Google for Publishers destaca Alright como exemplo de inovação e sustentabilidade para veículos de jornalismo local
A Alright, startup brasileira focada na transformação digital de veículos de comunicação locais, é parceira estratégica do Google para promover a sustentabilidade financeira de organizações de notícias e enfrentar os desafios que afetam o jornalismo regional no país. A empresa foi destaque na plataforma Google for Publishers, que compartilha histórias de editores, criadores, blogueiros e desenvolvedores de aplicativos para o setor de mídia e publicidade.
Com depoimentos do Fundador e Diretor Presidente da Alright, Domingos Secco, o case apresenta a trajetória e o objetivo de reduzir os desertos de notícias e combater a desinformação por meio de soluções digitais e comerciais voltadas para o fortalecimento do setor.
Nos últimos anos, o Brasil tem testemunhado o crescimento de “desertos de notícias” – regiões sem cobertura jornalística local, o que prejudica o acesso à informação de qualidade. A Alright busca reverter esse cenário ao apoiar veículos de comunicação regionais, oferecendo uma estrutura de negócios que visa melhorar sua sustentabilidade. Domingos Secco relembra que a missão da empresa é “desenvolver veículos influentes em cada uma das 558 microrregiões do Brasil, promovendo uma rede de produção de conteúdo e inteligência de dados”.
A startup tem se posicionado como um agente de transformação, ajudando esses veículos a otimizar suas operações e aumentar suas receitas, em um contexto onde muitos veículos locais enfrentam dificuldades para se manter financeiramente. Secco destaca que a Alright tem atuado diretamente no fortalecimento do acesso à informação nas comunidades. Diversas parcerias com entidades e associações representativas também colaboram com a pavimentação desse percurso.
Google for Publishers: modelo de receita por anúncios
Como parte de sua estratégia de monetização, a Alright adotou um modelo baseado em anúncios, em parceria com o Google, para garantir a sustentabilidade financeira da Rede Alright (veículos conectados à startup). O jornalismo local, como destaca Secco, historicamente possui baixa capacidade de captação de recursos, o que torna a dependência de publicidade online uma solução viável para o setor.
“A parceria com o Google foi essencial para alcançarmos uma maior estabilidade financeira. Isso nos permitiu implementar práticas avançadas de monetização e otimização de anúncios, aumentando a eficiência e os resultados financeiros dos nossos parceiros”, afirmou.
Certificada pelo Google como uma Publishing Partner, a Alright foi reconhecida pelo programa que seleciona organizações do mundo todo. Se trata de um diferencial para as empresas, que fazem parte de uma lista seleta.
Nos dias 16 e 17 deste mês, Secco participou de dois eventos na sede do Google Brasil, em São Paulo-SP. No Encontro de GCPP Google Brasil, estiveram reunidos parceiros certificados Google no país para discussão de temas como atualizações e novidades, além de um encontro exclusivo com Jani Hirvonen, Diretor Global do MCM, presente pela primeira vez no Brasil em um evento dedicado aos parceiros.
Ele também marcou presença no User Groups & App Summit 2024, que trouxe discussões sobre o futuro do AdManager e AdMob. O evento foi uma imersão em novas tendências de monetização, com destaque para o impacto da Inteligência Artificial no setor de mídia. Foram apresentados casos práticos de uso de IA generativa, novas estratégias de crescimento para apps e games, e soluções inovadoras para otimizar receita e engajamento.
Esses eventos são estratégicos para o compromisso de se manter à frente das inovações tecnológicas no mercado editorial e de mídia digital.
Crescimento e futuro foram destaque no Google for Publishers
Em 2024 a Alright conseguiu expandir sua equipe interna, com representatividade em todas as regiões brasileiras, além de ampliar sua atuação global. Neste ano, lançou o “Guia Alright 2024 – Como Transformar Tendências em Ações”, um documento que reúne entrevistas com líderes do setor, oferecendo um panorama sobre o cenário atual do jornalismo local e suas dinâmicas.
Além disso, a empresa tem promovido transmissões ao vivo no YouTube, focadas na troca de experiências e no debate sobre o futuro do jornalismo local. Com mais de 25 mil visualizações acumuladas, essas transmissões se tornaram uma importante plataforma para discussões dentro da comunidade jornalística.
Mais recentemente, a Alright inaugurou uma plataforma para ajudar profissionais e equipes de veículos jornalísticos por meio de aulas, cursos e ferramentas educacionais chamada Acelera.
“Como rede, estamos profundamente comprometidos com o jornalismo local e atuamos muito além de ser apenas um agregador de sites. Estamos construindo uma comunidade ativa, desenvolvendo iniciativas que não apenas destacam a importância do jornalismo nas comunidades e no país, mas também fortalecem a voz ativa da população”, diz Domingos Secco.
A startup planeja expandir ainda mais suas iniciativas e continuar promovendo o desenvolvimento de veículos regionais, ajudando a preservar a pluralidade e a diversidade da cobertura jornalística no Brasil.