[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Realtime Content Insights e ferramentas do Google News Initiative para publishers” subtitle=”Confira quais são as principais funcionalidades do Realtime Content Insights do Google e como você pode usar esta ferramenta a seu favor na hora de produzir conteúdo” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#8c52ff” bg_gradient2=”#00fbb1″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004002″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Se você trabalha com criação de conteúdo, acompanhar todas as novidades do e ferramentas do Google News é mais do que um dever, é uma necessidade.
A empresa vai muito além do buscador mais utilizado no mundo e frequentemente lança ferramentas que facilitam bastante o trabalho dos publishers.
Em 2018 a gigante anunciou o Google News Initiative, desenvolvido para fortalecer o jornalismo na era digital.
Entre as iniciativas lançadas posteriormente, mais precisamente em 2019, foi criada uma ferramenta especialmente útil para os criadores de conteúdo: o Realtime Content Insights.
Entre as ferramentas do Google News, o Google Realtime Content Insights oferece uma série de informações bastante relevantes através do cruzamento de dados do Google Analytics com as tendências das redes sociais e do Google Trends.
Dessa forma, o Google Realtime Content Insights identifica oportunidades de produção de conteúdo que vão trazer mais qualidade e, consequentemente, mais acessos para o seu portal ou site. Nesse artigo vamos ver como você pode usar o Realtime Content Insights a seu favor. Mas, antes, é preciso entender um pouco mais sobre o Google News Initiative.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Google News Initiative: uso de dados para um jornalismo mais forte
Durante os últimos anos pudemos observar a proliferação de notícias falsas e de conteúdos com discurso de ódio na internet pelo mundo todo.
Esse tipo de conteúdo não é apenas tóxico, como também representa um risco para a sociedade em geral.
Vimos notícias falsas exercendo influência nas decisões políticas em diversos países e até dificultando o enfrentamento da pandemia do COVID-19. O Brasil é um bom exemplo, já que boatos sem fundamento científico ganharam força e levaram a números alarmantes por aqui durante a pandemia.
Cientes do alcance que as ferramentas da empresa possuem, em especial o buscador, os executivos do Google foram atrás de maneiras para tornar a internet mais segura, com conteúdos baseados em dados e fatos.
E foi assim que surgiu o Google News Initiative, definido pela empresa como “um esforço para ajudar o jornalismo a prosperar na era digital”.
O Google se comprometeu a investir US$ 300 milhões em três anos, e apoiou mais de 350 organizações em 70 países – inclusive o Brasil.
Segundo a empresa, a iniciativa se sustenta sobre três pilares: Evoluir, Elevar e Empoderar.
Na parte da evolução, a meta é desenvolver os modelos de negócios da indústria jornalística para além da receita publicitária. A ferramenta Google Realtime Content Insights é uma das iniciativas desenvolvidas para promover essa evolução.
O pilar de elevação, por sua vez, busca aprimorar a qualidade do conteúdo jornalístico produzido em todo o mundo. Durante as eleições de 2018, o Google apoiou o Comprova (coalizão organizada por 24 redações do Brasil e que ajudou a desmentir 146 boatos no período, impactando 30 milhões de usuários de internet no país).
Quanto ao empoderamento, as ações do Google buscam promover o uso de dados e a inovação tecnológica nas redações. A empresa realiza treinamentos com jornalistas, e também promove um curso de jornalismo de dados em parceria com a Folha de São Paulo, além de apoiar iniciativas como o Festival 3i e a conferência Coda.br. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Desafio de Inovação Google News Initiative
Entre as iniciativas para viabilizar o uso da tecnologia com o objetivo de fortalecer o jornalismo, o Google News Initiative promove um desafio na América Latina para apoiar projetos que ajudam a desenvolver novos modelos de negócios no segmento.
O Desafio de Inovação GNI financiará até 70% do custo total dos projetos selecionados, sendo que cada um poderá receber até R$ 1.000.000,00.
Organizações de todos os tamanhos, desde que baseadas nos países contemplados pela iniciativa, podem se inscrever.
Em 2021, as inscrições estão sendo realizadas entre os dias 16 de março e 03 de maio. Clique aqui para mais informações sobre o Desafio de Inovação Google News Initiative. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Realtime Content Insights: informações sobre consumo de notícias em tempo real
Agora que já conhecemos o Google News Initiative, vamos desvendar a ferramenta Google Realtime Content Insights e entender como ela pode ser útil para os criadores de conteúdo independentes – mesmo tendo sido criada para uso nas redações jornalísticas.
