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  • setembro, 2016

Past Week, Next Year – DMEXCO 2016

Tempo de leitura: 4 minutos

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Past Week, Next Year é o review semanal da Alright Media. Trata-se de um resumo sobre os acontecimentos e debates mais quentes do mercado de Marketing Technology (MarTech) na semana que passou.

O nome é uma referência ao momento de mudanças aceleradas que vivemos. Em uma semana se avança um novo ano. Outra característica que se aplica é o tempo que as inovações e os temas principais acabam levando para se solidificarem e se tornarem, de fato, assunto no dia a dia de nosso mercado regional. Na semana passada foi falado, mas daqui a um ano vamos ver o mercado dando real importância para a maioria das tendências.

DMEXCO (Digital Marketing Exposition & Conference)

A semana foi marcada por mais uma edição da DMEXCO, feira especializada em AdTech, que aconteceu na Alemanha nos dias 14 e 15 de setembro (2016), e reuniu mais de 50 mil profissionais do mundo todo. O propósito da feira é um encontro entre as principais lideranças do setor para discutir global trends, new technology and industry issues like ad blocking, como noticiou a AdAge.

A feira desse ano contou com a presença de importantes parceiros da Alright Media, com destaque para a palestra do André Ferraz da In Loco Media no painel Today’s Marketing Maze – Solving the Cross Device Problem, ao lado de Erik Johnson, do Facebook; Matt Gilis, da AOL; Michiel Van Eldik, da Vimpel; e a Smartclip que está presente na feira desde suas primeiras edições.

In loco media - DMEXCO 2016 - André Ferraz
In Loco Media no DMEXCO 2016 – André Ferraz

O artigo de leitura obrigatória foi escrito pelo Henrique Russowsky, da Jussi para o Proxxima. Russowsky faz um resumo muito interessante sobre os principais temas e lições vistos no evento. Cabe destaque aqui às questões crescentes para as quais não se encontram respostas fáceis, como é o caso da mensuração de campanhas, a reinvenção dos publishers, o papel do vídeo digital e a complexidade do mundo multitelas.

Dias atrás, o ExchengeWire listou previsões para o evento e cravou as principais tendências do mercado. Para você que quer estar atualizado, vale anotar estes temas e começar uma pesquisa séria, buscando referências e conceitos nos maiores veículos do segmento. Vamos à lista – uma espécie de buzzword generator:

  • TV and video convergence (convergência da TV e do vídeo digital);
  • Data, data, data (o mundo do marketing é o mundo dos dados: big data o tempo todo);
  • Content marketing (conteúdo alavanca o engajamento);
  • IoT (sim, a tal internet das coisas – se já está difícil dominar o digital, imagina como será em breve);
  • Creativity (criatividade e inovação é uma das receitas indicadas pelos experts);
  • Programmable advertising environments (a mídia programática evoluiu e agora se chama programável).
  • Viewability (mais transparência e qualidade na entrega da mídia).

Sobre as tendências apontadas e discutidas na DMEXCO, é isso. Em 2017 tem mais.

Mobile

Aproveitando o momento da virada do celular sobre o desktop como device com o maior número de usuários no Brasil, nada mais justo que mergulharmos no tema. Segundo pesquisa TIC Domicílios, 89% dos brasileiros conectados acessam a rede por smartphone, superando computadores pela primeira vez.

A pesquisa indicou ainda que os usuários de classes menos favorecidas e com baixa escolaridade são os que mais utilizam a internet apenas pelo celular – são 44% na classe C e 65% no conjunto das classes D e E. “Quem tem mais escolaridade e renda tem múltiplas plataformas de acesso: apenas 8% dos usuários da classe A ficou restrito ao celular”, afirmou Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao NIC.br.

E um artigo escrito por Vivian Schiller para o The Drum aborda tendências em mobile. São 10 tendências inspiradas na pesquisa da Reuters, algumas são obviedades, mas outras trazem informações interessantes.

Obviedades como o domínio do Facebook no consumo de notícias e a necessidade de um estratégia mobile-first para marcas e publishers. Por outro lado, faz um alerta às marcas que utilizam apenas a TV em suas campanhas para o público idoso 55+, destacando o crescimento acelerado do consumo de meios digitais por essa geração. Quem aqui tem pai/mãe, tio/tia, avô/vó no Facebook e no Whatsapp sabe muito bem do que estamos falando. Já faz tempo que o vídeo mobile não é mais só coisa de adolescente.

Ad-blocking não poderia faltar  na lista. A Vivian crava que mobile ads como conhecemos hoje não sobreviverão. E talvez a previsão mais surpreendente é que mais pessoas preferem as notícias recomendadas por algoritmos baseados nas preferências e aspectos sociais do que a escolha de editores humanos. Inclusive, recomendamos a leitura do nosso e-book Planetarium para entender como essas tendências farão parte do nosso dia a dia no futuro.

A pesquisa da Reuters tem uma seção dedicada a cada país. Aqui está o Brasil. Chama a atenção o comparativo de consumo de notícias por canal. Enquanto TV e print (jornal e revista) perdem audiência, as redes sociais – especialmente o Facebook – crescem com grande velocidade.

Consumo de notícias por canal (Brasil)

Influencers

E para fechar a semana, uma matéria da Marketing Week sobre o uso de influenciadores em campanhas de marcas traz o caso da L’Oreal e seu esquadrão da beleza. O recado da gerente da marca para o Reino Unido é claro e não poderia ser mais verdadeiro:

Depois dessa lição, só nos resta nos despedirmos. Até a semana que vem![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/12″][vc_column_text css=”.vc_custom_1520577206276{margin-top: 50px !important;}”][/vc_column_text][vc_wp_categories el_class=”wpcategorias”][vc_wp_tagcloud taxonomy=”post_tag”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1530739971119{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]

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