ASSINAR
  • maio, 2019

Glossário de Mídia Digital

Tempo de leitura: 7 minutos

[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Glossário de Mídia Digital” subtitle=”Desmistificamos alguns termos e siglas do mercado digital. ” btn1_label=”” images=”7002441″ bg_overlay=”custom” bg_overlay_color=”#0a0a0a” height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”64px” heading_tt=”normal”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/12″][/vc_column][vc_column width=”9/12″][vc_empty_space][vc_column_text]

Bê-a-bá da Mídia Digital

Quem trabalha com publicidade, marketing e mídia digital muitas vezes se depara com termos, siglas e expressões nem sempre estudadas em faculdades ou cursos da área. A Alright conhece bem o mercado e reconhece que trabalhamos em um ambiente novo e extremamente complexo, portanto parte da nossa missão é ajudar a entender um pouco melhor desse universo.

Logo abaixo você confere o glossário de mídia digital, com termos, siglas e os componentes mais usados na nossa rotina.

[/vc_column_text][vc_column_text]

1st party

Os dados proprietários, como são conhecidos, são coletados dentro do próprio site ou base de CRM. Refletem o comportamento do visitante dentro do site.

2nd party

São informações coletadas em sites parceiros para uso próprio. Por exemplo,uma empresa de flores vendem seus dados 1st party para uma empresa que fabrica chocolate utilizá-lo.

3rd party

São dados de terceiros, pois são coletados em outros sites. Quando unidos em uma plataforma DMP, formam uma base de dados que enriquece os dados 1st party, sendo possível ter uma visão mais abrangente do perfil dos internautas.

Ad exchange

É uma plataforma de tecnologia que facilita a compra e venda de inventário de anúncios de mídia de múltiplos Ad networks. Os preços para o inventário são determinados através de leilão.

Ad network

É a empresa que conecta anunciantes aos sites que queiram hospedar anúncios. A chave de uma adnetwork é agregar o fornecimento de publishers e fazer o matching com as demandas dos anunciantes.

Ad server

Um adserver, na tradução literária, seria um servidor de publicidade online. Ele tem como comportamento principal conseguir hospedar, gerenciar e entregar criativos (peças) em espaços publicitários. Essa tecnologia permite o rastreamento e gerenciamento de publicidade oferecendo métricas relacionadas.

Alcance

Alcance é o número de perfis únicos, usuários únicos que visualizaram determinado conteúdo.

Anúncios In-image

Anúncios in-image utilizam dados sobre as imagens, tags e o conteúdo da página para fazer o encontro do contexto com o anúncio. São anúncios display que são programados de acordo com contexto e relevância.

Anúncios nativos / Native Ads

Também conhecido como Conteúdo Recomendado. Descoberta de conteúdo, fica ao final da matéria recomendando leituras para o usuário. Com base em algoritmos permitem entender o comportamento leitor e sugerir o melhor conteúdo para ele.

Audiência

É o grupo ou conjunto de públicos que compõe a segmentação da campanha. Também conhecido como perfilamento, é representada por um grupo de consumidores favoráveis a responder às campanhas de marketing. A análise e construção de uma audiência é baseada em fatores demográficos e comportamentais. Em um site é a quantidade de usuários que o acessam.

Call To Action

Também pode ser chamado de  CTA é o nome dado à estratégia que excita o usuário a interagir com o seu conteúdo. Afinal, “call to action” é traduzido como “chamada para a ação”. Calls To Action podem são facilmente identificadas nos conteúdos. Toda frase, chamada ou botão que convida o usuário a compartilhar, comentar, seguir… etc é uma Call To Action.

Cookie

Ele é um arquivo de dados salvo no computador do usuário que tem como função gravar o seu histórico de navegação no browser.

CPA

É a sigla usada para expressar o “Custo Por Aquisição”. Essa expressão é usada quando o anúncio é parte de um percurso que o usuário deve percorrer para entrar na lista (assinar uma newsletter).

CPC

É a sigla usada para a expressão “Custo Por Clique”. CPC significa então o quanto cada clique efetuado em um anúncio, custou.

CPD

É a sigla para “Custo Por Download”. Ou seja, quanto cada download custou. CPD também é a sigla para “Custo Por Dia”. Ou seja, indica qual foi custo diário de determinada aplicação.

CPL

É a sigla de “Custo Por Lead”. Ou seja, CPL é a métrica de quanto cada Lead saiu a partir de uma estratégia aplicada.

CPM

É a sigla para “Custo Por Mil”. Custo por Mil Impressões de publicidade. Os anunciantes que veiculam anúncios de CPM definem o preço desejado por 1000 anúncios exibidos, selecionam os canais específicos em que desejam mostrar seus anúncios e pagam sempre que os anúncios são exibidos.

