também é interessante destacar como as pesquisas evoluíram junto com a tecnologia: se as perguntas antes eram feitas em formulários de papel e passaram para o telefone, hoje em dia a imensa maioria é realizada online. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/midia-contextualizada/” text=”Confira as vantagens de uma mídia bem contextualizada”][vc_empty_space][vc_column_text]
O que é Brand Lift?
O Brand Lift é uma ferramenta de pesquisa que permite avaliar e medir os resultados de uma pesquisa online para uma marca. “Se você precisa descobrir algo sobre como a sua marca está frente ao mercado, você cria esse processo investigativo e consegue entender o que elas pensam sobre a marca”, disse Magalhães.
Através do Brand Lift, é possível medir questões como o awareness (lembrança da marca ou produto), associação (de uma mensagem criativa a uma marca ou produto), atitude (se os elementos de fundação da marca são reconhecidos), favorabilidade (se os usuários são a favor de algum atributo da marca), intenção (se há intenção de compra) e preferência (se há preferência por A ou B, por exemplo).
Magalhães explicou a metodologia por trás do Brand Lift realizado na agência, e destacou que as pesquisas desenvolvidas pela Brandful contam com a mesma transparência estatística dos maiores institutos de pesquisa do Brasil: nível de confiança de 90%, margem de erro de 5% e controle real time do desvio padrão.
Ele trouxe um case de Nivea para explicar como funciona o processo. “O Brand Lift acaba, de uma maneira geral e ampla, ajudando a entender qual é o incremento da marca em relação aos concorrentes. Mas também serve como uma análise criativa”, afirmou.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Os benefícios da pesquisa Brand Lift
Na sequência, Magalhães apresentou os benefícios das pesquisas realizadas com o Brand Lift.
“O Brand Lift serve muito pra gente medir a eficiência das campanhas no universo digital. Desde que o objetivo de comunicação esteja alinhado com a etapa de funil, obviamente. Ele acaba gerando valor, principalmente pro planejamento de mídia na construção dos pilares dessa marca. Permite também a gente avaliar os resultados das campanhas, basicamente em tempo real. Ele também atua na parte criativa, e isso é muito importante pra agência, ajuda na parte da criação. A gente contribui de forma efetiva para que a construção da marca vá além do clique. E também permite que a gente entenda qual é a relação dos publishers: como esses publishers estão se comportando e contribuindo de uma forma significativa para os objetivos de comunicação daquela marca? E, por fim, a gente define a percepção da marca na mente dos clientes quando a gente compara ela com outros concorrentes”, explicou.
Segmentação e regionalização do Brand Lift
Domingos Secco Jr., da Alright, levantou a questão: é possível usar segmentação e regionalização nas pesquisas realizadas com o Brand Lift? É viável isolar um público específico?
“Esse é um nível mais interessante que buscamos com os parceiros. Quando a gente faz um trabalho de oferecer o banner de pergunta, a gente tende a seguir a segmentação que a marca tá pedindo, que a marca quer trabalhar, pra termos uma comparação justa em hábitos e comportamentos entre os grupos. E aí tiro o chapéu pra Alright, que é a questão de conseguir dar visibilidade pros publishers dentro do grupo de vocês e fazer essa regionalização crescer. Porque a gente já teve casos, por exemplo, de um anunciante do segmento financeiro, que quis testar a gente pra colocar um plano de quase 15 publishers, 15 grandes players. E no fim das contas a gente percebeu que os menores em termos de audiência eram tão relevantes quanto os big players”, afirmou Magalhães.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Rede Alright for Brands” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/infografico-alright-for-brands/” text=”Conheça a maior Rede digital de publishers regionais do Brasil “][vc_empty_space][vc_column_text]
O papel do usuário no Brand Lift
Marcus Magalhães também lembrou da importância da contribuição do usuário para a realização das pesquisas. “Tem uma questão que a gente acabou não falando, que é o fator de aleatoriedade. A gente precisa da contribuição do usuário, da boa vontade, dele clicar naquele banner de pergunta. Às vezes é engraçado, porque temos o algoritmo investindo naquele banner, e às vezes a gente não chega naqueles níveis de semáforo. E aí o cliente fala que a pesquisa não serviu de nada. Mas na verdade ela serviu sim, mas a gente respeita a privacidade e o livre arbítrio do usuário”, disse.
