A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) promove neste sábado, 14 de dezembro, o lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa, uma publicação que preserva, como relíquia viva, os relatos de quem moldou o jornalismo baiano ao longo das últimas décadas. Às 9h30, a instituição receberá, no Auditório Samuel Celestino, na Praça da Sé (Centro Histórico), jornalistas e fotojornalistas, pesquisadores e apaixonados pela comunicação e pela cultura.
A Alright estará presente na programação com a presença do Fundador e Diretor Presidente, Domingos Secco, durante a transmissão de abertura. Também haverá destaque para a newsletter Aurora News. Pyr Marcondes, autor do livro “Jornalismo 4.0”, lançado durante evento da plataforma Acelera, da Alright, também vai abordar o tema no evento da ABI.
O evento poderá ser acompanhado pelo canal da ABI no YouTube.
Lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa
A programação gratuita inclui uma roda de conversa sobre comunicação e tecnologia, com a participação dos articulistas da edição, e um show do Quarteto Fred Dantas. A revista será distribuída gratuitamente no evento presencial.
O projeto, nascido há 18 anos como uma série de documentários, transformou-se em revista imprensa e digital em 2020. Desde então, dedica-se a registrar a memória de profissionais que foram testemunhas e narradores de momentos cruciais da história da imprensa na Bahia. A cada edição, a revista amplia o diálogo entre gerações, oferecendo depoimentos que capturam a essência de um ofício em constante reinvenção.
Nesta edição, intitulada “Decifra-me ou te devoro: O enigma da IA para o jornalismo”, vozes emblemáticas ecoam em páginas cuidadosamente elaboradas. Clementino Heitor de Carvalho relembra os tempos em que os jornais tinham grande influência na vida das cidades; Zé Raimundo recorda sua trajetória de quatro décadas de reportagens, enquanto Perfilino Neto demonstra seu vasto conhecimento sobre o rádio e a Música Popular Brasileira. As páginas resgatam a história de coragem e destemor de Margarida Neide, a primeira fotojornalista a cobrir futebol na Bahia, e também trazem as passagens e histórias dos 55 anos de Paulo Roberto Sampaio no jornalismo.
O ensaio “3M” celebra três mestres da fotografia – Milton Mendes, Manoel Porto e Manu Dias –, cujas lentes captaram os pulsos da redemocratização. Já os artigos dos especialistas Gabriela de Paula, Pyr Marcondes, autor do livro “Jornalismo 4.0”, Lucas Reis, presidente da ABMP, e Suzana Barbosa, professora da Facom e coordenadora do Pós-Com, convidam a um mergulho no futuro do jornalismo, abordando os desafios e oportunidades trazidos pela inteligência artificial, tema central do sexto número da publicação.
Fechando a edição, um bloco homenageia José Carlos Teixeira com um texto emocionante assinado por seu filho, João Pedro Pitombo, lembrando a força da escrita de Teixeira e seu legado como exemplo de ética e criatividade, além dos depoimentos da viúva Lenilde Pacheco e dos amigos Zé de Jesus Barreto, Pedro Formigli, Paolo Marconi, Carlos Navarro e Adilson Borges.
Programação – acompanhe a divulgação pelo Instagram
9h – Recepção no Museu de Imprensa
9h30 – Abertura do Auditório Samuel Celestino, com pronunciamento do presidente da ABI, Ernesto Marques, e do fundador e diretor presidente da Alright, Domingos Secco
10h – Roda de conversa sobre Comunicação e IA
11h50 – Bate-papo com os entrevistados
13h00 – Tributo a Perfilino Neto, com apresentação do Quarteto Fred Dantas (trombone, sax, piano e bateria)
SERVIÇO
Lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa
Data: 14/12
Hora: 09h30
Local: Auditório Samuel Celestino (8º andar da ABI), Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Salvador
Evento gratuito