ASSINAR
  • março, 2018

Tecnologia no agronegócio: Como impactar o produtor rural conectado

Tempo de leitura: 3 minutos

[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Alright Media” heading=”Tecnologia no agronegócio: Como impactar o produtor rural conectado” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7001872″ bg_overlay=”custom” bg_overlay_color=”#0a0a0a” height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”64px” heading_tt=”normal”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/12″][/vc_column][vc_column width=”9/12″][vc_column_text css=”.vc_custom_1520577206276{margin-top: 50px !important;}”][/vc_column_text][vc_column_text]A transformação digital renova os processos das empresas e cria novos hábitos entre consumidores e clientes. Bilhões de dispositivos já estão conectados à Internet e, em poucos anos, outros bilhões também estarão. É comum a tecnologia destacar-se quando conecta pessoas em grandes centros urbanos através de aplicativos de mobilidade, por exemplo. Porém, a revolução digital não fica para trás no campo.

O portal CGN, parceiro da Alright Network, esteve no Show Rural Coopavel em Fevereiro, e mostrou algumas tecnologias ao alcance do agronegócio brasileiro, como a FarmGO, uma plataforma de Agricultura Digital, nacional, que reúne em um único lugar informações do plantio até a colheita. É uma ferramenta que melhora a performance da lavoura, identificando os pontos de baixa produtividade e auxiliando na tomada de decisões para as ações corretivas. No mesmo evento ainda foram apresentados robôs ordenha, que juntamente com outras informações beneficiarão a saúde do gado e um sistema de placas solares exclusivo do Show Rural Coopavel.

Esses são só alguns exemplos do que a tecnologia está fazendo pelo agronegócio. Há muito mais!

A digitalização do campo e sua importância

Segundo a ONU, em 2050, a produção de alimentos aumentará cerca de 70%. O combustível para essa revolução? A digitalização do campo. As tecnologias de informação e comunicação têm o poder de transformar os processos tradicionais quando aplicadas em diferentes cadeias da agricultura, como grãos e frutas e da agropecuária, gado de corte e de leite, entre outras.

O IoT (Internet of Things) ocorre na prática, por exemplo, quando o produtor rural utiliza acesso remoto via rede móvel – como aplicativos de smartphone – para consultar dados levantados por sensores em campo ou drones. Outro exemplo é a conexão dos sensores do maquinário, silos e criadores, controlando temperatura e umidade, além de sistemas rastreadores que monitoram a saúde de animais.

Ainda existe muito espaço para otimização dos processos agrícolas: do cultivo à entrega. Pode-se tornar essa cadeia mais barata, aumentar a acessibilidade e diminuir as taxas de desperdício.

O perfil e comportamento do atual homem do campo

Com os avanços da tecnologia e sua presença nos espaços rurais e agrícolas – física e mercadologicamente falando – o homem do campo hoje não está mais nos moldes demográficos e comportamentais de antes.

Segundo a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, que fez uma pesquisa recentemente sobre o comportamento e os hábitos do produtor rural, revelou que o perfil dele está ficando mais jovem: a faixa que era de 48 anos em 2013, hoje é de 46 anos. Somando isso com a democratização do acesso à Internet temos o dado de que 55% dos profissionais do agronegócio costumam acessar a Internet – a maioria diariamente – para buscar informação e atualização sobre seu mercado.

Esse índice é um grande marco na mudança do consumo de conteúdo por parte do produtor rural, que agora não olha apenas televisão e ouve rádio: a Internet está alcançando a popularidade desse meio mais tradicional. Ele é conectado e consome cada vez mais conteúdos na Web sobre o segmento agribusiness.

E a tendência é que essa transformação digital se expanda, amadureça e se consolide. Por isso a pertinência das marcas pensarem em estratégias de comunicação nesse novo contexto desde agora.

Novas estratégias para impactar o novo perfil de produtor rural

Não adianta você aumentar o investimento, você precisa direcioná-lo de forma eficiente. Considerando as mudanças no comportamento do profissional do agronegócio, consequentemente, mudanças no modo de anunciar e se conectar com ele são fundamentais. Por isso, fica a reflexão: você está usando as melhores estratégias para conversar com seu público?

Aqui na Alright, temos diversas soluções digitais entre as opções para impactar o produtor rural que está conectado – e os que ainda se conectarão. Conheça algumas possibilidades:

  • anuncie nos maiores e melhores portais regionais do Brasil com a rede premium de publishers que a Alright Network possui;
  • faça diferente e se destaque com a estratégia de BrandDay: um dia exclusivo – e intenso – de anúncios da sua marca exibidos inteiramente em uma rede de veículos selecionados, combinando formatos de alto impacto para falar diretamente com seu público;
  • conte com a hipersegmentação por geolocalização mobile em seus anúncios: conseguimos impactar quem visita sua loja, eventos da área e vários outros locais característicos do agribusiness;
  • seus anúncios online sincronizados com as campanhas offline veiculadas na televisão e rádio.

Quer entender mais sobre nossas soluções estratégicas e começar a realmente impactar o empreendedor rural?

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Converse com um dos nossos especialistas e peça uma solução personalizada!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][contact-form-7 id=”7002209″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1530815257865{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]

Veja Também

[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row]

Mais Artigos

imprensa

Alright estará presente no lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa, publicação da ABI Bahia

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) promove neste sábado, 14 de dezembro, o lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa, uma publicação que preserva, como relíquia viva, os relatos de quem moldou o jornalismo baiano ao longo das últimas décadas. Às 9h30, a instituição receberá, no Auditório Samuel

LEIA MAIS
aula

Alright realiza aula gratuita por meio de plataforma de aceleração para negócios digitais

No próximo dia 10 de dezembro, às 10h, Fabiano Souza, especialista em SEO, conduzirá uma aula gratuita e ao vivo, com insights para quem busca destacar seus conteúdos nos resultados de busca e atrair mais público de forma orgânica. A organização da aula “Como aumentar a sua audiência orgânica otimizando

LEIA MAIS
jornalismo local

Jornalismo local: exemplos de subsídios que apontam como podem ajudar na inovação com IA

Um programa piloto inovador, lançado ainda em 2023, tem explorado as aplicações da inteligência artificial (IA) no jornalismo local. Essa iniciativa, liderada pelo American Journalism Project (AJP) em parceria com a OpenAI, surgiu com o objetivo de transformar a maneira como as notícias locais são produzidas e distribuídas. Os exemplos

LEIA MAIS

Cadastre-se na Aurora News

Chegou a hora de você também receber a melhor newsletter sobre publishers do Brasil.