CRM

É a sigla de Customer Relationship Management que pode ser traduzido como Gestão do Relacionamento com o Cliente. é uma estratégia de negócio, muitas vezes aplicada com auxílio de alguns softwares, que consiste em trabalhar com a manutenção do cliente através de um bom relacionamento.

CTR

A sigla CTR significa Click Through Rate que  em português é taxa de cliques. Ela é uma métrica importante para a avaliação do desempenho de um anúncio.Para calculá-la, basta dividir o número de cliques de uma propaganda pelo seu número de visualizações.

Display

É o tipo clássico de publicidade online onde o anúncio (um banner) é mostrado em uma página web de destino. Os banners de publicidade display passaram a incorporar animação, áudio e vídeo. Formato de anúncio on-line disponível em sites, podendo ser interativo, dinâmico ou estático. Normalmente, possui um link direcionando para um site promocional ou que traga mais informações sobre o produto mencionado na propaganda.

DMP

Data management platform / plataforma de gerenciamento de dados. É usada para coletar e gerenciar dados. Permite a geração de segmentos de audiência, os quais são usados para usuários/públicos específicos em campanhas de mídia de anunciantes.

DSP

Demand-side Platform. A DSP é um sistema que veio para auxiliar as agências, anunciantes e tranding desks na compra de mídia em tempo real (RTB), normalmente utilizada em mídia programática.

Feed

O termo Feed vem do verbo em inglês “alimentar”. Na internet este sistema também é conhecido como “RSS Feeds” (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication). É também a linha vertical de notícias ou atualizações de um site ou rede social.

Frequência

É o número médio de vezes que o público é impactado pelo anúncio publicitário.

GDPR

Abreviatura de General Data Protection Regulation (Regulamento Geral de Proteção de Dados), é uma lei da União Europeia regulamentada em 25 de maio de 2018. O objetivo da lei é fornecer ao usuários da internet controle sobre seus dados pessoais.

Header Bidding

Header bidding é uma solução que muda a dinâmica dos leilões de compra e venda de publicidade digital. Permite que um publisher disponibilize seu inventário de impressões de forma horizontal, conectando várias ad exchanges ao mesmo tempo em um leilão unificado.

Impressões

Uma impressão de anúncio é contabilizada sempre que o usuário carrega a sua página e o anúncio é exibido na tela. Mesmo que o usuário role a página para baixo ou para cima, a se o anúncio foi exibido por 3 segundos é contabilizada a impressão.

Lookalike

Estratégia de mídia no qual você procura uma audiência semelhante, ou seja, que tenham os mesmo hábitos e comportamentos de uma audiência original.

Lead

São os visitantes do seu site que preenchem dados para receber de você através do e-mail, notícias ou ofertas. Leads então são visitantes que se interessaram em algum conteúdo disponibilizado, e por isso disponibilizaram seus dados para obterem tal material.

Link Building

É uma estratégia que consiste em conquistar links para indicar determinado domínio com a finalidade de gerar indexação, e trazer relevância para o site através dessas linkagens.

Media Buyer

Comprador de mídia. É o profissional que costuma intermediar a compra de espaços publicitários em sites e blogs.

Mídia Programática

Mídia programática é a compra de mídia digital de forma automatizada. Ou seja, o anunciante consegue comprar espaços publicitários em sites sem precisar negociar diretamente com o publisher, e a maneira mais comum de realizar essa compra é por meio de leilões abertos (RTB). A programática permite segmentar a audiência de diferentes formas resultando em uma maior precisão e segurança na entrega.

Native Ads/ Anúncios nativos

Também conhecido como Conteúdo Recomendado. Descoberta de conteúdo, fica ao final da matéria recomendando leituras para o usuário. Com base em algoritmos permitem entender o comportamento leitor e sugerir o melhor conteúdo para ele.

Page Views

Páginas Vistas / Número total de vezes que uma página é visualizada pelos internautas (exemplo: 4 milhões de pageviews significa que a página foi aberta 4 milhões de vezes). A contagem de visualizações de página pode ter duplicação – um mesmo usuário pode acessar a mesma página várias vezes. Para ser considerada visualizações de página, ela deve ser carregada por completo.

Publishers

Publishers são pessoas que produzem conteúdo para a internet e ganham dinheiro com anúncios que são colocados em seus sites e blogs, por exemplo.

