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5 dicas para manter sua audiência engajada durante o ano inteiro
Trabalhar a mídia da sua marca em longos períodos é um trabalho árduo porém possível! Considerar a sazonalidade de campanhas e ativação de mídia são itens indispensáveis para obter os melhores resultados, e se junto a estas estratégias forem adicionados planejamento e o perfilamento da audiência, o sucesso está à caminho!
É importante se colocar no lugar do consumidor na hora de planejar uma campanha – é preciso conquistar a confiança da sua audiência. O segredo é mantê-la engajada durante o ano todo, e não esperar pelas datas tradicionais do calendário.
Mantenha os seus clientes em potencial informados sobre as qualidades da sua empresa/produto/serviço, e conduza-os através da jornada até a efetivação da compra. Hoje vamos compartilhar algumas dicas para que você tenha sucesso nessa tarefa e conquiste novos clientes de maneira muito mais objetiva e recorrente.
Continue lendo e confira nossas dicas para manter sua audiência engajada durante os 365 dias do ano!
1) Conheça o perfil da sua audiência
Antes de mais nada, é importante saber exatamente com quem você quer falar. Milhões de brasileiros acessam a internet todos os dias, e não faz sentido investir em anúncios que são distribuídos de forma geral, sem segmentação.
Por isso, é fundamental que você determine os perfis (ou personas) dos usuários que deseja impactar com os seus esforços de marketing digital. Informações como idade, escolaridade e localização geográfica são um bom começo para a segmentação, mas com a ajuda da mídia programática você será capaz de criar uma campanha ainda mais direcionada e especifica de acordo com cada cluster.
Dessa maneira você usará os seus recursos de um jeito muito mais eficiente, manterá a audiência engajada e terá resultados melhores.
2) Defina os melhores canais para guiar os leads através do funil de vendas
Depois de identificar e segmentar os usuários que correspondem ao público-alvo da sua instituição, é hora de pegá-los pela mão e conduzi-los até a conversão.
Essa condução é realizada através do chamado funil de vendas, que divide os seus clientes em potencial em três fases: o topo do funil, onde acontece a descoberta do seu produto ou serviço; o meio do funil, fase de consideração em que os usuários aprendem mais sobre a sua oferta e avaliam se serão capazes de resolver problemas com sua ajuda; e o fundo do funil (compra), momento em que os usuários fecham negócio – ou não.
É fundamental que você pense nos usuários que estão em cada fase do funil e crie conteúdo de acordo para ajudá-los a tomar uma decisão. Mais do que isso, é fundamental que você encontre o canal ideal para distribuir o conteúdo em cada fase para criar uma estratégia verdadeiramente eficaz – e não baseada apenas em métricas de vaidade (como números de likes e de fãs, que na verdade não representam vendas na prática).
3) Planeje sua estratégia – e inclua ações em todos os meses do ano
Não é papo de coach: planejar realmente é fundamental, ainda mais quando o assunto é marketing digital.
Ao observar o seu calendário como um todo, você será capaz de utilizar os meses de menor “movimento” para implementar ações de relacionamento que manterão a sua audiência engajada – e pronta para fazer a matrícula quando chegar a hora.
Com um planejamento completo, é possível dividir os recursos da melhor maneira e reservar tempo de execução para que a melhor campanha possível esteja na rua nos momentos certos.
4) Utilize o marketing de conteúdo (ou inbound marketing) para atrair novos usuários
Não é por acaso que termos como marketing de conteúdo e inbound marketing se tornaram tão populares nos últimos anos. As empresas descobriram que a fórmula “responder perguntas dos usuários + oferecer produtos e/ou serviços” funciona muito bem, e têm tirado muito proveito do grande engajamento gerado pelo conteúdo de qualidade.
Já que grande parte do conteúdo é perene e poderá ser acessada pelos usuários a qualquer momento, é importante que haja uma estratégia para criação e pesquisa. Identifique quais são as dúvidas e problemas enfrentados constantemente pelos seus potenciais clientes e ofereça soluções através do seu conteúdo. Dessa maneira você não se manterá apenas no topo das buscas, mas também no topo da memória dos seus leads!
5) Analise relatórios para identificar os pontos fortes e fracos da sua estratégia
Por último, mas não menos importante, utilize os relatórios gerados pelas ferramentas de marketing utilizadas para entender o que funciona ou não na sua estratégia. Essas informações darão a munição para que você realize os ajustes necessários para manter o engajamento em alta durante o ano inteiro.
Você pode descobrir que alguns grupos de usuários não respondem tão bem aos seus anúncios quanto outros, por exemplo. Ou que determinados períodos são mais indicados para alguns conteúdos do que outros.
O importante é utilizar os dados para aperfeiçoar suas campanhas e tornar os resultados ainda melhores. Informação é poder – e, no caso do marketing digital, informação significa conversão!
DICA EXTRA – NATIVE ADS
Falamos muito sobre engajar sua audiência com conteúdos relevantes durante o ano inteiro, mas do que adianta produzir centenas de materiais e ninguém ler? Você precisa promovê-los e o melhor formato para isso é o Native Ads. Além de impulsionar seu conteúdo de acordo com contexto ideal e em sites relevantes para o Target, o Native gera 76% mais lembrança de marca que outros formatos tradicionais do digital.
Facilmente encontrados em redes sociais, portais de notícias, plataformas de produtos e conteúdos recomendados de sites, anúncios nativos não se parecem com anúncios tradicionais, e por essa característica não disruptiva eles acabam gerando cliques confiantes, tendo em média um CTR acima de 3% e sem dúvida um tráfego mais qualificado aumentando suas chances de conversão.
Profissionais de marketing afirmam que a alta ocorrência de adblockers, resultados ineficientes, fraudes, etc são fatores que contribuem cada vez mais para a escolha do trabalho com Native Ads. Entenda mais sobre este formato.