No dia 21 de agosto, o Alright Summit se consolidou como um evento crucial para a mídia regional brasileira, oferecendo uma programação intensa e cheia de insights sobre o futuro do jornalismo local. Realizado de forma híbrida, com transmissões ao vivo pelo canal da Alright no YouTube e um evento presencial no Sesi Lab, em Brasília-DF, o summit abordou o tema central “A mídia regional no combate aos desertos de notícias” com a participação de mais de 30 especialistas e líderes do setor.
O Alright Summit trouxe uma programação diversificada que incluiu debates sobre o fortalecimento da mídia regional e a criação de “Oásis de Notícias” — veículos locais que se tornam fontes vitais de informação em regiões vulneráveis e sem a presença do jornalismo.
Entre os destaques do evento, a programação online abordou temas como: Vozes e Perspectivas de Mulheres no Jornalismo Digital, Transformação Digital dos Veículos de Jornalismo, Colaboração no Jornalismo Hiperlocal, Oásis de Notícias e Modelos de Negócio, Monetização com Ads, a relação entre o Jornalismo e os Influenciadores Locais, e a importância da inovação nos negócios digitais.
Paralelo à programação online e durante a manhã no Alright Summit, o Jornalismo Digital e Regional ganharam destaque no Café com SECOM, um evento exclusivo realizado nesta em Brasília, no Ministério da Saúde, reunindo lideranças de 40 veículos de comunicação, 18 agências de mídia, representantes de ministérios e anunciantes. Promovido pela Alright para sua rede de veículos de notícias, o encontro abordou a importância de investir no jornalismo local e a necessidade de políticas públicas específicas para fortalecer esse segmento essencial para a democratização da informação e o desenvolvimento das comunidades. Detalhes nesta matéria.
Entidades de representação nacional do setor de imprensa como Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Instituto Vladimir Herzog, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa, COAR Notícias e Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) apoiaram o evento.
Instituições regionais também foram parceiras como Sindijori de Minas Gerais, Aerp Paraná, ADJORI de Santa Catarina, Adjori do Paraná, ACI, APJ, ADI Paraná, ABI Bahia, AIP de Pernambuco, Acaert, ADI do Rio Grande do Sul, Agi de Goiás e os portais Coletiva.net e Acontecendo Aqui.
A abertura do evento, durante a tarde, contou com uma palestra da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o título “A mentira destrói seu voto”. A palestra reforçou a importância de um jornalismo confiável e a necessidade de combater a desinformação para fortalecer a democracia, alinhando-se ao lema da campanha do TSE e outras 12 associações de jornalismo: “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”.
Entre os convidados do Alright Summit que estiveram diretamente em Brasília, nomes de peso como Sara Buchwitz (CEO do Grupo Flow), Ricardo Fiorotto (Google), Eduardo Lundgren (Netflix) e Sérgio Lüdtke (Projor). A transmissão foi conduzida pelas jornalistas Larissa Carvalho e Semayat Oliveira, em interação com o público online, e Marlise Brenol, mestre de cerimônias, que contou com tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Com ricas intervenções e diferentes experiências nacionais sobre o mercado do jornalismo digital, local e regional, os convidados abordaram, no segundo momento da programação, temas como: Combate à Desinformação, Jornalismo nas Periferias do Brasil, IA e cultura da experimentação, Oásis de Notícias e Modelos de Negócios, e os aprendizados com os veículos nativos digitais por meio do case de erros e acertos do Grupo Flow.
A gravação de todo o Alright Summit está disponível no canal da Alright no YouTube. As palestras ficaram gravadas na íntegra.
Vem aí o Alright Summit 2025
O Alright Summit foi um passo significativo para fortalecer a mídia regional no Brasil e oferecer soluções para os desafios enfrentados pelos veículos de comunicação locais. O evento foi avaliado positivamente pelos participantes e organizadores que já aguardam a próxima edição a ser realizada em 2025.
Domingos Secco, CEO e fundador da Alright, falou sobre a missão da Alright em transformar a mídia regional. Ele agradeceu a todas as lideranças de veículos de notícias regionais que atravessaram o país para esse importante movimento, além de toda a audiência que acompanhou o evento online.
“O mercado de mídia é muito concentrado em grandes anunciantes e plataformas. Esse mercado muitas vezes invisível não é atendido adequadamente. Nosso objetivo é auxiliar esses pequenos veículos e criar uma rede com capilaridade em todo o país,” afirmou Secco.
Serviço
Confira fotos oficiais do Alright Summit: https://www.dropbox.com/scl/fo/nmxmpysq4sqf9i1acw7yr/ABtcUxi5FbkPWnOn42sidQQ?rlkey=r7ios6d4l4yrfrjavh5p08olr&e=1&dl=0
A próxima edição da newsletter Aurora News trará uma edição especial com todos os destaques e depoimentos sobre o Alright Summit. Clique neste link para receber a Aurora News semanalmente e de forma gratuita: https://aurora.alright.com.br/