Os cookies de terceiros, dados de navegação dos usuários de sites, vão deixar de ser registrados. Na verdade, eles têm sido desativados nos últimos anos, em função de políticas de privacidade digital. Os navegadores Firefox, da Mozilla, e o Safari, da Apple, já concluíram a desativação. E, nos próximos meses, a Google seguirá a mesma decisão: cookies de terceiros deixarão de ser registrados também no Google Chrome.
Os cookies de terceiros eram pacotes de informações que trafegavam entre os sites junto com a navegação dos usuários. Para a publicidade, essa informação permitiu, por muitos anos, aperfeiçoar a personalização da publicidade. Isso significa que os dados de navegação iam indicando o perfil de navegação e oferecendo produtos para o consumidor. Era por isso que a pessoa pesquisava sobre um produto no buscador e, quando acessava um site qualquer, era alcançado por um anúncio relativo à busca anterior. Parecia magia, mas era tecnologia. A tecnologia dos cookies de terceiros.
Se por um lado, é um avanço na regulação da privacidade de dados na internet, por outro, o mercado da propaganda passa a enfrentar um grande desafio com a nova era pós-cookies.
Tipos de cookies, estratégias e novas perspectivas serão foco do debate
A live Estratégias pós-cookies será realizada no dia 21 de março, às 10h e será transmitida pelo canal do YouTube da Alright.
A live terá como foco falar sobre as diferenças entre os cookies primários e Cookies de terceiros, para o que servem, e o que irá mudar a partir da desativação dos cookies de terceiros Também irá tratar sobre estratégias e possíveis soluções na relação entre sites de notícias, anunciantes e audiências, para que os profissionais da comunicação consigam se aproximar e se conectar com a audiência, captar dados primários, personalizar conteúdos e anúncios, sem depender de dados de terceiros.
E também haverá momentos de reflexão sobre novas perspectivas e visões de futuro para (re)pensar o ecossistema do jornalismo e da publicidade digital, ressaltando novas formas de se relacionar com a audiência, a partir de estratégias no pós-cookies, ferramentas e produção de conteúdo de qualidade.
Os convidados para a live “Estratégias pós-cookies”
A live contará com a presença dos profissionais:
Gabriel Mazzutti, líder de Addressability na LiveRamp, no Brasil. Tem experiência em Desenvolvimento de Negócios e Parcerias, na indústria de AdTech e tecnologia. É especialista em Marketing Digital, B2B, SaaS, com conhecimento em SSP, DSP, retenção e aquisição de clientes para Grandes Contas e PME.
Luciano Terres, sócio-fundador da Alright e responsável pelo processo de inovação da empresa. Tem formação em Tecnologia da Informação e Marketing, e atuou por mais de 8 anos no desenvolvimento de tecnologia para o mercado financeiro e também para o mercado de comunicação e marketing.
Rodrigo Bravo, gerente de parceria estratégica na Google, consultor de Startups de tecnologia na Brigge e Nucleo Nerd. Também incentiva empresas a prosperarem por meio da inovação, usando soluções de tecnologia publicitária do Google.
E Marlise Brenol, jornalista e pesquisadora, que fará a mediação do bate-papo.
Por que é importante falar sobre cookies?
A principal função dos cookies de terceiros é rastrear e analisar o comportamento do usuário, com foco na publicidade direcionada e na personalização de conteúdo. Esses cookies permitem que anunciantes e empresas de análise coletem informações sobre os interesses e atividades dos usuários em toda a web.
Se os cookies de terceiros deixam de ser registrados, os cookies primários ou cookies de primeira parte seguirão permitidos e, mais do que isso, ganham uma importância muito maior na estratégia de qualquer site, portal de conteúdo ou eCommerce.
Os cookies de dados primários são criados pelo site que o consumidor está visitando e só podem ser acessados pelo próprio site ou, se for compartilhado, deve ser consentido pelo consumidor. Essas alterações seguem direcionamentos presentes na Lei Geral de Proteção de Dados, que prevê que os dados podem ser armazenados, desde que tenham finalidades específicas e os registros tenham consentimento dos usuários.
É por isso que, em um cenário pós cookies, aquela caixinha de autorização de cookies não vai deixar de existir! O usuário seguirá com a responsabilidade de autorizar a captura de dados de navegação, que podem ser usados só pelo site ou pelo site e pelos seus parceiros. Essas informações devem constar na política de cookies do site. Ao clicar no “OK”, o usuário está consentindo o uso proposto.
A estratégia de captura de dados de navegação do consumidor pode armazenar informações do usuário como preferências de idioma, localidade, login, entre outras. Outras formas de conhecer melhor a audiência é adotar estratégia de autenticação como newsletter, login, assinatura, entre outras.
Principais desafios com a desativação dos cookies (pós-cookies) de terceiros
O fundador da Alright, Domingos Secco, acredita que a desativação dos cookies de terceiros cria novas possibilidades. “Essa mudança, que é tecnológica, gera uma oportunidade única para os veículos locais. Mas não é uma oportunidade fácil. O desafio é de relacionamento e construção de comunidade a partir de dados. A virada que um editor de notícia local pode dar, e ele é pressionado a fazer isso, é que ele precisa deixar de só fazer um conteúdo e publicar um conteúdo para que ele comece de fato a se relacionar através de dados, e aí, obviamente, o dado vem como resultado de uma conversa para que ele possa evoluir na nova lógica de segmentação, de clusterização, de estratégias de conteúdo”, destaca.
Um dos profissionais que irá participar da live sobre Estratégias pós-cookies, o diretor sênior de desenvolvimento de negócios da LiveRamp, Gabriel Mazzutti, destaca: “O que inicialmente parecia uma catástrofe, tem se mostrado uma grande oportunidade: o ecossistema da publicidade digital se viu obrigado a investir em ferramentas que permitam conhecer melhor suas audiências, elevar o nível de segurança e privacidade e, com isso, alcançar uma publicidade de mais qualidade”, diz.
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Editores de veículos de comunicação e anunciantes já começaram a se preparar para a mudança. No Guia Alright 2024 – Como Transformar Tendência em Ações, você confere sugestões de profissionais de diversas áreas da comunicação indicando possíveis caminhos para prosperar em meio a essas e outras alterações.
O compartilhamento de informações de navegação entre diversas fontes desempenha um papel crucial na segmentação precisa de anúncios para os públicos-alvo adequados. Sem esse processo, os dados proprietários, ou seja, as informações coletadas sobre navegação e perfis por meio de ferramentas analíticas como o Google Analytics e outras, independentemente de estarem integradas, tornam-se ainda mais relevantes para compreender e se comunicar efetivamente com o público-alvo. Insights como esse podem ser conferidos no Guia Alright 2024, que oferece estratégias práticas para transformar tendências em ações eficazes.
Participe da live Estratégias pós cookies, dia 21 de março, quinta-feira, às 10 horas, no canal da Alright no YouTube e receba o Guia 2024 de forma gratuita.