O uso da ferramenta é relativamente simples: basta conceder acesso aos seus dados do Google Analytics para que o algoritmo cruze essas informações com as maiores tendências de pesquisa do momento, indicadas pelo Google Trends.
Dessa maneira, fica mais fácil identificar os buracos nos conteúdos já criados, elaborar uma pauta com os assuntos mais buscados e, consequentemente, aumentar o número de acessos ao site ou portal usando ferramentas do Google News.
E a empresa não está brincando quando diz que a ferramenta é real time: o painel de controle do Google Realtime Content Insights é atualizado a cada 180 segundos e mostra quais foram os conteúdos mais acessados nos últimos 30 minutos.
Além de conferir as tendências de consumo em tempo real, a ferramenta também possibilita que os criadores de conteúdo conectem suas contas do Twitter ao dashboard e acompanhem quais são os assuntos mais comentados na rede social do passarinho.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004014″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Painel de controle e funcionalidades da ferramenta Google Realtime Content Insights
O dashboard do Google Realtime Content Insights do Google News é bastante completo e fornece diversas funcionalidades que podem orientar os publishers na hora de definir suas pautas e criar conteúdo.
Vamos conferir cada uma delas e como podemos utilizá-las a nosso favor?
Fonte de dados
Logo no topo do painel de controle é possível ver o campo de “dados padrão”, onde você pode incluir as contas do Google Analytics que deseja analisar com a ferramenta Google Realtime Content Insights.
É possível adicionar mais de uma conta do Google Analytics e alternar entre elas com apenas um clique. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Copywritting” link_type=”external” text=”Copywritting para publishers” item_url=”https://alright.com.br/5-dicas-de-copywriting-para-publishers/”][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
1) Realtime Article Performance: suas matérias em tempo real
Bem no centro da tela, com bastante destaque, você encontra seus artigos mais acessados no momento.
Além do título e imagem principal de cada matéria, o Google Realtime Content Insights fornece mais algumas informações.
É possível verificar o número de leitores em tempo real e o número de visualizações nos últimos 30 minutos. Além disso, ícones coloridos fornecem algumas informações importantes sobre cada conteúdo: é possível ver se os artigos receberam mais visitas de leitores fiéis ou casuais, se teve recirculação acima ou abaixo da média, e também se a velocidade da página está acima ou abaixo da média.
Caso algum desses ícones seja exibido com a cor cinza, isso significa que o Google Analytics ainda não possui dados suficientes para a análise.
Em complemento aos destaques, logo abaixo podemos ver uma tabela com as 20 matérias mais acessadas, com essas mesmas informações.
Porém, se você clicar para abrir cada artigo, terá informações complementares bastante úteis, como:
- as regiões geográficas onde seu conteúdo é mais acessado;
- as principais origens de tráfego;
- a proporção de leitores fiéis x leitores casuais;
- a proporção de acessos via smartphone x desktop;
- a taxa de recirculação;
- a velocidade da página e a média de profundidade de rolagem.
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004013″ alignment=”center”][vc_column_text]Fonte: Realtime Content Insights 2.0 Guide[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
2) Realtime Video Performance: seus vídeos em tempo real
No lado esquerdo da tela é possível selecionar as informações que você deseja visualizar no painel de controle do Google Realtime Content Insights. A primeira opção é “suas matérias em tempo real”, que já exploramos, e em seguida temos a opção “seus vídeos em tempo real”.
Ao selecionar essa opção, são exibidas informações sobre os conteúdos em vídeo publicados em seu portal ou site.
Nessa modalidade, não é exibida a tela com os conteúdos em destaque, apenas uma lista com os 20 conteúdos mais acessados no dia da consulta.
Ali são exibidas informações como o número de espectadores em tempo real, além da classificação de espectadores casuais ou fiéis.
Também é possível visualizar métricas específicas para conteúdos em vídeo, como taxa de conclusão (acima ou abaixo da média), taxa de ativação de som (acima ou abaixo da média) e taxa de tela cheia (acima ou abaixo da média).
Ao clicar sobre cada título também são exibidas as seguintes métricas:
- região geográfica;
- principais origens de tráfego;
- devices utilizados;
- taxas de ativação, tela cheia e conclusão.
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004016″ alignment=”center”][vc_column_text]Fonte: Realtime Content Insights 2.0 Guide[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
3) Historic Performance: desempenho histórico
Logo abaixo das informações sobre os vídeos, temos a opção Desempenho Histórico, onde é possível avaliar a performance do conteúdo por um determinado período de tempo.
