Na sexta-feira, 10 de maio, às 11h, pelo YouTube, jornalistas locais de cidades do Rio Grande do Sul (RS) estarão em uma live para compartilhar os desafios e o papel essencial da cobertura dos acontecimentos decorrentes dos eventos climáticos extremos que devastaram a população do estado nos últimos dias. Com o tema “A Cobertura Jornalística em Desastres Ambientais: a força do jornalismo local na emergência climática do RS”, a ação é decorrente da iniciativa #AjudaRS.
Desde o dia 03 de maio uma rede de veículos jornalísticos locais lançou o “Manifesto de Solidariedade e Ajuda ao Rio Grande do Sul”. Com curadoria diária e ao vivo coordenada pela equipe da Alright, startup brasileira de mídia com DNA gaúcho, uma página é mantida com atualizações de informações e orientações para doações diretamente para as comunidades atingidas pelas consequências das cheias e inundações.
A transmissão terá objetivo de atualizar sobre os desafios enfrentados pelas equipes, as rotinas alteradas desde o início da crise e as propostas de enfrentamento para a reconstrução da vida que passam pela solidariedade e pelo trabalho fundamental do jornalismo local.
Confirmaram presença na transmissão os seguintes veículos jornalísticos locais do Rio Grande do Sul: Portal Leouve, Folha do Mate, Independente, Portal GAZ, Grupo Oceano, Litoral Mania, O Correio, Acústica FM, além da experiência compartilhada com os veículos da Rede e a presença de representantes da Secretaria de Comunicação Social do Rio Grande do Sul. – lista completa dos veículos engajados aqui.
Página com mais informações sobre os convidados
Serviço
Live em solidariedade ao Rio Grande do Sul – “A Cobertura Jornalística em Desastres Ambientais: a força do jornalismo local na emergência climática do RS”
Sexta-feira, 10 de maio, 11 horas