Barbara Ferrer, da Alright, questionou se existe uma taxa de adesão dos usuários às pesquisas. Magalhães explicou que depende muito da campanha, e do apelo. “A gente fez uma campanha interna no início da pandemia, pra entender o tipo de isolamento que era preferido pelos brasileiros, separados por níveis de profissão. Começamos a rodar em uma sexta-feira, e no domingo a gente teve que parar porque já tinha mais de três mil votos. A gente tem uma média, com 1,5 milhão de impressões, de cerca de 200 a 300 votos coletados. E em três dias a gente teve essa campanha com três mil votos. Ou seja, todo mundo votando e compartilhando sua preferência, se era isolamento vertical ou horizontal”, exemplificou. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Brand Lift & LGPD
Como as pesquisas realizadas pela Brandful são atreladas a campanhas e utilizam cookies, a audiência questionou como serão realizadas sob a luz da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que já está em vigência no Brasil.
“Como o projeto nasceu no ano passado, a gente já tava olhando pra isso e hoje a gente tem um grande escritório de advocacia no Brasil que faz toda a parte de política de confidencialidade e privacidade de dados. Então nós basicamente já estamos dentro das normas da LGPD, se você olhar no banner de pergunta, embaixo ele tem um link que diz para clicar e conferir a política de privacidade. Desde o ano passado, foi nosso requisito primordial pra garantir esse nível de privacidade em relação às respostas”, esclareceu Magalhães.
Emotional AI: Os próximos passos
Questionado por Fabiano Goldoni sobre a realização de pesquisas com recompensas para os participantes, Marcus Magalhães acabou por revelar um pouco dos planos da Brandful para o Emotional AI, ferramenta de reconhecimento facial em desenvolvimento.
“O Brand Lift em si é uma pesquisa em tempo real, que é um opt-in oferecido ao usuário, fica a critério dele responder ou não. Já pro Emotional AI, a gente tá desenvolvendo esse produto em vídeo e como a gente vai ter uma interferência de visualização da face humana pra captar os pontos de expressão facial, temos uma metodologia na qual a gente está aplicando a compra de painel. Temos uma compra de painel no Brasil hoje, e aí basicamente os painelistas já estão predispostos e cadastrados conosco e aí a gente consegue oferecer um sistema de recompensa. Esse sistema de recompensa é basicamente a mesma operação: a pessoa recebe centavos de dólar, a gente oferece o vídeo, e esses centavos de dólar são depositados na conta bancária dela logo depois que ela assiste o vídeo com a webcam ligada”, contou.[/vc_column_text][vc_column_text]
O Brand Lift para pequenas empresas
Uma das questões levantadas por Domingos Secco Jr. foi em relação às empresas que estão utilizando o Brand Lift. O CEO da Alright questionou se a pesquisa é utilizada somente por grandes players, como multinacionais e bancos, ou se pequenas empresas também estão aderindo.
“Esse é o grande desafio que a gente tem no mercado. Nós temos uma facilidade de custo na Brandful, em relação aos grandes centros de pesquisa, e isso abriu as portas e facilitou com que marcas pequenas e médias pudessem trabalhar com a gente. A gente tem sim os big players, mas a gente buscou democratizar isso e viabilizar pra qualquer nível de publisher”, afirmou Marcus Magalhães.
Fabiano Goldoni, por sua vez, lembrou o quanto é importante que as start-ups valorizem o branding: “É uma situação interessante das start-ups, porque se pressupõe que a empresa não é conhecida. É uma empresa nova. E a partir daí, o marketing é muito focado na performance, nos leads gerados, nos cliques. Tu tá comprando as palavras no Google porque aí é aquele last click que tu consegue medir, só que quando o usuário faz a busca na palavrinha onde tu compete com os concorrentes, aparecem diversos anúncios de concorrentes, e o usuário ao escolher o anúncio pra clicar, ele leva em consideração a lembrança de marca”, lembrou. [/vc_column_text][vc_column_text]
Mídia regionalizada & Brand Lift: parceria em benefício dos anunciantes
O uso do Brand Lift em campanhas de mídia programática é uma realidade da Alright, em parceria com a Brandful.
Em meio a relação da marca e branding, uma nova definição de estratégia é apresentada pela Alright, para um olhar de alcance de campanha e volume de impressões ou impacto. Dentro do nosso portfólio de serviços os anunciantes que rodarem campanhas na Rede Alright for Brands poderão contratar a pesquisa de brand lift e ter os resultados de performance em tempo real. Com este instrumento técnico surgem novas possibilidades, às agências e profissionais de marketing que visam medir a eficiência de suas campanhas no universo digital.
Domingos Secco Jr., CEO da Alright, comenta que é possível rodar regionalmente, olhar lista de sites diferentes, trabalhar display, trabalhar vídeo e trabalhar de uma forma bem avançada essa experiência.
Somos a maior Rede digital de sites regionais do Brasil onde marcas anunciam suas campanhas de mídia programática com contexto, segurança e transparência – nossos três parâmetros de garantia.
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Perdeu a live? Assista à gravação na íntegra:
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