ASSINAR
  • novembro, 2019

Monetize sem deixar seu site poluído com publicidade

Tempo de leitura: 3 minutos

[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Dicas de UX” heading=”Monetize sem deixar seu site poluído com publicidade” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7002778″ bg_overlay=”custom” bg_overlay_color=”#0a0a0a” height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text]Os usuários da internet estão cada vez mais impacientes com tudo o que interrompe ou prejudica sua experiência de navegação, e sites poluídos com publicidade já não têm vez. Como resposta a estratégias de anúncios muito agressivas, criaram-se aplicativos vastamente utilizados que bloqueiam publicidades (adblocks) das páginas dos sites e de vídeos, prejudicando anunciantes e monetizadores de conteúdo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo eMarketer em 2018, 25% dos usuários americanos utilizam adblocks para navegar na web. No Reino Unido a ferramenta é usada por 22%, na França 28,7% e na Alemanha o índice alcança 32%.

A fim de apaziguar a relação entre anunciantes, produtores de conteúdo  e usuários da internet, o mercado reagiu fundando o Coalition for Better Ads (CBA) para melhorar a experiência dos consumidores com a publicidade online. Suas contribuições na criação de novos padrões para o mercado ainda não foram consolidadas no Brasil, mas já são conhecidas diversas boas práticas que não prejudicam a UX e evitam que veículos digitais deixem de monetizar e marcas deixem de impactar sua audiência. 

 

Mas afinal, o que é um site poluído com publicidade? 

O excesso de anúncios faz com que as páginas de sites fiquem visualmente poluídas, carregadas, e atrapalham o consumo do conteúdo. Veja abaixo um exemplo de site poluído com publicidade, em que os anúncios tiram a atenção do que mais importa para o leitor – o conteúdo: 

 

Assim, é preciso oferecer uma experiência de anúncios que não desperte o desejo de bloqueio. A lógica de que quanto mais anúncios, mais receita, está defasada. Não é preciso usar publicidade de forma exagerada em suas páginas como estratégia para monetizar mais.O excesso de anúncios apenas polui a experiência de navegação, sem falar nos pop-ups desnecessários que mais espantam os leitores das páginas do que fazem dinheiro, gerando uma rejeição ou fazendo com que o usuário nunca mais queira acessar o seu site.

 

As marcas precisam encontrar o equilíbrio entre gerar awareness e proporcionar experiências positivas de publicidade online – evitando despertar nos usuários o desejo de bloqueio.

 

O usuário não quer mais ser incomodado com anúncios invasivos, o que em geral tem a ver com o formato, frequência, contexto e relevância da publicidade para ele. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text]

Dicas de como monetizar seu conteúdo sem deixar o site poluído com publicidade:

 

1) Exponha anúncios bem contextualizados 

Para fins de aumento de receita, muito mais relevante do que a quantidade de anúncios é a contextualização deles. Os consumidores exigem que os anúncios que os impactam sejam bem alinhados com as suas necessidades: é o que chamamos de anúncios 1 para 1, que levam em consideração os dados coletados sobre cada cliente para oferecer uma experiência muito mais personalizada.  

Lembre-se: por mais que seja importante que seu site rentabilize, as inserções publicitárias não devem ser um incômodo para seus visitantes. Muito pelo contrário, elas podem e devem ser úteis para o usuário, aparecendo no momento certo de sua jornada de consumo. A mídia programática ajuda a segmentar as audiências e a exibir anúncios que sejam mais relevantes para elas. 

 

2) Habilite anúncios em formatos variados 

Anunciantes exibem publicidade em diversos formatos, e os mais tradicionais são os anúncios display, sobretudo os famosos banners, que são bastante rentáveis pela sua alta visibilidade. Porém, não fique só nos banners. Habilite suas páginas a rodarem anúncios em formatos variados, como vídeo e native ads.

Esses formatos são interessantes porque fazem as marcas serem notadas de forma menos invasiva e poluem menos as páginas. No caso dos anúncios nativos, eles se misturam ao contexto do local onde são inseridos como conteúdos recomendados, e sequer são percebidos como publicidade pelos usuários.  

Porém, se aplicadas boas práticas de veiculação e utilizando formatos de engajamento (alguns formatos expandem ou são exibidos conforme a interação do usuário), os formatos de display ads, vastamente utilizados por anunciantes, podem ser expostos no seu site sem impactar negativamente a UX durante a leitura de notícias e matérias. 

 

3) Cuide da interface do seu site 

Se não for bem organizado, o layout do seu site também contribui para a sensação de poluição visual das suas páginas. Alguns cuidados simples melhoram a experiência de navegação do usuário e mantêm ele por mais tempo em seu site, como o cuidado com a escolha das fontes e cores. Acesse aqui nosso conteúdo com essa e outras dicas para melhorar a UX do seu site. [/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1494860257444{padding-top: 80px !important;padding-bottom: 70px !important;}”][vc_column][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][special_heading title=”Quer aumentar os lucros com seu site? ” subtitle=”Conheça as soluções da Alright para publishers” c_margin_bottom=”60px”][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=HtmC4ntTQQ8″ css=”.vc_custom_1566568547106{padding-right: 10% !important;padding-left: 10% !important;}”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Gostou das dicas?

Seja nosso parceiro de monetização de conteúdo. Avaliamos e recomendamos os melhores formatos e posições dos anúncios para preservar a boa experiência do usuário do seu site. 

[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]

Veja Também

[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]

Mais Artigos

imprensa

Alright estará presente no lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa, publicação da ABI Bahia

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) promove neste sábado, 14 de dezembro, o lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa, uma publicação que preserva, como relíquia viva, os relatos de quem moldou o jornalismo baiano ao longo das últimas décadas. Às 9h30, a instituição receberá, no Auditório Samuel

LEIA MAIS
aula

Alright realiza aula gratuita por meio de plataforma de aceleração para negócios digitais

No próximo dia 10 de dezembro, às 10h, Fabiano Souza, especialista em SEO, conduzirá uma aula gratuita e ao vivo, com insights para quem busca destacar seus conteúdos nos resultados de busca e atrair mais público de forma orgânica. A organização da aula “Como aumentar a sua audiência orgânica otimizando

LEIA MAIS
jornalismo local

Jornalismo local: exemplos de subsídios que apontam como podem ajudar na inovação com IA

Um programa piloto inovador, lançado ainda em 2023, tem explorado as aplicações da inteligência artificial (IA) no jornalismo local. Essa iniciativa, liderada pelo American Journalism Project (AJP) em parceria com a OpenAI, surgiu com o objetivo de transformar a maneira como as notícias locais são produzidas e distribuídas. Os exemplos

LEIA MAIS

Cadastre-se na Aurora News

Chegou a hora de você também receber a melhor newsletter sobre publishers do Brasil.