Remarketing

É uma ferramenta disponibilizada por plataformas de mídia, que identifica o usuário que praticou uma determinada ação, seja ela a visita do seu site ou o interesse por algum produto, marcando o seu usuário de forma específica para que sejam exibidos anúncios relacionados aquele produto ou serviço com uma maior frequência, aumentando assim a probabilidade de que seja feito uma conversão.

Rich Media

Rich media é um termo de publicidade digital que designa um anúncio com recursos avançados como vídeo, áudio ou outros elementos que incentivam os espectadores a interagir e se envolver com o conteúdo.

ROI

Sigla para Return on Investment (Retorno sobre Investimento, em português). É a relação entre o dinheiro ganho (ou perdido) e o que foi investido em seus esforços de marketing.

RPM

Receita por mil páginas vistas/pageviews – (Receita por mil impressões) representa os ganhos estimados acumulados para cada mil impressões (publicidade que aparece na página, seja ela em qualquer formato {banner, conteúdo recomendado ou Vídeo}) recebidas. A RPM não representa quanto você realmente ganhou. Para calculá-lo, divida seus ganhos estimados pelo número de visualizações de página, impressões ou consultas recebidas e, depois, multiplique o resultado por mil.

RTB 

Real time bidding / É o lance/compra de espaço publicitário em tempo real através de um leilão. É uma tecnologia de ofertas, que usa tecnologia de uma entidade terceirizada, para definir preços e fazer ofertas de anúncios em display de usuários individuais em milhões de websites.

SSP

Supply-Side Platform/ é uma plataforma que oferece aos editores escopo para vender seu inventário de publicidade por meio de um mecanismo de leilão diretamente do servidor de anúncios em tempo real (via RTB). Este processo garante editores a melhor rentabilização possível do seu inventário de publicidade.

Trading Desk

Agency Trading Desk é uma unidade que centraliza, gerencia e otimiza a venda de mídia. Normalmente, utilizam uma Demand-Side Platform (DSP) ou outra tecnologia de audience buying. Funciona como uma central de excelência, dando suporte a agências e prestando serviço a clientes.

Tag de monitoramento

É um código inserido no site para monitorar a audiência.

Viewability

Métrica de acompanhamentos das impressões que ficam visíveis para a audiência. Um anúncio é considerado viewable quando aparecer pelo menos 50% na tela por um tempo mínimo de um segundo. Para formatos grandes, o mínimo é de 30%. Para vídeo, o mínimo é de 50% de pixels na tela do navegador por um tempo mínimo de dois segundos. 

Vídeo in-text

Publicidade em vídeo que aparece dentro de um conteúdo.

Vídeo in-banner

Publicidade em vídeo que está inserida dentro de um banner (mídia display).

Vídeo pre-roll

Publicidade em vídeo que aparece antes de um vídeo.

Vídeo Outstream

Outstream é uma solução de vídeo nativo inserida em artigos. Ele normalmente ocupa o espaço entre parágrafos da matéria ou ajusta-se no canto da imagem.

 

E aí curtiu? Encontrou o que procurava?

Se deseja sugerir um termo ou tem alguma dúvida por favor entre em contato :)[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/12″][vc_column_text css=”.vc_custom_1520577206276{margin-top: 50px !important;}”][/vc_column_text][vc_wp_categories el_class=”wpcategorias”][vc_wp_tagcloud taxonomy=”post_tag”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]

Veja Também

[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row]

Mais Artigos

imprensa

Alright estará presente no lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa, publicação da ABI Bahia

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) promove neste sábado, 14 de dezembro, o lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa, uma publicação que preserva, como relíquia viva, os relatos de quem moldou o jornalismo baiano ao longo das últimas décadas. Às 9h30, a instituição receberá, no Auditório Samuel

LEIA MAIS
aula

Alright realiza aula gratuita por meio de plataforma de aceleração para negócios digitais

No próximo dia 10 de dezembro, às 10h, Fabiano Souza, especialista em SEO, conduzirá uma aula gratuita e ao vivo, com insights para quem busca destacar seus conteúdos nos resultados de busca e atrair mais público de forma orgânica. A organização da aula “Como aumentar a sua audiência orgânica otimizando

LEIA MAIS
jornalismo local

Jornalismo local: exemplos de subsídios que apontam como podem ajudar na inovação com IA

Um programa piloto inovador, lançado ainda em 2023, tem explorado as aplicações da inteligência artificial (IA) no jornalismo local. Essa iniciativa, liderada pelo American Journalism Project (AJP) em parceria com a OpenAI, surgiu com o objetivo de transformar a maneira como as notícias locais são produzidas e distribuídas. Os exemplos

LEIA MAIS

Cadastre-se na Aurora News

Chegou a hora de você também receber a melhor newsletter sobre publishers do Brasil.