Por padrão, são exibidas as métricas dos últimos 30 dias, mas é possível selecionar outros intervalos de tempo.
Nesta seção é possível ver uma nova métrica, criada pelo Google: o Content Engagement Rank (CER).
Segundo a empresa, essa métrica “vai além das visualizações de página e de todas as principais métricas de engajamento (como recirculação e porcentagem de leitores fiéis) para oferecer uma nova análise do desempenho do conteúdo em comparação à média do site. Assim, você poderá identificar rapidamente matérias que impactaram seu público-alvo de maneiras significativas”.
No painel de desempenho histórico, você verá uma lista com as cinco principais matérias no período selecionado, com a opção de filtrar o conteúdo por autor ou categoria.
Ao clicar sobre cada uma, é possível visualizar informações como:
- visualizações de página;
- assinatura de newsletter;
- taxa de cliques de afiliados;
- porcentagens de leitores fiéis e recirculação;
- compartilhamentos em redes sociais;
- taxa de comentários.
A área de desempenho histórico também apresenta quais foram os principais artigos em diversas categorias: visualizações de página, leitores fiéis, recirculação, assinatura de newsletter, compartilhamento em redes sociais, taxa de comentários e taxa de cliques de afiliados.
Também é possível visualizar o desempenho histórico dos vídeos no período. Além da lista com os cinco principais conteúdos no formato, com as métricas de inicializações de vídeo, taxas de ativação de som, visualizações completas e de tela cheia, também é possível ver quais foram os melhores vídeos em cada uma dessas categorias. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004018″ alignment=”center”][vc_column_text]Fonte: Realtime Content Insights 2.0 Guide[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
4) Trends in Your Region: tendências na sua região
A última seção disponível na barra esquerda do Google Realtime Content Insights diz respeito às tendências de consumo de conteúdo, baseadas na localização geográfica.
É possível escolher o país e um dos assuntos em alta em dois menus suspensos, localizados no topo da página.
Em seguida, vemos uma lista com o ranking das tendências de pesquisa em tempo real, acompanhada por outra lista, com as suas principais matérias.
Na lista das principais matérias é possível visualizar as métricas de leitores em tempo real e o número de visualizações nos últimos 30 minutos.
Logo abaixo temos uma lista com as principais tendências no YouTube, e também a listagem com seus principais vídeos, com o número de espectadores em tempo real. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004019″ alignment=”center”][vc_column_text]Fonte: Realtime Content Insights 2.0 Guide[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
5) Today’s Performance Dashboard: painel de desempenho de hoje
No lado direito do painel de controle da ferramenta Google Realtime Content Insights, você vê uma barra com informações em tempo real do seu site.
No topo, é possível encontrar as seguintes informações:
- quantos leitores estão visitando seu site no momento;
- número de visitas diárias;
- média de visitas diárias.
Nessa barra também podemos ver as informações que são atribuídas a cada artigo, mas é importante lembrar que aqui essas métricas trazem uma média de todo o seu site. As informações são: região geográfica, cinco principais fontes de tráfego, leitores casuais ou fiéis, smartphone ou computador, taxa de recirculação, velocidade da página e profundidade de rolagem.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004021″ alignment=”center”][vc_column_text]Fonte: Realtime Content Insights 2.0 Guide[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Como usar os dados do Google Realtime Content Insights a seu favor
Agora que você já conhece as funcionalidades do Google Realtime Content Insights, fica a questão: como usar esses dados?
As informações fornecidas pela ferramenta podem ser bastante úteis!
Por exemplo, se você observa que uma matéria atrai um grande número de leitores casuais, pode ser uma boa ideia usá-la para conquistar novos visitantes, promovendo-a nas redes sociais.
Um artigo com grande grau de recirculação também pode ser beneficiado com uma estratégia focada em promoção e disseminação.
Por outro lado, matérias que têm desempenho abaixo da média podem ser uma excelente oportunidade de aprendizado. Observe o que elas têm em comum e aprenda com seus erros para criar conteúdos mais potentes no futuro!
O mesmo vale para as tendências de consumo de vídeos: analise as tendências, verifique o desempenho de seus próprios vídeos e avalie o que pode ser melhorado. Detalhes como título e duração do vídeo podem fazer bastante diferença.
Aproveite as informações disponíveis e aprimore ainda mais o seu processo de criação de conteúdo!
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